Seja um Engenheiro de Produção com competências e habilidades necessárias para atuar no setor industrial e de serviços e pronto para assumir as demandas do mercado em cargos estratégicos de empresas públicas ou privadas.

O curso de Engenharia de Produção da Unichristus é o melhor entre as IES particulares do Norte e Nordeste e conta com um complexo com mais de 6 laboratórios específicos para as áreas de engenharias. Nele, você vai unir teoria à prática desde o 1° semestre e terá contato com equipamentos modernos para aprender a atuar nos diversos segmentos do setor industrial ou de serviços, como os setores de petróleo e gás natural, energia, fabricação mecânica, tecnologia da informação, alimentos, serviços bancários e financeiros. Além disso, contará com corpo docente atuante em suas áreas, composto por mestre e doutores.

Conheça mais sobre o curso de Engenharia de Produção da Unichristus assistindo ao vídeo abaixo:

Por que estudar Engenharia de Produção na Unichristus?

Prática desde os primeiros semestres

Núcleos práticos como Metalúrgica Escola

Complexo com 6 laboratórios específicos para as engenharias

Programas de intercâmbio

Professores com 100% de experiência na área

Na Unichristus, desde os primeiros semestres, você terá a oportunidade de vivenciar a Engenharia de Produção na prática, usando os nossos laboratórios, como o de Física, onde você aprenderá, por exemplo, os coeficientes de dilatação, sabendo determinar o comportamento do material para aplicação real e outros como o de Química e o de Inovações Tecnológicas, em que você aprenderá o desenvolvimento de produtos como também a gestão de projetos.

Contamos, ainda, com a Metalúrgica Escola, onde acontecem as disciplinas de Fundamentos da Engenharia, Fabricação Mecânica e Metalúrgica e Planejamento, Programação e Controle da Produção I, com o intuito de proporcionar aos alunos o contato direto com operações práticas e de gestão, fazer que compreendam os tipos de ligas metálicas,  como produção do aço e alumínio estrutural para, então, entenderem as especificações de cada material, propondo, de forma adequada, a sua aplicabilidade e quantidade de material demandado no projeto. Ao agregar esta parte prática, você aprenderá a fazer avaliações de custo, organizará fluxos de trabalho, a fim de otimizar tempo e ganho de produtividade.

O complexo de Engenharia conta com 6 laboratórios. São eles: o de Eletrotécnica, onde conhecerá as instalações elétricas prediais e as plantas de instalação elétrica; Automação e Controle, em que aprenderá a gestão de processos e softwares que auxiliarão na execução de projetos de automação industrial e IoT; o de Ergonomia e Segurança do Trabalho, em que estudará a postura do trabalhador na execução das atividades e os riscos envolvidos, e o de Mecânica dos Fluidos, em que você estudará o comportamento de líquidos durante o escoamento em tubos e conexões.

Aliado às aulas práticas, a Unichristus possui vários convênios os quais permitem que os alunos realizem estágios em empresas de diversos setores produtivos, para aprender e desenvolver as suas potencialidades que mais agreguem a sua carreira.



certificação

Bacharelado

duração

10 semestres

campus

turno



Inscreva-se

Conheça nossos alunos

Horrany Carvalho


Sales Manager B2B na San Paolo Gelato & Café

Durante os 5 anos da graduação estive com profissionais incríveis que me ajudaram a crescer profissionalmente e pessoalmente. Desde o primeiro dia fui muito incentivada por todos a construir uma bagagem de qualidade e por isso vivi tudo que a Unichristus oferece: cursos de extensão, monitoria, iniciação científica, visitas técnicas, palestras, encontros, empresa júnior. Sou profundamente grata pela experiência que tive nessa instituição que me deu base, conhecimento e possibilidade de evoluir de tantas formas.

Alicia Gomes


Coordenadora de Processos Industriais

Tenho muita gratidão por todo suporte que a Unichristus me deu durante a graduação. Nesse período eu pude contar com uma ótima metodologia de ensino, um corpo docente capacitado, uma excelente estrutura laboratorial e diversas atividades extracurriculares que somadas ao meu empenho permitiram que eu entrasse em uma multinacional estando apenas no 5° semestre da faculdade e desde então, a minha trajetória profissional trilhou um caminho ascendente. Hoje sou Coordenadora Industrial, estou muito realizada profissionalmente e devo parte desse sucesso a essa excelente Instituição e a todos que fazem parte dela.

