Sobre o curso

O curso de pós-graduação desta proposta tem como objetivo geral formar recursos humanos qualificados capazes de oferecer subsídios andragógicos, científicos e teórico-conceituais para o ensino em saúde, visando contribuir para o desenvolvimento de atividades de educação e práticas de atuação nos diferentes níveis de atenção na saúde. São objetivos específicos deste curso de pós-graduação:

  1. Formar profissionais que atuam na área da saúde ou na rede de ensino pública ou privada, qualificados para desenvolver pesquisas na área de educação e saúde, aplicadas à resolução de problemas no seu ambiente de trabalho em uma perspectiva interdisciplinar;
  2. Qualificar docentes para a utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem através da problematização de suas práticas no ambiente acadêmico e de trabalho;
  3. Capacitar profissionais para desenvolver e aplicar novas tecnologias na área do ensino em saúde;
  4. Formar profissionais com a capacidade de desenvolver competências profissionais para avaliação de currículos, metodologias de ensino-aprendizagem e inovações didático-pedagógicas para aplicação na prevenção e promoção de saúde na comunidade.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O programa receberá profissionais com curso de graduação completo, comprovado por diploma credenciado pelo MEC, e que atuem na área de saúde ou ensino, preferencialmente vinculados a instituições de ensino, tanto públicas como privadas.

O perfil do profissional a ser formado será o de docentes, pesquisadores ou profissionais com maturidade científica, que possam ter uma contribuição diferenciada no campo da produção e difusão de conhecimentos no ensino em saúde, tanto no cenário nacional como no internacional; que apresentem uma postura ética, reflexiva, crítica, com implicação social e sensibilidade diante dos problemas de sua região; e que apresentem capacidade de empreender esforços na busca de soluções frente às demandas regionais nas áreas de ensino e saúde. Especificamente, o profissional a ser formado deve desenvolver competências para a pesquisa, para o ensino e para atividades de extensão.

Quanto às competências para a pesquisa, espera-se que o profissional a ser formado tenha conhecimento de todas as etapas do desenvolvimento de um projeto de pesquisa; seja capaz de refletir sobre as implicações sociais e éticas da pesquisa; desenvolva habilidades que lhe permitam difundir os resultados da sua pesquisa e dialogar com a comunidade científica, por meio da elaboração e publicação de artigos científicos e apresentação de trabalhos em eventos; seja capaz de idealizar e desenvolver pesquisas em ensino ou na sua área de atuação na saúde; possa promover o desenvolvimento de produtos técnicos e educacionais de impacto pedagógico, acadêmico e prático na área da saúde, com benefícios para a saúde da comunidade.

No que se refere às competências para o ensino, o profissional a ser formado deve ser capaz de:

– desenvolver todas as etapas relacionadas ao ensino superior, desde o planejamento, elaboração, desenvolvimento e avaliação de cursos;

– elaborar planos de aula, ministrar aulas e desenvolver e aplicar dispositivos de avaliação do aprendizado;

– orientar alunos, no nível da graduação, em projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, assim como no nível da pós-graduação;

– difundir o conhecimento adquirido e ingressar em programas de formação de outros profissionais;

– conhecer e aplicar as metodologias ativas do ensino como a aprendizagem baseada em problemas, a aprendizagem baseada em equipes, a aprendizagem através da simulação, entre outras;

– conhecer as tecnologias inovadoras na área de educação em saúde.

A expectativa para a formação do profissional está centrada não somente nas competências mencionadas acima, mas nas suas repercussões sociais, levando em conta a inserção do docente, do pesquisador e do profissional em um debate contemporâneo mais amplo, envolvendo questões culturais, econômicas, ambientais e sociais.

