Corpo docente

Anamaria Cavalcante e Silva

Linha de pesquisa: Avaliação do Ensino e Aprendizagem em Saúde

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1972); Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (1998); Doutorado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Consultora da Associação Saúde da Família de São Paulo/SP; Professora Titular e Pesquisadora do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS); Professora Titular do Mestrado de Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Membro da Associação Brasileira das Escolas Médicas (ABEM), da Sociedade Brasileira de Pediatria e Presidente da Sociedade Cearense de Pediatria. Atua principalmente nas seguintes áreas: Gestão e Planejamento em Saúde Pública; Ensino de Medicina, Pediatria, Saúde Coletiva da Criança.

Projeto de pesquisa

Avaliação de ensino e aprendizagem na graduação e pós-graduação em saúde

Arnaldo Aires Peixoto Junior

Linha de pesquisa: Processo de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias Educacionais em Saúde

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (1999), Concluiu Residência Médica em Clínica Médica, Medicina Intensiva (R3) e em Geriatria, assim como Especialização em Nutrição Clínica. Especialista titulado em Medicina Intensiva (AMIB/AMB), Geriatria (SBGG/AMB) e em Suporte Nutricional Parenteral e Enteral (SBNPE/AMB). Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2008) e Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2014). Ex-Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Professor do Curso de Medicina e Professor-orientador do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais do Centro Universitário Christus (Unichristus). Tem interesse na área de Medicina, com ênfase em Educação Médica, Clínica Médica, Geriatria, Medicina Intensiva, Nutrição Clínica, Enteral e Parenteral e Farmacologia.

Projeto de pesquisa

Uso de novas tecnologias em metodologias ativas de ensino

Claudia Maria Costa de Oliveira

Linha de pesquisa: Avaliação do Ensino e Aprendizagem em Saúde

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade Federal do Ceará (1998), especialização em Nutrição Clinica pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Univerisdade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é médica nefrologista da Unidade de Transplante Renal do HUWC da Universidade Federal do Ceará e do Hospital Geral de Fortaleza. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica e Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: transplante renal, nefrologia clínica, insuficiência renal crônica, hemodiálise e avaliação nutricional em diálise. É professora do Centro Universitário UniChristus em Fortaleza-Ceará e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unichristus. É supervisora do Programa de Residência Médica em Nefrologia do HUWC da UFC.

Projeto de pesquisa

Avaliação do ensino/aprendizagem no ensino e atenção em saúde para desenvolvimento de instrumentos de avaliação de competências profissionais

Danilo Lopes Ferreira Lima

Linha de pesquisa: Processo de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias Educacionais em Saúde

Pós-doutor em Odontogeriatria pelo CHU-Rouen-França (2015), Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), Mestre em Periodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco (2001), Especialista em Odontologia do Esporte pelo Conselho Federal de Odontologia (2017), Especialista em Educação a Distância pelo Senac (2007), Especialista em Treinamento Personalizado pela Universidade Camilo Castelo Branco (2007), Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (2002), Especialista em Periodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco(1995), Graduado em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (2003) e Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1988). Atualmente é professor dos cursos de Odontologia e Educação Física da Universidade de Fortaleza, do Mestrado Profissional em Odontologia da Universidade de Fortaleza e do curso de Odontologia e do Mestrado em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais do Centro Universitário Christus.. Tem experiência na área de Odontologia atuando principalmente nos seguintes temas: Periodontia, Halitose e Odontologia do Esporte. Sua experiência em Educação Física é na área de avaliação física.

Projeto de pesquisa

Interatividade e utilização da Educação a Distância no ensino em saúde

Deborah Pedrosa Moreira

Linha de pesquisa: Avaliação do Ensino e Aprendizagem em Saúde

Doutora em Saúde Coletiva pela Ampla Associação UFC/UECE/UNIFOR. Mestre em Saúde Coletiva. Especialista em Educação à Distância. Enfermeira. Atua na docência e na coordenação do curso de Enfermagem. Docente do Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais do Centro Universitário Christus – Unichristus. Tem experiência nas áreas de saúde coletiva, educação, gestão em saúde, violência/saúde e promoção da saúde.

