Convido você a cursar graduação em Fisioterapia na Unichristus, curso com nota máxima no Enade, e é o único curso de Fisioterapia com nota 5 no Ceará, entre as instituições particulares.

O curso de Fisioterapia da Unichristus oferece a você uma formação de excelência baseada na promoção da
saúde funcional e na qualidade de vida. Um curso humanizado, atualizado, que utiliza tecnologias modernas
abordando situações reais. É, portanto, um curso capacitado na formação de fisioterapeutas que estarão aptos a atuar na promoção, na prevenção, no tratamento e na reabilitação do processo saúde-doença, de qualquer área/especialidade que desejar.

É um curso predominante composto de aulas práticas, vivência em laboratórios, visitas técnicas às clínicas e aos hospitais, estágios na atenção primária à saúde, ambulatoriais e hospitalares. Na Clínica-escola participe de atendimentos e projetos de extensão.

Conheça mais sobre o curso de Fisioterapia da Unichristus, assistindo ao vídeo abaixo:

Por que estudar Fisioterapia na Unichristus?

Prática aliada a teoria desde os primeiros semestres

Clínica- escola, Unidades Básicas de Saúde e Hospitais parceiros para atuação junto à comunidade

Atividades integradas com os demais cursos

Todos os professores Mestres e Doutores

No curso de Fisioterapia da Unichristus você vivenciará o conhecimento aliando prática e teoria desde os
primeiros semestres. Nossa grade curricular foi estruturada para que a explanação teórica sirva de alicerce nos
momentos de práticas, por isso, os professores utilizam muitos laboratórios, espaços terapêuticos e outros
espaços externos à Unichristus, como hospitais, clínicas e Unidades Básicas de Saúde. Nosso curso lhe
capacitará, articulando fundamentos essenciais, como competências, habilidades de comunicação, gestão,
aprendizado ativo, criatividade, inovação e desenvolvimento de raciocínio clínico, deixando-o apto e confiante
sobre quais procedimentos utilizar desde a avaliação cinesiológica funcional à condução do tratamento e alta
dos pacientes.

A partir do 7º semestre da graduação, você iniciará as práticas junto à população externa que busca
atendimento na clínica-escola de Fisioterapia da Unichristus, além de visitas técnicas em clínicas, atividades de educação em saúde em unidades básicas de saúde e práticas em hospitais conveniados. Na clínica-escola os atendimentos serão realizados por você, sob a supervisão e orientação de um professor fisioterapeuta, com experiência na assistência. Os atendimentos realizados na clínica-escola contemplam as especialidades de fisioterapia reumatológica, traumatológica, cardiológica, pneumológica, neurológica, desportiva, dermatofuncional, pediátrica, saúde da mulher, saúde do idoso, prótese e órtese, oncológica, bucomaxilo e fisioterapia na dor. Todos os atendimentos serão conduzidos por você, desde a avaliação, raciocínio clínico, diagnóstico cinesiológico funcional, planejamento terapêutico, execução do tratamento, reavaliações e alta. Na clínica-escola, você contará com estrutura e equipamentos modernos, piscina coberta e aquecida e aparelhos de uso fisioterapêutico para tratamentos nas diversas especialidades. Nas outras unidades de atendimento, como clínicas e hospitais, você terá sempre um professor fisioterapeuta conduzindo as atividades práticas. Sua formação acadêmica será generalista, humanista, crítica e reflexiva, e te fará capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, de acordo com a especialidade que você mais se identificar durante o curso.

As áreas de atuação da fisioterapia tem perfil multidisciplinar com outros campos de atuação na saúde, devido
a este perfil, você participará de atividades em diferentes cenários de aprendizagem, que simularão os
ambientes profissionais do mercado de trabalho, podendo interagir com alunos de outros cursos da saúde e aprender a lidar com equipes multiprofissionais. Além disso, as oportunidades de extensão acadêmica, como as monitorias, a iniciação científica e os estágios em intercâmbios internacionais ampliarão suas possibilidades de atuação e aprendizagem, permitindo destaque nos processos seletivos de mestrados e
residência multiprofissional em diferentes especialidades da fisioterapia.

A Fisioterapia Unichristus tem como critério proporcionar um ensino de excelência, e por isso, seleciona
cuidadosamente seu corpo docente. Nossos professores são todos mestres e doutores e participam de
atualizações constantes, além de terem continuamente acompanhamento pedagógico ofertado pela instituição.
O conteúdo teórico e prático, transmitido durante as aulas aulas, tem como base situações reais, metodologias
ativas, estudo de casos e simulações de atendimentos em diversas situações, sendo capaz de te preparar pra
o mercado de trabalho.



certificação

Bacharelado

duração

10 semestres

campus

turno



Inscreva-se

Conheça nossos alunos

David Castro


Acadêmico do 10° semestre do Curso de Fisioterapia - Unichristus

O que torna um aluno, um diferencial, é como ele é moldado durante sua trajetória acadêmica, e isso, a Unichristus entrega de forma magistral. Um ambiente onde professores capacitados estão a todo momento nos ensinando e nos motivando a ir cada vez mais longe. Isso fez com que eu participasse de monitorias, projetos de extensão e pesquisas, me tornando mais capacitado. Hoje, me sinto seguro e preparado para o mercado de trabalho.