Proposta do Curso

O curso está organizado em uma única área de concentração denominada Ensino em Saúde, com duas linhas de atuação científico-tecnológicas: a) Processo de ensino-aprendizagem e as tecnologias educacionais em saúde; e b) Avaliação do ensino e aprendizagem em saúde. O curso terá duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, prorrogáveis a critério do Colegiado do Programa, nas condições e limites que estabelecem as normas gerais do Centro Universitário Christus para os Programas de Pós-Graduação stricto sensu; integralização dos estudos em disciplinas obrigatórias e optativas, distribuídas em núcleo metodológico, núcleo específico e núcleo de atividades complementares, perfazendo um mínimo de 30 (trinta) créditos, dos quais 06 (seis) correspondem às atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação) e 24 (vinte e quatro) créditos serão cumpridos em disciplinas (20 créditos em disciplinas obrigatórias e 04 em disciplinas optativas). As atividades didáticas do mestrado serão presenciais, e acontecerão nos turnos das sextas-feiras de 17-22 horas, manhã e tarde aos sábados e manhã aos domingos, de acordo com a oferta das disciplinas, em calendário divulgado no início de cada semestre. Algumas atividades complementares poderão ser desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem, conforme conteúdo programático das disciplinas. As atividades do trabalho de conclusão serão realizadas nos diversos laboratórios e campos de estágio descritos ou nos campos de prática profissional dos alunos, durante os dias da semana, de acordo com a forma da produção científico-tecnológica. A matriz curricular será formada por disciplinas obrigatórias e optativas. Os alunos devem cursar todas as disciplinas obrigatórias, e escolher, entre as optativas, as que forem afins à linha de atuação de seu projeto de pesquisa, de forma a cumprir o mínimo de 24 créditos em disciplinas. Serão observados princípios gerais de flexibilidade curricular, a fim de atender à diversidade de tendências e conhecimentos, oferecendo amplas possibilidades de aprimoramento científico. As disciplinas disponibilizadas pelo curso serão enquadradas na busca dos objetivos do programa de duas maneiras: reforçando os conhecimentos acerca do método científico (núcleo metodológico) e aprofundando os conceitos em ensino na área da saúde (núcleo específico). No que se refere à primeira dimensão, sedimentando a pesquisa e o trabalho segundo o método científico, encontram-se disciplinas como Metodologia da Pesquisa Científica, Elaboração e Divulgação de Produtos Científicos e Educacionais, Seminário de Apresentação do Projeto de Pesquisa, Bioestatística na Área da Saúde, Fundamentos da Ética e Bioética em Pesquisa na Saúde. Já no aspecto mais específico, referente à temática do Mestrado em si, encontram-se as disciplinas Metodologias Ativas no Processo Ensino e Aprendizagem, Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem, Educação na Saúde Comunitária, Estágio de Docência em Saúde, Práticas Didático-Pedagógicas em Saúde, Ensino à Distância – EAD e Bases Interdisciplinares do Ensino na Saúde. As disciplinas a serem ministradas no Programa serão realizadas na forma de aulas expositivas, seminários, discussões em pequenos grupos, métodos ativos de ensino e aprendizagem, trabalhos práticos e outros modelos didáticos. Ao final do mestrado, o aluno deverá apresentar um trabalho de conclusão do curso, na forma de dissertação que deverá conter a descrição e aplicabilidade do produto educacional gerado pela sua pesquisa, um artigo submetido a um periódico na área de ensino ou um relatório técnico do seu produto. Serão contabilizados 6 (seis) créditos por esta atividade. Serão oferecidas 20 (vinte) vagas anuais. Os procedimentos do processo seletivo constarão no Regimento do Curso. O número de vagas poderá ser alterado, de acordo com a demanda e capacidade do Programa, após aprovação pelo Colegiado do Curso e da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração

Ensino em Saúde

A área de concentração no Ensino em Saúde está sendo direcionada à produção de conhecimento sobre questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem em saúde, em especial ao desenvolvimento de metodologias e tecnologias inovadoras de ensino-aprendizagem. Esta área busca estabelecer ligações entre a produção de conhecimentos no processo ensino-aprendizagem em saúde e a sua aplicação em produtos educacionais que possam atender às demandas e interesses da sociedade. O foco é a qualificação teórico-metodológica de docentes e profissionais da área da saúde e áreas correlatas, para que possam melhorar sua prática profissional no cuidado à saúde humana.

Linhas de Pesquisas

Avaliação do Ensino e Aprendizagem em Saúde

Esta linha de atuação científico-tecnológica contempla a avaliação de processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais (educação básica, graduação, pós-graduação lato e stricto sensu), e em diferentes níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciária). São contempladas também avaliações dos currículos institucionais para promover sua adequação às reais necessidades de saúde da população e às demandas do conhecimento na área do ensino na saúde, com ênfase na prevenção e promoção da saúde. Os objetivos das pesquisas nesta linha de atuação são investigar diferentes processos de avaliação do ensino e aprendizagem na área da saúde, desenvolvendo propostas de novos métodos de avaliação, confiáveis e válidos. Estas pesquisas podem contribuir para processos mais adequados de ensino e aprendizagem de alunos e/ou profissionais, resultando em uma melhor prática profissional, aliada à benefícios para os usuários de serviços em saúde. A avaliação dos projetos políticos pedagógicos dos cursos da área da saúde, conforme as diretrizes nacionais curriculares e as necessidades do Sistema Único de Saúde, estão também nos interesses de pesquisa desta linha de atuação, objetivando detectar temas da área de ensino em saúde que precisem ser reforçados no currículo, de forma a atender às demandas da comunidade.

Processo de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias Educacionais em Saúde

Esta linha de atuação científico-tecnológica visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem do profissional, promovendo o desenvolvimento de competências através da utilização de metodologias ativas (Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Equipes, Problematização, Simulação e outras), com a criação de tecnologias e produtos educacionais inovadores que possibilitem a capacitação de profissionais em diferentes cenários e promovendo mudanças nas suas áreas de atuação. São objetivos desta linha de atuação: investigar como as novas tecnologias educacionais (digitais e não digitais) podem impactar no processo de ensino e aprendizagem; desenvolver, aplicar e avaliar o uso de novas tecnologias em atividades de ensino que utilizam metodologias ativas; capacitar o docente para o uso das novas tecnologias disponíveis, contribuindo para a melhora do processo ensino aprendizagem; investigar o desenvolvimento de competências através da utilização de metodologias ativas e outras tecnologias educacionais.

