Toda pesquisa que envolve seres humanos e animas deve ser realizada de forma adequada, obedecendo critérios metodológicos e éticos. Para garantir a qualidade dessas pesquisas, a forma correta de suas realizações, a compilação e veracidade dos resultados, bem como proteger a integridade e dignidade humana e animal, temos, na Unichristus dois comitês de ética:

  • Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
  • Comitê de Ética em Pesquisa com Animais (CEUA)

Comitê de Ética em Pesquisa com Animais

A Comissão de Ética em Pesquisa com Animais (CEUA) é um órgão normativo e educativo, que tem como objetivo estabelecer normas para a utilização de animais experimentais em projetos de pesquisa com base nos princípios éticos de cuidados animais preconizados internacionalmente.

Lista existente:

Calendário

Instruções para envio de projeto

Com objetivo de facilitar a submissão de projetos de pesquisa e protocolos de aula prática à CEUA-UNICHRISTUS, em cumprimento às recomendações do CONCEA, os documentos de encaminhamento foram unificados no documento denominado “Formulário de Submissão Unificado para Solicitação de Autorização para o uso de Animais em Ensino e/ou Pesquisa” – Protocolo Unificado.

Ressalta-se que todos os membros da equipe devem ter currículos atualizados na plataforma Lattes do CNPq (que não precisam ser impressos ou anexados). Ademais, o projeto de pesquisa completo, deve conter um orçamento detalhado, além do cronograma de execução ao final do documento.

A documentação completa para encaminhamento à CEUA – UNICHRISTUS deve conter:

  • Uma via do Projeto de Pesquisa Completo
  • Uma via do Termo de Responsabilidade
  • Uma via do Protocolo Unificado

Toda a documentação acima deverá ser enviada em formato PDF para o email: cep@unichristus.edu.br

Para o reenvio referente a projetos pendentes, encaminhar os referidos documentos com as devidas alterações solicitadas no parecer de avaliação.

Ficamos à disposição para esclarecimentos, críticas e sugestões.

Legislação

Protocolo

Termo de Responsabilidade