O curso de Gastronomia da Unichristus é o melhor do Ceará e o quarto melhor curso presencial do país, segundo a avaliação do MEC.

Durante a graduação, você irá aprender desde habilidades básicas da Gastronomia – como higienização, cortes, manejo e preparo de diferentes alimentos em culinárias de todo o mundo – até o uso de equipamentos de alta tecnologia digital e habilidades de gestão no mercado gastronômico, como liderança e trabalho em equipe. Tudo isso em um Núcleo de Gastronomia exclusivo, com cozinhas e equipamentos de ponta.

Conheça mais sobre o curso de Gastronomia da Unichristus assistindo ao vídeo abaixo:

Por que estudar Gastronomia na Unichristus?

Laboratórios amplos com, no máximo, três alunos por bancada

Equipamentos de última geração e ultracongelador para uso em aula

Rigor científico no embasamento teórico das disciplinas

Formação na gestão do mercado gastronômico

Curso de muita experimentação prática

Os espaços do Núcleo de Gastronomia foram pensados para o crescimento e a participação de todos os alunos. As cozinhas são amplas e contam com ilhas e utensílios para a preparação dos alimentos destinados a até três alunos por bancada, possibilitando mais  engajamento e aprendizado dos estudantes, que já utilizam o espaço desde o primeiro semestre.

Nossos laboratórios possuem tecnologia e equipamentos necessários à excelência para a formação, o que diferencia a atuação profissional dos nossos estudantes. Temos fornos combinados da marca Rational com tecnologia digital avançada e diferenciada dentro do mercado. No laboratório de confeitaria, dispomos de batedeiras semiprofissionais Kitchenaid e ultracongelador para otimizar o tempo de aula. Os laboratórios práticos também dispõem de espelhos e câmeras para o acompanhamento ideal das produções demonstrativas por todos os alunos, além de contar com insumos de qualidade, integralmente disponibilizados pela instituição.

Assim como a prática, na Unichristus, a teoria também é levada a sério. Nossos alunos contam com aparato teórico e um corpo docente que se caracterizam por conciliar a excelência na atuação no mercado e na academia. Buscamos sempre associar a teoria à a prática, valorizando o pensamento crítico científico e a realização das técnicas clássicas da gastronomia.

Uma formação para gestão também é oferecida no curso. As disciplinas de Empreendedorismo e Marketing, Legislação Trabalhista e Empresarial, Segurança do Trabalho e Normas Sanitárias, Controle e Custos na Gestão de Negócios conferem uma base fundamental para a atuação bem-sucedida do egresso no mercado empreendedor.

A grade curricular do curso Unichristus conta, ainda, com visitas técnicas, eventos com socializações de práticas (sendo alguns voltados à responsabilidade social), palestras, além de variados cursos de extensão abertos à comunidade.



certificação

Tecnólogo

duração

4 semestres

campus

turno



Inscreva-se

Conheça nossos alunos

Raquel Holanda


Professora de Confeitaria no curso de gastronomia Unichristus,consultora criativa e food designer

“Todo aprendizado durante o curso se mostrou valioso para a minha trajetória. O apoio e dedicação do corpo docente me inspirou para escolher a direção que eu deveria tomar, e hoje me vejo ao lado dos mestres que me instruíram. A gastronomia é poética, prática e de valores sociais, uma profissão requer audácia e sabedoria, características estas que aprimorei na faculdade.”

O que você vai aprender?

O curso de Gastronomia da Unichristus foi pensado para absorver as demandas do mercado que vêm aprimorando-se e precisando, cada vez mais, de cozinheiros com formação superior, na qual você terá acesso a diversas habilidades para se destacar. Conheça algumas a seguir.

Propriedade dos alimentos, técnica e manuseio

Compreender as propriedades dos alimentos e sua inserção em diferentes contextos da prática profissional são as primeiras atividades desenvolvidas na Gastronomia Unichristus. Você aprenderá as habilidades básicas e tecnológicas da Gastronomia, como identificação, higienização e pré-preparo de alimentos, e ainda cortes, técnicas de cocção, preparo de fundos, molhos clássicos e manejo de carnes e pescados.