Projetos de Pesquisa

Avaliação de competências para o internato e residência médica

Área de Concentração: Ensino em Saúde

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE

Data de Início: 11/01/2017

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Um currículo baseado em competências deve deixar claras as competências esperadas, com objetivos de aprendizagem específicos, bem como plano de execução e de avaliação. A avaliação de competências, portanto, tem como princípios básicos a observação do desempenho do estudante em tarefas clínicas específicas executadas em pacientes, bem como o correspondente juízo de valor sobre a adequação desse desempenho. A avaliação do estudante constitui etapa relevante em todo o processo educacional, permitindo aos docentes e aos estudantes averiguarem se os objetivos educacionais planejados estão se desenvolvendo, corrigindo-se possíveis distorções. Em educação médica, as competências envolvidas constituem, quase sempre, conhecimentos e habilidades complexos, com inter-relações variadas entre os domínios. Portanto, a avaliação do estudante de Medicina deve incluir uma diversidade de instrumentos voltados para aspectos específicos. Os instrumentos devem avaliar o estudante “mostrando como faz”, devendo ser consideradas as habilidades clínicas, psicomotoras, a interação com o paciente, o manejo da informação, a capacidade de julgamento, síntese e decisão e a preservação de atitudes éticas.

Avaliação de ensino e aprendizagem na graduação e pós-graduação em saúde

Área de Concentração: Ensino em Saúde

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE

Data de Início: 07/06/2017

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Este projeto pretende desenvolver a cultura da promoção da saúde, prevenção de doenças prevalentes e estímulo aos hábitos saudáveis, estilo de vida, através do protagonismo dos alunos da graduação e pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior, com projetos de pesquisa-ação na saúde escolar e primeira infância, com intervenções precoces em patologias que envolvem a saúde mental, o comportamento e o desenvolvimento sócio emocional e cognitivo, com avaliação de métodos inovadores de ensino aprendizagem.

 Avaliação do ensino/aprendizagem no ensino e atenção em saúde para desenvolvimento de instrumentos de avaliação de competências profissionais

Área de Concentração: Ensino em Saúde

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE

Data de Início: 23/08/2017

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: O projeto tem a proposta de construir um modelo de avaliação que possa medir de forma válida e confiável as competências profissionais em suas várias dimensões (cognitivas, técnicas, afetivas, integrativa e relacionais), a partir da avaliação dos processos de ensino e aprendizagem em serviços de saúde e em instituições de ensino em saúde. O objetivo é contribuir para melhora do processo de ensino e aprendizagem de alunos e profissionais, a partir de avaliações mais confiáveis e multidimensionais, com devolutivas, o que deve resultar em benefícios nos serviços em saúde prestados à comunidade por estes profissionais

 Avaliação dos Projetos Políticos Pedagógicos em busca da consolidação do Sistema Único de Saúde

Área de Concentração: Ensino em Saúde

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE

Data de Início: 04/08/2017

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: O perfil do egresso exposto nas Diretrizes Nacionais Curriculares (DNC) dos cursos da saúde descreve a necessidade da formação profissional generalista, humanista e crítica. É por meio da construção dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) que se tenciona a filosofia das instituições através dos processos educacionais inerentes à formação dos profissionais de saúde. Os PPC’s desses cursos devem responder às premissas das DNC e das políticas formativas em saúde, visando à atuação que atenda às necessidades comunitárias, colaborando assim, na articulação ensino-serviço para a consolidação de profissionais aptos para as mudanças no modelo de atenção à saúde e sua inserção no SUS. Esta proposta tem como objetivo analisar os projetos políticos pedagógicos dos cursos da área da saúde conforme as diretrizes nacionais curriculares e as necessidades do Sistema Único de Saúde, detectando temas da área de ensino em saúde que precisem ser reforçados no currículo, de forma a atender às demandas da comunidade.

 Desenvolvimento de aplicativos interativos para ensino e autoaprendizagem dinâmicos na área da saúde

Área de Concentração: Ensino em Saúde

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE

Data de Início: 02/08/2017

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Este projeto de pesquisa envolve a realização de estudos aplicados visando o desenvolvimento e teste de usabilidade e de efetividade de aplicações interativas para uso em sala de aula ou em regime de ensino à distância, para auxílio do ensino de disciplinas ligadas à saúde. Tem por objetivo a utilização das novas tecnologias como ferramenta de suporte e auxílio na prática didática em metodologias ativas ou tradicionais; a inserção de novas tecnologias no contexto da sala de aula; a disponibilização de ferramentas para o estudo do aluno; o desenvolvimento de ferramentas de auto-avaliação ou auto-teste com impacto imediato para melhoria da retenção de conhecimentos; a realização de testes de usabilidade destas ferramentas e a verificação da efetividades das soluções propostas.

 Desenvolvimento de metodologias de ensino e pesquisa para capacitação multiprofissional

Área de Concentração: Ensino em Saúde

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE

Data de Início: 14/06/2017

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: formação no Ensino em Saúde abrange uma grande área e implica em formação de novos profissionais com conhecimento e capacidade para trabalhar no contexto multidisciplinar em suas instituições. A formação profissional começa na graduação e se expande através dos cursos e aperfeiçoamentos realizados na pos-graduação. Nossa linha de pesquisa visa inserir o profissional e docente na melhor capacitação em suas áreas de atuação, sendo estes de diversas áreas: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e outros. O conhecimento e treinamento baseiam-se na formação e avaliação em áreas medicas de destaque como: Doenças Infecciosas e Parasitárias (HIV, Hepatites virais, vírus, antimicrobianos, microbiologia e outros), Psiquiatria (avaliação de doença mental relacionada a doenças infecciosas, como HIV/Aids), Desenvolvimento de novas tecnologias para diagnostico precoce e terapia adequada na assistência a Saúde. Relacionada ao treinamento profissional buscaremos desenvolver novas ferramentas digitais (aplicativos e programas digitais) para aprimorar a avaliação do paciente com impacto direto na segurança em saúde.

