ENFERMEIRO EGRESSO DA UNICHRISTUS APLICA PRIMEIRA DOSE DA VACINA CONTRA COVID-19 NO CEARÁ.

Postado em 19/01/2021

 

A dose da CoronoVac é aplicada em técnica de Enfermagem do Hospital Leonardo da Vinci.

O Hospital de campanha do Ceará contra o Covid-19, Leonardo da Vinci, foi escolhido como primeiro local de vacinação no Estado. Na noite de ontem, 18 de janeiro, o egresso do curso de Enfermagem da Unichristus, Dennys Araújo, aplicou a primeira dose da CoronaVac na técnica de Enfermagem, Maria Silvana Souza Reis de 51 anos.

“Me ligaram chamando para darmos inícios às vacinas. Quando cheguei lá me disseram que era A vacina, a primeira. Aí foi ansiedade e emoção”, conta Dennys sobre a experiência de ontem. Após as aplicações no Leonardo da Vinci, ele seguiu com a equipe do governador Camilo Santana para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), onde vacinou mais cinco profissionais da saúde.

A pandemia do novo coronavírus modificou os planos da população do planeta inteiro e com ele não foi diferente. Formado em 2019.1 na Unichristus, Dennys se programou para passar um ano estudando para concursos, mas o estado da saúde mundial o tirou do cronograma. “Não pude ir atuar nos hospitais de campanha porque tenho um idoso em casa. Fiquei agindo como enfermeiro autônomo”, relembra.

Em meio aos desafios do ano passado, a antiga colega de sala da Unichrstus, Carolina Borges, o convidou para empreender: “Nós sabemos que as pessoas estão com medo de ir aos hospitais, principalmente os idosos. Porque você tem um caso leve para resolver e pode acabar se expondo. Ao mesmo tempo, não pode deixar de trocar um curativo”. Eles abriram a C&D Home Care (@cedhomecare / 85 98617-1044) para realizar procedimentos de enfermagem e atendimentos domiciliares, como aplicação de medicamento, curativos, educação em saúde, acompanhamento pós-cirúrgico e outros. A formação de excelência recebida no curso de graduação em enfermagem possibilita que desenvolvamos todas essas atividades com destreza, responsabilidade e segurança, o que é indispensável para um enfermeiro.

Apesar de não poder estar no atendimento direto, Dennys também se dedicou, junto com Carolina, ao combate do novo coronavírus participando, pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), da pesquisa Covid-19. Ele foi aplicar testes na população em diversos bairros para mapear os números da doença no município.

Agora, os dois foram convocados novamente para ser parte da equipe que vacinará a população do Estado. A data de ontem marca um ponto de virada para equipes de saúde em todo o Ceará: “Pra gente que é da área da saúde é muito difícil ver essa situação. São vidas que vão se perdendo, são profissionais que vão se perdendo. E você fica de mãos atadas para tentar ajudar. Infelizmente, a doença às vezes ganha, e nessa época ela conseguiu vencer demais… Mas agora com a vacina, se Deus quiser, ela vai ser vencida!”.
Dennys, que ontem vacinou oito pessoas no total, afirma que ele e a colega vão continuar conciliando a empresa com o calendário de vacinação em 2021. “O futuro da enfermagem é pelo empreendedorismo. Temos muitos planos, mas a prioridade é a vacinação. A polução precisa da gente agora”, afirma.