Projeto de pesquisa

Avaliação dos Projetos Políticos Pedagógicos em busca da consolidação do Sistema Único de Saúde

Hermano Alexandre Lima Rocha

Linha de pesquisa: Processo de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias Educacionais em Saúde

Médico formado pela UFC – Fortaleza, em Pós-Doutoramento em Epidemiologia Aplicada na Harvard School of Public Health e UFC. Cursando o Effective Writing for Healthcare pela Harvard Medical School. Doutor em Saúde Coletiva associação ampla UFC, Especialista em Epidemiology in Public Health Practice pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, Mestre em Saúde Pública pela UFC – Fortaleza. Desenvolve pesquisas em diversas áreas médico-epidemiológicas, com foco principal na saúde nutricional e desenvolvimento materno-infantil e avaliação de tecnologias de saúde. Tem mais de 50 publicações científicas em jornais indexados internacionalmente. Também especialista em Avaliação de Tecnologias de Saúde pela UFRGS e em Economia da Saúde pela UFG e em Auditoria de Serviços Públicos e Privados pelo CEQUALE e Especialista em Medicina Intensiva pela Fundação Unimed, GreenBelt da metodologia Seis Sigma. Membro da International Epidemiological Association. Aluno de Pós-doutorado e Professor da Faculdade de Medicina – UFC, Revisor da revista Vaccine, Child: Care, Health & Development e Maternal and Child Health Journal, Medical Education, Consultor Ad hoc da Revista Ciência & Saúde Coletiva, Consultor Ad hoc da UERN, Participou através de seleção nacional do Collaborative Public Health Field Course in Brazil, da Harvard School of Public Health. Pontuação TOEFL ITP 610.

Projeto de pesquisa

Desenvolvimento de aplicativos interativos para ensino e autoaprendizagem dinâmicos na área da saúde

Jocileide Sales Campos

Linha de pesquisa: Avaliação do Ensino e Aprendizagem em Saúde

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1964), Residência Médica pela Universidade Federal do Ceará (1966), Especialização em Pediatria pelo Hospital Infantil Albert Sabin (1986), Especialização em Epidemiologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), Mestrado em Primary Health Care Management pelo Instituto Superiore Di Sanitá (1994) e Doutorado em Saúde Pública – Epidemiologia pela Universidade de São Paulo (2010). 
Atualmente é Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), atuando nas áreas do Internato no módulo Saúde da Comunidade e da Família e Docente do Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais; Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família para o Nordeste (RENASF-FIOCRUZ); Colaboradora da Sociedade Brasileira de Pediatria; Direção e Administração da Sociedade Cearense de Pediatria; Professora do Instituto para o Desenvolvimento da Educação; Colaboradora do Ministério da Saúde e Servidora Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.

Projeto de pesquisa

Educação em saúde em projetos de pesquisação na comunidade – percepção dos acadêmicos e da comunidade envolvida

Karla Angélica Silva do Nascimento

Linha de pesquisa: Processo de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias Educacionais em Saúde

Pós-doutoranda pela Universidade Estadual do Ceará (2020); Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016); Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Foi professora na modalidade a distância em cursos de graduação pela Universidade Aberta do Brasil coordenados pela UECE e UFC. Atua como professora em cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus. Possui experiência na área de Educação e Tecnologia, com ênfase em formação docente, desenvolvendo estudos nos seguintes temas: mobile learning, dispositivos móveis, software educativo livre, educação a distância, aprendizagem colaborativa móvel, aplicativos e recursos educacionais digitais.

Projeto de pesquisa

Desenvolvimento de um ambiente virtual em 3D, em tempo real, para simulação de desfechos clínicos em terapias farmacológicas

Kristopherson Lustosa Augusto

Linha de pesquisa: Avaliação do Ensino e Aprendizagem em Saúde

Professor adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cerará – FAMED/UFC. Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP/2016. Médico Reumatologista com Residência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP/2012, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia – SBR/2012. Orientador de mestrado e professor da pós-graduação do Centro Universitário Christus (Unichristus). Atende em consultório particular em Reumatologia. Desenvolve pesquisa na área de Síndrome de Sjögren, feedback (devolutiva) para os estudantes de Medicina, metodologias ativas de ensino na área da saúde, uso de tecnologias no ensino com desenvolvimento de aplicativos voltados para o ensino.

Projeto de pesquisa

Pesquisa em avaliação do ensino e aprendizagem em saúde

Marcos Kubrusly

Linha de pesquisa: Avaliação do Ensino e Aprendizagem em Saúde

P

ossui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestrado em Physiologie et Physiopathologie Rénales – Universite de Paris VIII (1990) e Doutorado em Néphrologie – Universite de Paris V (Rene Descartes) (1993), Título de Nefrologista (1994) pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e Especialista em Nutrição Clínica (2006) pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente exerce no Centro Universitário Christus (Unichristus) as seguintes funções: Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenador da Aprendizagem por Metodologia Ativa, Coordenador da Clínica Escola de Saúde, Professor de Nefrologia e Orientador do Mestrado de Ensino em Saúde. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, Nutrição Clínica e Educação Médica.