 Desenvolvimento de um ambiente virtual em 3D, em tempo real, para simulação de desfechos clínicos em terapias farmacológicas

Área de Concentração: Ensino em Saúde

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE

Data de Início: 09/08/2017

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Vivemos um momento evolutivo na educação das futuras gerações de profissionais de saúde. No início do século XX Algumas mudanças ocorreram, mas não acompanharam a velocidade dinâmica e evolutiva que a tecnologia avançou até o início do atual século. O ambiente educacional demanda uma fusão com o avanço tecnológico para acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico que ora permeia os determinantes da assistência à saúde. Hoje o ambiente de saúde é dramaticamente diferente daquele que moldou nossos programas educacionais existentes no século XX. Essas mudanças no nosso sistema de saúde também estão exigindo mudanças no contexto do ensino superior. Há um movimento para conduções personalizadas orientadas pela competência, adaptadas às forças e ao ritmo único de cada aluno. Novas modalidades educacionais, como a simulação e a aprendizagem baseada em problemas e executas em equipe, estão substituindo a palestra tradicional. O nosso projeto tem por objetivo tornar amigável o ensino/aprendizagem das disciplinas básicas envolvendo uso de drogas, seus princípios farmacológicos e suas interações com o paciente. Para este propósito o trabalho visa criar um ambiente virtual em 3D com a capacidade de simular diferentes tipos de patologias com as respectivas disfunções orgânicas com o intuito de permitir ao aluno o diagnóstico e simulação terapêutica ultimando em um desfecho clínico favorável. Aprender a desenvolver o raciocínio clínico, aplicar a terapia farmacológica com o alvo no “out come”, ou resultado, tudo isso em tempo real, com interações droga-hospedeiro acontecendo simultaneamente e com imagens em 3D.

 Educação em saúde em projetos de pesquisação na comunidade – percepção dos acadêmicos e da comunidade envolvida

Área de Concentração: Ensino em Saúde

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE

Data de Início: 04/07/2017

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Este projeto tem o objetivo de analisar processos de avaliação de ensino e aprendizagem e iniciativas de educação em saúde realizadas por alunos da área de saúde, em vivências na comunidade em integração com a Unidade Básica de Saúde e estudar o comportamento das pessoas foco desse processo, com ênfase na percepção da prevenção e promoção da saúde, integração do ensino universitário com os serviços de saúde e outros setores na comunidade. Encontram-se ainda entre os objetivos do projeto: a análise da avaliação formativa de acadêmicos da área da saúde por meio do uso do portfolio e o monitoramento e avaliação de projetos de pesquisação na comunidade, para fortalecer competências familiares no cuidado com a saúde dos integrantes.

 Estudo das Práticas Avaliativas e da Formação Docente e Discente para Condução da Metodologia Pedagógica

Área de Concentração: Ensino em Saúde

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE

Data de Início: 02/08/2017

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: A necessidade de avaliação da aprendizagem do estudante está coerente com os pressupostos epistemológicos que norteiam um currículo que utiliza metodologias ativas e foi determinante para o uso de práticas avaliativas formativas. Entretanto, as escolas médicas que utilizavam estas metodologias apresentam dificuldades para aplicação desta avaliação, pois, demanda envolvimento e capacitação contínua dos envolvidos, havendo uma pressão para usar apenas uma avaliação somativa. Além disto, há a necessidade da capacitação do discente para autoavaliação, avaliação interpares e avaliação do docente. Esta pesquisa visa investigar e confrontar impasses e barreiras na avaliação formativa nas metodologias ativas, mais especificamente no contexto das sessões tutoriais da aprendizagem baseada em problemas (ABP); identificar diferentes visões dos professores e estudantes em relação a avaliações da aprendizagem nas metodologias ativas; avaliar o efeito da exposição a que é submetido o aluno de medicina nas metodologias ativas; identificar dificuldades para o desenvolvimento desta prática avaliativa; avaliar a eficácia no processo de aprendizagem das práticas avaliativas nas sessões tutoriais; avaliar o instrumento avaliativo de desempenho dos tutores na graduação de medicina nas metodologias ativas; analisar o desempenho dos tutores nos aspectos de aprendizagem ativa, autodirigida, contextual e colaborativa; conhecer a contribuição da Aprendizagem baseada na resolução de problemas complexos (ARPC) no processo de aprendizagem e para o crescimento pessoal dos estudantes; e avaliar os casos problemas aplicados na ABP segundo a taxonomia de Bloom.

Formação Profissional e aprendizagem significativa: o desafio do Professor em Saúde da atualidade