O que você vai aprender?

O curso permite que o aluno conheça todas as especialidades da Fisioterapia e tenha uma formação generalista de excelência, aprendendo e desenvolvendo suas potencialidades. Veja alguns dos atributos que serão trabalhados durante a sua graduação:

Diagnóstico e tratamento de pacientes

Durante o curso, você será capacitado a desenvolver os principais métodos e técnicas voltadas à realização da avaliação, diagnóstico cinesiológico funcional e tratamento, considerando os diferentes ciclos de vida. Por meio
das disciplinas de avaliação funcional, cinesioterapia, clínica integrada e demais disciplinas profissionalizantes você desenvolverá o raciocínio clínico para o planejamento terapêutico mais adequado desde a avaliação, diagnóstico, tratamento e a alta. Além dos métodos diretos e indiretos de condução terapêutica, você será
capaz de promover saúde e prevenir doenças em diferentes grupos populacionais.

Desenvolvimento do olhar humanístico

Nossa formação visa desenvolver valores humanizados de atendimento a população, buscando acompanhamento personalizado e um olhar ampliado para o contexto social. Assim, as habilidades que você
irá adquirir durante o curso vão além das competências técnicas, como bom relacionamento em equipe, boa
capacidade de comunicação, desenvolvimento de senso crítico na elaboração e na condução terapêutica. Como exemplo citamos a disciplina de Fisioterapia na Saúde do Idoso, na qual você compreenderá as especificidades fisiológicas e/ou patológicas do processo de envelhecimento humano e poderá ajustar suas condutas às necessidades detectadas.

Prática em múltiplas especialidades

O curso de Fisioterapia tem uma matriz curricular com abordagem de múltiplas especialidades e o colocará em situações de imersão em diferentes contextos, a fim de proporcionar experiências diversificadas dentro da Fisioterapia. Você terá contato com disciplinas que abordam desde a fisiologia dos sistemas, a fisiopatologia dos agravos em saúde como lesões osteo musculares, alteração da postura corporal, agravos dos sistemas respiratório, cardiológico, neurológico, traumatológico, reumatológico, dermatológico, pré e pós-operatório, saúde da mulher, saúde da criança, saúde do idoso até disciplinas mais complexas, como fisioterapia intensiva adulto e em neonatologia, clinica integrada e estágio na atenção primária; estágio ambulatorial (clinica) e estágio hospitalar.

Manuseio de equipamentos de ponta para resultados precisos

Na Unichristus você estará apto a utilizar equipamentos de ponta com objetivo de alcançar resultados mais
precisos e eficazes no tratamento de distúrbios musculoesqueléticos e outras condições. Alguns exemplos de tecnologias avançadas utilizadas nas aulas de fisioterapia incluem equipamentos de diagnóstico de alta
precisão, simuladores, dispositivos de eletrotermofototerapia, robótica, realidade virtual, entre outros.
A utilização da tecnologia na saúde pode ajudar a eficácia do tratamento de lesões e distúrbios
musculoesqueléticos, acelerar a recuperação de pacientes, reduzir o tempo de internação hospitalar e diminuir o risco de complicações. O avanço da tecnologia na fisioterapia é fundamental para o aprimoramento dos tratamentos oferecidos aos pacientes, permitindo que os profissionais realizem diagnósticos mais precisos e efetivos, acelerem a recuperação dos pacientes e forneçam um tratamento mais assertivo.

Baixar grade currícular

Áreas de atuação

Consultório próprio

Hospitais públicos e privados

Clínica de fisioterapia

Administração e gestão em hospitais e clínicas

Atendimento domiciliar

Unidade básica de saúde - UBS

Unidade de Pronto Atendimento - UPA

Pesquisa científica

Policlínicas

Docência

Coordenação

Romina Andrea de Arruda Mourão

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR 1997). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR 2011). Pós-graduada em RPG - REPOSTURARSE pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC-2004). Tem vasta experiência em Gestão Acadêmica, atualmente é docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Christus (Unichristus) e Coordenadora Geral do Curso de Fisioterapia dos Campus Parque Ecológico e Parquelândia (Unichristus). Área de atuação e interesse: ensino, pesquisa e extensão; formação, didática e trabalho docente; terapia manual e reeducação postural.

Fale com a coordenação

Por que a Unichristus é única?

Melhor Centro Universitário do Brasil

De acordo com o ranking da Times Higher Education (THE)

Estrutura completa

Espaços construídos com foco no aprendizado e nas necessidades de cada curso

Currículo valorizado pelo mercado

Formação de qualidade que gera profissionais reconhecidos no mercado

Cursos com Notas Máximas pelo MEC

Avaliações de destaque pelo Ministério da Educação

Internacionalização

Oportunidades de intercâmbios em mais de 40 países e troca culturais online

Professores de Excelência

Corpo docente qualificado com experiência prática e acadêmica

Pesquisa e Inovação

Dedicação a ciência e a busca de soluções por problemas reais da sociedade

Central de Estágio e carreiras

Orientação de carreira e divulgação de oportunidades em empresas