Projeto de pesquisa

Estudo das Práticas Avaliativas e da Formação Docente e Discente para Condução da Metodologia Pedagógica

Melissa Soares Medeiros

Linha de pesquisa: Processo de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias Educacionais em Saúde

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC- ano 1998), concluiu Residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias no Hospital São José de Doenças Infecciosas, pertencente a rede de residências vinculadas a Escola de Saúde Pública – Secretaria de Saúde do estado d Ceará (HSJ – ESP – SESA/CE, ano 2001). Ao final da residência fez um short-fellow na Wayne State University, Detroit/Michigan, no serviço de Doenças Infecciosas e Laboratório de Micologia, 2000-2001. Em 2002 realizou curso de HIV no NIH em Bethesda/Washington pela International Aids Society. Concluiu mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará em fevereiro de 2006, tendo ingressado no Doutorado do mesmo programa de Farmacologia e concluído em 2011. Realizou Fellow Research em Microbiologia com ênfase em HIV (sequenciamento genotípico, clonagem viral e resistência) pelo Center of Global Health da University of Virginia em 2007. Realizou Especialização em Psiquiatria pela Estácio de Sá do RJ de 2015-2017. Funcionária com vinculo estadual trabalha como infectologista no atendimento ambulatorial do Hospital São José de Doenças Infecciosas, além de Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) dessa instituição. Coordenadora do Ambulatório de Infectologia do Hospital Geral de Fortaleza. Infectologista do Serviço de Controle de Infecção do Hospital São Camilo – Cura D’ars de Fortaleza. Docente na Faculdade de Medicina Unichristus, ministrando aulas na Graduação em Infectologia, e da Pós Graduação no MEPES (Mestrado de Ensino em Saúde) na cadeira de Analise critica dos trabalhos científicos. Coordenadora da Liga de Infectologia da Unichristus. Medica de Referência em Genotipagem pelo Ministerio da Saúde desde 2005 e Membro da Câmera Técnica e autorizadora de Antirretrovirais do Estado do Ceará. Desenvolvendo trabalhos de Educação em Saúde voltados para a área de infectologia (HIV, Infecção Hospitalar, Arboviroses). 

Projeto de pesquisa

Desenvolvimento de metodologias de ensino e pesquisa para capacitação multiprofissional

Patrícia Maria Costa de Oliveira

Linha de pesquisa: Processo de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias Educacionais em Saúde

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Doutora em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Doutorado sanduíche no país na Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e participação no Programa de Doutorado Sanduíche no exterior fomentado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior na Universidade Rey Juan Carlos – Espanha (2014). Mestre em Odontologia (Saúde Coletiva) pela Universidade Federal do Ceará(2009). Especialista em Saúde Bucal no Programa Saúde da Família pela Universidade Vale do Acaraú/ABO-CE (2006) e Odontologia do Trabalho pela COPH Fassete – Bauru(2013). Especialização em Odontologia Legal pela USP – Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto. Reguladora do Telessaúde em Odontologia no Núcleo de Tecnologias e Educação à Distância em Saúde. Dentista da Família. Reguladora do Setor de Odontologia da SMS Caucaia. Professora do Centro Universitário Christus, Curso de Odontologia.Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Odontologia Legal, em ensino de graduação em Odontologia e pós-graduação em Odontologia e Medicina, presencial e à distância. Secretária Geral – Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Odontologia do Ceará – Gestão 2016-2018.

Projeto de pesquisa

Formação Profissional e aprendizagem significativa: o desafio do Professor em Saúde da atualidade

Raquel Autran Coelho Peixoto

Linha de pesquisa:

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) (2000), concluiu Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará, Doutorado em Ciências/Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM – 2008), possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO/AMB – 2003), Qualificação em Colposcopia pela Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (SBPTGIC – 2004) e Certificado de Atuação na Área de Endoscopia Ginecológica – Histeroscopia (FEBRASGO/AMB – 2004). Atualmente é professora associada do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, professora-orientadora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais da Unichristus e do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher e da Criança da UFC. É Chefe da divisão de Gestão do Cuidado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand/EBSERH/UFC e Coordenadora do Módulo de Ginecologia da UFC. Membro da CNE da FEBRASGO de PTGI e de Residência Médica. Tem interesse nas áreas de Obstetrícia e Ginecologia, Patologia do trato genital inferior e HPV, Histeroscopia e Educação em Saúde. Fellow do programa FAIMER Brazil (2013) e do Regional Institute Faculty (Philadelphia, 2015)

Tereza de Jesus Pinheiro Gomes Bandeira

Linha de pesquisa: Processo de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias Educacionais em Saúde

Médica formada pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1975), Mestre em Saúde Pública pela UFC (2002), Especialista em Patologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica – SBPC (2004) e Doutora em Microbiologia pela UFC (2011). Atualmente é Professora e membro do Nucleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus – UNICRISTUS e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará – UFC. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Microbiologia Clínica e Infecção Hospitalar.

Projeto de pesquisa

Desenvolvimento de um ambiente virtual em 3D, em tempo real, para simulação de desfechos clínicos em terapias farmacológicas

Excelência

Profissionais reconhecidos pelo mundo acadêmico