Área de Concentração: Ensino em Saúde

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE

Data de Início: 02/08/2017

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: O propósito da temática deste projeto é estimular e capacitar o professor em formação ao uso de tecnologias disponíveis na atualidade que resignifiquem o seu papel em sala de aula. Visa demonstrar e avaliar a potencialidade das estratégicas diferenciadas das tradicionalmente aplicadas em áreas técnicas da saúde. A construção do aprendizado dar-se-á em função das situações e questões desafiadoras que conduzem o estudante à descoberta de novos horizontes de conhecimento e a si próprio, a partir de sua ação consciente. A proposta está baseada na perspectiva de conferir ao discente a capacidade de resolver problemas que lhe são propostos e desenvolver competências específicas através de uma proposição motivadora e mobilizadora, como uma nova e significativa possibilidade de aprendizado. O foco nas ações está baseado na capacidade cognitiva, enquanto concebida pela necessidade de aprender a conhecer; produtiva, como a competência de aprender a fazer, identificando as habilidades para execução das operações; além de competências atitudinais representada pelo querer fazer e a competência relacional, representada pelo aprender a conviver. As ferramentas utilizadas representadas pelas estratégias à distância, formulação e utilização de casos para estudo, simulações, sessões de cinema, aprendizado baseado em equipes e problemas, ambientes de ensino profissionais, tribunais simulados, dentre outras estratégicas oportunizam o aluno a adquirir autonomia e corresponsabilidade sobre a descompartimentalização do seu aprendizado, contribuindo para a superação de sentimentos negativos decorrentes de experiências prévias e resultando em aprendizagem sólida e de excelência.

Interatividade e utilização da Educação a Distância no ensino em saúde

Área de Concentração: Ensino em Saúde

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE

Data de Início: 07/08/2016

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: A demanda pela utilização de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem na área da saúde tem aumentado nos últimos anos. Tal situação decorre, principalmente, pelo perfil do estudante da atualidade que, precocemente, tem acesso aos mais diversos aparatos tecnológicos. Assim, urge que educadores não somente façam uso de tais instrumentos como também criem produtos que incrementem o ensino da saúde visando uma aprendizagem mais efetiva. A inovação do ensino em saúde através da produção de aplicativos e de materiais didáticos que levem em consideração a interatividade, além da utilização da Educação a Distância em saúde, com suas novas concepções metodológicas, é um desafio e um dos objetivos deste projeto de pesquisa.

Pesquisa em avaliação do ensino e aprendizagem em saúde

Área de Concentração: Ensino em Saúde

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM SAÚDE

Data de Início: 12/07/2017

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: A necessidade do estudo do ensino e aprendizagem em saúde bem como da discussão sobre metodologias ativas de ensino surge pela nova conjuntura social, acesso a literatura e melhor adaptação ao processo educacional de adultos. A prática de ensino em saúde requer o desenvolvimento pleno da matriz de competências em suas três esferas, que são conhecimento, habilidades e atitudes. A formação em ambiente de prática, quer simulada ou real, é característica premente das profissões da área da saúde. Este grupo de estudo tem como objetivo desenvolver pesquisas em avaliação do ensino e aprendizagem em saúde em diferentes contextos, desde educação básica à pós-graduação, sendo assim teremos foco no emprego de metodologias ativas de ensino, além da formação de produtos inovadores para a facilitação do ensino/aprendizagem nas diversas técnicas de ensino.

Uso de novas tecnologias em metodologias ativas de ensino

Área de Concentração: Ensino em Saúde

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM SAÚDE

Data de Início: 06/06/2017

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: As metodologias ativas de ensino permitem alcançar níveis mais elevados de competências, quando comparadas com o ensino tradicional. Entretanto, necessitam de um maior tempo para planejamento e execução das atividades de ensino, assim como também são afetadas pelo interesse, disposição e tempo disponível do discente. O uso de novas tecnologias podem ser aplicadas com o intuito de incrementar as atividades de ensino que usam metodologias ativas. Essas podem ser utilizadas tanto na preparação, execução, referenciamento, devolutiva ou feedback e avaliação. Apesar da versatilidade, o uso de tecnologias durante as metodologias ativas de ensino carecem de validação. Esse projeto de pesquisa busca planejar, criar, aplicar e avaliar novas tecnologias em atividades de ensino que utilizam metodologias ativas de ensino.

Infraestrutura

As condições de infraestrutura dos laboratórios, equipamentos, material permanente e de consumo do Centro Universitário Christus são plenamente satisfatórias para o atendimento das atividades de ensino e pesquisa dos seus cursos de graduação e pós-graduação.

Os laboratórios do Centro Universitário Christus são divididos em: 1) Laboratórios de ensino multidisciplinares; 2) Laboratórios específicos e de habilidades; e 3) Laboratórios clínicos e de pesquisa.

Os laboratórios multidisciplinares compreendem:

  • LABORATÓRIO DE ANATOMIA: tem acervo de peças anatômicas conservadas em formol e glicerina, além de peças sintéticas e duas mesas anatômicas virtuais 3D, para aprimorar o processo de ensino aprendizagem.
  • LABORATÓRIOS INTEGRADOS: são compostos de dois Laboratórios de Microscopia óptica para estudos de citologia, histologia, patologia, anatomia patológica, microbiologia e parasitologia, contando com 120 microscópios e um microscópio trinocular acoplado a uma câmera ligada a um computador e a uma TV de 47 polegadas; um Laboratório de Microbiologia e Imunologia que realiza técnicas de isolamento de microrganismos, esterilização de material e meios de cultura, interpretação de antibiograma, técnicas utilizadas também em projetos de pesquisa; um Laboratório de Bioquímica e Farmacologia que realiza diferentes dosagens bioquímicas e aulas teórico-práticas de espectrofotometria; e um Laboratório de Biofísica e Fisiologia que destina-se à realização de análises físicas e fisiológicas aplicadas à saúde humana e à sua relação com o metabolismo fisiológico corporal.
  • LABORATÓRIO MORFOFUNCIONAL: oferece aos alunos uma metodologia de ensino-aprendizagem integrada em ciências básicas, como a embriologia, a histologia, a anatomia, a fisiologia e a patologia.

