Confira as atualizações para a declaração do imposto de renda em 2024

Postado em 02/04/2024

Atendimentos gratuitos são disponibilizados de forma presencial ou online para quem precisa declarar

Com a valorização do salário mínimo, a Receita Federal anunciou os ajustes para a declaração do Imposto de Renda (IR) em 2024. O prazo para a entrega dos documentos já começou e segue até 31 de maio para quem precisa prestar contas com o leão.

As principais atualizações incluem o aumento do limite de rendimentos tributáveis, que passou de R$ 28.559,70 para R$ 30.639,90, o aumento do limite de rendimentos isentos e não tributáveis de R$ 40 mil para R$ 200 mil, e o ajuste na Receita Bruta da atividade rural de R$ 142.798,50 para R$ 153.199,50.

Neste ano, houve mudanças nas fichas de declaração, como a inclusão de informações sobre criptoativos, doações específicas, dados adicionais sobre alimentandos e a data de retorno ao país para não residentes. Além disso, contas gov.br com selo bronze não terão mais acesso ao aplicativo da Receita.

Para auxiliar os contribuintes, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Centro Universitário Christus oferece serviços gratuitos de orientação para a declaração do Imposto de Renda. Estudantes de contabilidade, supervisionados por professores, prestam orientações, esclarecem dúvidas e auxiliam no preenchimento da declaração, tanto presencialmente quanto online.

Thaís Cisne, docente responsável pelo núcleo, explica que declarar o IR pode trazer benefícios, como a possibilidade de restituição de imposto pago a mais durante o ano. “Também é uma forma de manter a regularidade fiscal, essencial para realizar empréstimos, financiamentos e outras transações financeiras. A declaração permite ao governo o monitoramento da capacidade econômica dos cidadãos, contribuindo para políticas públicas e redistribuição de renda”, pontua.

Quem envia os documentos mais cedo, aumenta as chances de estar entre os primeiros lugares na fila da restituição. “Os contribuintes que optarem pelos serviços de consultoria do NAF serão muito bem orientados durante o preenchimento da declaração para evitar erros ou inconsistências que impliquem na queda na malha fina da Receita, por exemplo”, acrescenta a professora Thaís.

O NAF da Unichristus atende na Rua Coronel Linhares, 771, às segundas e quartas, das 14h às 18h, e na Av. Dom Luís, 911, aos sábados, das 8h às 12h. Os interessados podem realizar agendamento através do número (85) 3457-5385 ou pelos e-mails naf01.dl@unichristus.edu.br ou naf02.dl@unichristus.edu.br.

Para preenchimento da Declaração do Imposto de Renda, os contribuintes que agendarem atendimento na Unichristus devem levar a seguinte documentação: cópia completa da última Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (incluindo o número do recibo de entrega); informes de rendimentos de instituições financeiras, como bancos, bancos digitais e corretoras de valores e de investimentos; informes de rendimentos de salários, aposentadoria, pensões, pró-labore, distribuição de lucros; informes de rendimentos de aluguéis de bens móveis e imóveis; dados do Carnê-Leão para importação na Declaração do IR; recibos ou informes de rendimentos de plano ou seguro de saúde; despesas médicas e odontológicas em geral – recibos, notas fiscais, extrato do plano de saúde que evidencie os gastos; informes e documentos de dívida e ônus contraídos e/ou pagos no ano passado; documentos referentes a rendas variáveis – notas de corretagem e extratos de Imposto de Renda enviados pelas corretoras a quem faz negociação de renda variável; e documentos que provem a compra e venda de bens e direitos em 2023.