Confeitaria e panificação na prática

Mais de 200h/aula são direcionadas à confeitaria durante três disciplinas do curso. Doçaria Brasileira, com o aprendizado de doces e bolos típicos de cada região do país e sua contextualização histórico-cultural; Confeitaria I, em que há o aprendizado de técnicas clássicas básicas, como bolos, coberturas e sobremesas simples; e Confeitaria II, em que são vistas tortas clássicas francesas, entremets e outras sobremesas de alta complexidade.

Na disciplina de Panificação, são abordados os pães usuais do mercado, rústicos e noções de levedação natural, bases da viennoiserie, como a produção de croissants e pizzas. Tudo isso em um laboratório de confeitaria e panificação com batedeiras semiprofissionais (Kitchenaid) e ultracongelador para otimizar o tempo de aula.

Diferentes cozinhas do mundo

Aqui você conhecerá a culinária de outros países, passando pelo aprendizado das culinárias brasileira, francesa, europeia, mediterrânea, das Américas e Asiática. Nas aulas de Cozinha Francesa, são abordados molhos e preparos clássicos da culinária francesa, e, na Cozinha Contemporânea, são abordadas tendências e novas tecnologias do contexto atual, por meio de releituras do cenário mundial e práticas da gastronomia molecular. Nosso aluno é submetido à técnica culinária clássica rigorosa e à associação de preparos às noções de normas e fatores culturais relevantes.

Habilidades exigidas pelo mercado

No curso, você também irá aprender diversas habilidades essenciais para sua atuação profissional, como empreendedorismo e marketing, noções de fotografia de comida, produção de eventos, legislação trabalhista, segurança alimentar e normas sanitárias, controle de custos, gerenciamento de serviços e prática de restauração. Na disciplina  Controle de Custos, por exemplo, os estudantes aprendem a realizar a elaboração de fichas técnicas e fichas de custo, dimensionamento dos custos empresariais e, na produção de alimentos, diferenciação do lucro nos custos gerais, habilidades essenciais para a atuação futura na área de gestão em gastronomia.

Baixar grade currícular

Áreas de atuação

Atuação como cozinheiro em restaurantes renomados

Consultoria ou orientação técnica de cozinhas

Gestão de restaurantes

Segurança alimentar

Implementação de novos negócios ou atuação autônoma

Gastronomia Social

Docência

Coordenação

Ilana Bonfim de Carvalho Rocha

Graduada em Administração de Empresas, pós-graduada em Gastronomia e Mestre em gestão de negócios turísticos (UECE). Concluiu o curso Cuisine na escola francesa Le Cordon Bleu. Atuou no mercado de alimentos e bebidas por 15 anos, sendo proprietária e chef executiva do restaurante Hortelã e do Ateliê do Bem Casado. Tem experiência na área de eventos e consultoria em restaurantes, bares e afins. Na Unichristus, foi docente das disciplinas de Garde Manger, Confeitaria I e Projeto Integrador, estando a frente da coordenação atualmente.

Fale com a coordenação

Por que a Unichristus é única?

Melhor Centro Universitário do Brasil

De acordo com o ranking da Times Higher Education (THE)

Estrutura completa

Espaços construídos com foco no aprendizado e nas necessidades de cada curso

Currículo valorizado pelo mercado

Formação de qualidade que gera profissionais reconhecidos no mercado

Cursos com Notas Máximas pelo MEC

Avaliações de destaque pelo Ministério da Educação

Internacionalização

Oportunidades de intercâmbios em mais de 40 países e troca culturais online

Professores de Excelência

Corpo docente qualificado com experiência prática e acadêmica

Pesquisa e Inovação

Dedicação a ciência e a busca de soluções por problemas reais da sociedade

Central de Estágio e carreiras

Orientação de carreira e divulgação de oportunidades em empresas