Os Laboratórios específicos e de habilidades se distribuem em dois centros:

  • CENTRO DE TREINAMENTO EM SAÚDE (CTS), que conta com 3 laboratórios: o Laboratório de Comunicação, com dez consultórios simulados, que permitem aos alunos o desenvolvimento das relações interpessoais envolvendo compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomar decisões e comunicar-se; o Laboratório de Habilidades Cirúrgicas, que simula um centro cirúrgico hospitalar, permitindo aos alunos conhecerem as normas de comportamento no centro cirúrgico, utilizar os instrumentos e técnicas de assepsia e antissepsia, e estudar procedimentos cirúrgicos diversos; e o Laboratório de Habilidades que é composto por quatro salas que permitem o desenvolvimento de habilidades das mais simples até as mais complexas. Os ambientes possuem manequins de baixa fidelidade e equipamentos tecnologicamente avançados, que permitem o desenvolvimento de habilidades técnicas, cognitivas e comportamentais, necessários ao exercício profissional com competência. O CTS inclui uma Sala de Aula para discussão dos casos.
  • CENTRO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA: composto pelo Laboratório de Simulação Avançada e Salas de Simulação. No Laboratório de Simulação Avançada, ocorrem as aulas práticas de simulação realística com o simulador SimMan3G, o qual permite criar cenários de ensino-aprendizagem bem próximos da realidade. O SimMan3G é um simulador de alta fidelidade com recursos avançados, que possibilita a execução de uma grande variedade de cenários. É interativo e apresenta respostas imediatas diante das intervenções. As aulas de Simulação Realística possuem um elevado índice de aprendizado devido à proximidade do cenário a situações reais que podem ser vivenciadas pelos alunos.

Os Laboratórios Clínicos e de Pesquisa são compostos por um Laboratório Escola de Análises Clínicas, um Laboratório de Patologia, um Laboratório de Biologia Molecular e Celular, um Laboratório de Neurociência Translacional e um Laboratório de Biomateriais. Todos estes laboratórios são climatizados e funcionam nos três turnos (7 às 22 horas).

BIBLIOTECA

Como órgão suplementar, a Biblioteca está vinculada à Reitoria do Centro Universitário Unichristus, constituindo-se em ferramenta de apoio às atividades com fins de ensino, pesquisa e extensão da Instituição.

Em relação ao curso de mestrado profissional desta proposta, a Biblioteca possui condições adequadas quanto à área física, acervo de livros, periódicos especializados, fitas de vídeo e CD-ROM, bem como moderna gestão e informatização do acervo, pautada em política de atualização e expansão, além do acesso às redes de informação.

A Biblioteca, específica para os cursos da área de saúde oferecidos pelo Centro Universitário Christus – Sede Parque Ecológico, tem uma área total de 1.493,35m², com 322 lugares para estudo em seus dois andares e funciona diariamente de 7h 30 minutos às 21h 55 minutos.

A Biblioteca auxilia seus usuários quanto à normalização técnica e bibliográfica, baseando-se nas normas da ABNT e no manual para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos, bem como na orientação quanto à recuperação de informação.

O acervo da biblioteca compõe-se de livros, periódicos, multimídia, revistas e jornais, concentrando a totalidade de material informativo do Centro Universitário Christus – Sede Parque Ecológico. A quantidade de volumes e exemplares de livros e periódicos, no acervo desta Biblioteca, apresenta itens atualizados, nacionais e internacionais, de forma a garantir o acesso à pesquisa que atenda aos programas das disciplinas do Curso de Mestrado Profissional MESted.

A composição do acervo guarda coerência com o projeto do curso de pós-graduação desta proposta, pois é seu suporte bibliográfico, imprescindível à atividade acadêmica de aquisição de conhecimentos, destacando-se: Livros 5.506 (Volumes: 39.983); Periódicos Nacionais 185; Periódicos Estrangeiros 137; CD-ROMs 23; Fitas de vídeo 124; DVDs 74; Periódicos Online 273; Analíticos de Periódicos 193.460. Especificamente, na área de Ensino em Saúde, a biblioteca disponibiliza em seu acervo 55 livros (Volumes: 287), tendo sido indicados nas ementas das disciplinas do curso. Entre os periódicos internacionais disponíveis na área de educação e ensino na saúde, podemos citar: Journal of Interprofessional Education & Practice (ISSN: 2405-4526); Journal of Nutrition Education  and Behavior (ISSN: 1499-4046); Journal of Surgical Education (ISSN: 1931-7204); Patient Education and Counselling (includes Online) (ISSN: 0738-3991); Journal of Infection and Public Health (ISSN:1876-0341); Public Health (ISSN: 0033-3506).

O acervo está acomodado em estantes, devidamente distribuído em coleções específicas. Os periódicos especializados contam com estantes expositoras para os títulos correntes. Existem computadores para acesso ao catálogo do acervo e na Sala de Multimídia, há computadores, ligados à Internet e disponíveis aos usuários.

Todo o acervo encontra-se informatizado, utilizando o Sistema Autobib, permitindo administrar e executar de forma prática toda rotina e o controle da informação. O sistema permite pesquisar por autor, título, assunto, etc. A Biblioteca possui uma política de atualização de seu acervo, por meio de uma verba anual estipulada pela Direção do Centro Universitário Christus para compra de livros e assinaturas de periódicos, obtendo uma taxa de crescimento de 6% ao ano para livros e 7% para periódicos.

Atualmente o Centro Universitário Christus possui assinatura da base de dados Elsevier-Clinicalkey para consulta dos alunos e docentes. A Biblioteca disponibiliza também o acesso às seguintes bases de dados: SciELO; SciELO Books; BIREME; LILACS; ADOLEC – Saúde na Adolescência; ADSAUDE – Administração de Serviços de Saúde (incorporada à LILACS); PUBMED; BioMed Central, Directory of Open Access Journals-DOAJ; BDENF – Base de dados de Enfermagem; BIOÉTICA – Base de dados do Programa Regional de Bioética da OPAS/OMS; HISA – História da Saúde Pública na América Latina e Caribe; Banco de Teses da USP, entre outras.

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

O Centro Universitário Christus conta com dois laboratórios de informática, com um total de 78 computadores, com configuração adequada às atividades de ensino e pesquisa (Processador Dual Core, 2 Gb de Memória RAM, HD = 320 Gb e 500 Gb).

  1. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EM SAÚDE: de grande valia para o programa de pós-graduação, visto que os computadores estão ligados ao sistema de informação da biblioteca e nele ocorrem aulas de algumas disciplinas do curso.
  2. LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (LIT): desenvolvido e instalado em 2016, com a função de gerir a política de inovação da instituição e assessorar os pesquisadores no processo de solicitação e obtenção de patentes relativas às inovações desenvolvidas, segundo a Lei de Inovação (Lei nº 973 de 02/12/2004). O LIT pesquisa os temas de Mobile Medical Education, Mobile Learning, Mobile Health, Internet of Things (IoT) for Health e aplicações da impressora 3D na área da saúde. Este laboratório tem impressora 3D, microssensores e microcontroladores. O LIT estará diretamente envolvido nas pesquisas do curso desta proposta, bem como nos procedimentos de solicitação de patentes e registro das inovações.

CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA E CLÍNICA ESCOLA DE SAÚDE

Estas Clínicas ofertam à comunidade assistência na atenção básica e secundária em saúde, desenvolvendo atividades educativas e práticas na área curativa. Tem como objetivos articular o ensino e a pesquisa com as demandas da sociedade e buscar o comprometimento da comunidade acadêmica com os interesses e as necessidades sociais. Dispensam atendimento ambulatorial para crianças e adultos, em diversas especialidades, com atendimento gratuito e agendado por telefone. Serão importantes para as pesquisas da pós-graduação no Ensino em Saúde.

SALAS DE TUTORIA

O Centro Universitário Christus conta com 20 salas para atividades de grupo tutorial, que poderão ser utilizadas para atividades em metodologias ativas com os alunos da pós-graduação.

COORDENAÇÃO DE MOBILIDADE E ASSUNTOS INTERNACIONAIS (COMAI)

A Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais (COMAI) é um órgão interno da estrutura administrativa que atua na interação com instituições nacionais e internacionais. Tem por missão buscar parcerias com organizações brasileiras e internacionais para atender aos alunos e aos professores, considerando como seus pilares o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Este departamento será muito importante para incentivar as ações de internacionalização do curso de pós-graduação desta proposta.

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA PROFISSIONAL EM PESQUISA QUALITATIVA

Este núcleo foi criado em 2016 para atendimento às pesquisas qualitativas dos cursos de pós-graduação. Tem função de orientação quanto à definição/elaboração dos instrumentos de pesquisa qualitativa e mista (quantitativo e qualitativo); articulação da metodologia de pesquisa em saúde com métodos mistos (triangulação); técnicas de coletas de dados (entrevistas; grupo focal dentre outros); processo de análise dos dados. O Centro Universitário Christus conta ainda com um escritório de consultoria em estatística para as pesquisas da pós-graduação.

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Christus está credenciado na CONEP do Ministério da Saúde, com base na Resolução CNS Nº 466/2012 e 510/2016, que dispõe sobre Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. O CEP contribui para a qualidade dos trabalhos científicos e para a discussão do papel da produção de conhecimento no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade.

RECURSOS DE INFORMÁTICA

Há disponibilidade de rede de internet sem fio de alta velocidade em todo o campus Parque Ecológico, onde funcionará o curso desta proposta, disponível a todos os alunos e docentes. A instituição tem um site (www.unichristus.edu.br) onde são encontradas as informações sobre os cursos de pós-graduação.

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    certificação

    Mestrado profissional

    duração

    4 semestres



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    Últimas Notícias

    Matriz Curricular
    Corpo Acadêmico
    Produção Acadêmica
    Acesso Rápido

    Para docentes

    Formulários para Cumprimento das Entregas Semestrais:

    OBS: Os formulários devem ser preenchido pelos DOCENTES que precisarão logar em um e-mail institucional ou do Google.

    Entrega do(s) produto(s) científico(s) produzido(s) no Mested, clique aqui.

    Entrega do projeto e da carta de aprovação do CEP, clique aqui.

    Consultar a Relação de Produtos Concluídos:

    Consultar tabela de entregas de produtos técnico-científicos, clique aqui.

    Consultar tabela de entregas do projeto e da carta CEP, clique aqui.

    Consultar arquivos dos projetos enviados (acesso apenas para coordenador do curso), clique aqui.

    Consultar cartas de aprovação do CEP enviadas (acesso apenas para coordenador do curso), clique aqui.

    Confira o regulamento do curso aqui.

    Corpo acadêmico

    Integração com a Educação Básica

    A organização educacional que fundou e mantém a Unichristus iniciou suas atividades há 66 anos com a criação de uma escola de educação básica, que hoje é um dos maiores e mais reconhecidos colégios do Estado do Ceará. Essa longa trajetória e larga experiência na área da educação  facilitam a interação entre o Programa e a Educação Básica.

    Dessa forma, faz parte do planejamento estratégico do MESted o envolvimento de escolas privadas e, de maneira destacada, de escolas públicas, com o alargamento do alcance social das atividades do programa. Essas ações serão efetivadas com a participação dos discentes nos projetos e trabalhos a serem apresentados em feiras de ciências pelos alunos das escolas. Por outro lado, estudantes da educação básica serão público de ações educativas relativas aos assuntos das linhas de pesquisa desenvolvidas no âmbito do Programa (como melhor detecção de fobia social e outros transtornos do comportamento, detecção de problemas associados que contribuem para o déficit de aprendizado), além da importância do desenvolvimento de questionários e instrumentos de avaliação para o desenvolvimento de melhores processos avaliativos de ensino e aprendizagem em saúde, contribuindo para melhores condições gerais de saúde e melhor qualidade de vida das pessoas.

    No âmbito da graduação, foi iniciado, no final de 2016, um programa de Iniciação Científica para alunos da graduação que trabalharão diretamente ligados aos orientadores e pós-graduandos do MESted, objetivando, com isso, intensificar a pesquisa na Área de Educação e promover o treinamento de alunos em pesquisas desde a graduação.

    Internacionalização

    Em relação à cooperação e intercâmbio a nível internacional, o Centro Universitário Christus tem um acordo de cooperação com a Universidade do Porto, que tem como objetivo fundamental estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas Universidades, em todos os campos de comum interesse. Este acordo de cooperação estabelece um programa de mobilidade entre alunos da graduação e docentes, extensivo ao quadro de docentes e discentes da pós-graduação. Para o Curso de Mestrado desta proposta, esse convênio auxiliará a integração de pesquisas científico-tecnológicas com esta Universidade na área de Ensino em Saúde. O Centro Universitário Christus também tem um acordo de cooperação científica e tecnológica com a Faculdade de Medicina da Universidade de Sherbrooke, no Canadá, desde o ano de 2007, sendo esta colaboração estabelecida nos domínios de interesse comuns, tanto na área de ensino e pesquisa, como na mobilidade de estudantes. Desde então, são realizadas visitas anuais de docentes para treinamento de tutores, conferências e, principalmente, para troca de experiências em relação ao modelo pedagógico dos cursos de medicina, além do intercâmbio de alunos da graduação, o que vem trazendo inúmeros benefícios para o Centro Universitário Christus. Em 2010, os professores Eve-Reine Gagné e Eric Deland visitaram as instalações da Instituição e participaram de uma reunião sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Unichristus. Em abril de 2017, foi realizada uma vídeo-conferência sobre ‘Problem Based Learning and Other New Teaching Methods”, com a Professora EveReine Gagné da “Faculty of Medicine and Health Sciences”, da qual participaram professores da instituição que farão parte do corpo docente do curso desta proposta. Este acordo de cooperação é de fundamental importância para definição das estratégias de pesquisas científico-tecnológicas na área de concentração Ensino em Saúde, com foco na pesquisa e ensino sobre Metodologias Ativas para o Ensino em Saúde, o que, certamente, contribuirá para o desenvolvimento das pesquisas do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. O Centro Universitário Christus possui um acordo de cooperação com a Universidade de Amiens, na França, com os mesmos objetivos dos acordos anteriormente descritos. Em 2015, de 1 a 6 de setembro, a Unichristus recebeu a visita dos Professores Gabriel Choukroun e Jean-Pierre Marolleau, da Universidade de Amiens, proferindo palestra sobre “Ensino de Medicina na França” para os alunos da graduação e da pós-graduação da Instituição. Em agosto de 2017, o Professor Gabriel Choukroun ministrou uma conferência no Centro Universitário Christus sobre Sistema Educacional na França e Estágio do corpo discente no Hospital de Amiens. No caso de aprovação do curso aqui proposto, este acordo deverá ser revisto, com ênfase nos trabalhos da pós-graduação na área de Ensino em Saúde. A Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais (COMAI) é um órgão interno da estrutura administrativa criado em 2016, que atua de forma integrada junto à Reitoria e Pró-Reitorias do Centro Universitário Christus, na interação com instituições nacionais e internacionais. Tem por missão planejar, fomentar e acompanhar as políticas de internacionalização do Centro Universitário Christus, buscando parcerias com organizações brasileiras e internacionais para atender aos acadêmicos e aos professores, considerando como seus pilares o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. O trabalho conjunto com os outros setores do Centro Universitário Christus levou a COMAI a celebrar, até agora, 18 convênios com Universidades localizadas na Europa e na América do Norte, enquanto ainda continua seu processo de expansão, já tendo estabelecido contatos com Universidades na América Latina e na Ásia. Para o momento, os discentes e docentes do Centro Universitário Christus podem participar de intercâmbios nos Estados Unidos da América, Irlanda, Portugal, Espanha, França e Alemanha.