Luís Victor Fernandes da Silva


Assistente Planejamento Logístico

Acredito que uma boa formação não ocorre apenas com teoria, ela precisa de exemplos reais que possam ensinar como reagir aos problemas que irão ocorrer em cada profissão. E a Unichristus faz isso com excelência porque os professores não são apenas professores, como também trabalham na área e trazem consigo uma bagagem enorme para compartilhar, as provas tem exemplos práticos da vida, nossos laboratórios são muito bons para nos dar a imersão total no conteúdo, fora as visitas técnicas que nos ensinam bastante e podemos ver com as empresas funcionam de perto. Logo você não é mais um número para faculdade, a Unichristus lhe conduz de perto, professores viram seus amigos, coordenador te liga para saber como você está, isso tudo é sensacional! Você não sai apenas formado, você sai da Unichristus com professores que viraram amigos, bagagem de vida e pronto para o mercado de trabalho! A palavra é gratidão.

Rênio Maia


Antenor Joias e Supervisor de Projetos na Assist Consultores

Minha jornada no curso de Engenharia de Produção da Unichristus foi fundamental para minha formação profissional. Agradeço à instituição por proporcionar um ambiente de aprendizado excepcional e corpo docente altamente qualificado. Hoje, estou preparado e encarando  os desafios do mercado de trabalho tanto na indústria de joias quanto no gerenciamento de projetos da construção civil , graças ao apoio e ensinamentos da Unichristus. Sou extremamente grato.

Rayanne Jácome


Supervisora Operacional Acadêmico

Durante o período acadêmico que tive a oportunidade de ter em uma grande instituição de ensino como a Unichristus. Nota-se a importância para minha carreira profissional.

Desde o primeiro semestre, com toda metodologia, ensino pedagógico e suporte educacional de todo o colegiado, possibilitou agregar valor na minha formação como Engenheira de Produção, nas aulas teóricas, práticas, aplicação em empresa.

A escolha da Universidade é muito importante para a concretização de um profissional qualificado, com ensino de qualidade e a Unichristus atende todos os requisitos necessários para tal, formando profissionais com uma jornada e carreira de sucesso, como podemos constatar nos egressos do curso.

Lucas Nicholas


Coordenador de Business Intelligence no Grupo Velas

A graduação é uma base muito sólida e necessária para o crescimento profissional de qualquer pessoa e foi aqui, nesta instituição, com o apoio de diversos professores de titulações altas e experiências profissionais bem fora da curva que me ajudaram a trilhar o meu próprio caminho. Hoje ainda continuo estudando na Unichristus, mas agora na pós-graduação, e o nível sempre se mantém, é algo para se levar em conta na hora de decidir qual caminho trilhar.

Lara Sousa


Analista de Customer Service

Durante o período da graduação tive todas as vivências e preparações que um profissional precisa para entrar no mercado de trabalho. A Unichristus tem professores qualificados e é uma instituição organizada e comprometida em entregar tudo que o aluno necessita para uma ótima aprendizagem. Sou grata por todo conhecimento adquirido e todo apoio que tive durantes os 5 anos, o que reflete diretamente na profissional que eu sou atualmente.

Bryan Reategui


Engenheiro de Dados do setor de Inteligência (Business Intelligence) da Secretaria de Saúde do Ceará

Durante a graduação tive professores que viram diferentes potenciais em cada aluno e constantemente evidenciaram os seus potenciais durante as aulas, pois nem os próprios alunos enxergam facilmente suas qualidades únicas.

Com as oportunidades para participar de diferentes cursos, iniciação científica, pesquisas, workshops e palestras, a Unichristus proporcionou um ambiente que me permitiu sair com grande bagagem de experimentar o novo e o não convencional.

A constante menção da Tecnologia da Informação em todas as disciplinas junto do incentivo que tive para explorar todas as possibilidades da Engenharia de Produção e ousei entrar na área de Dados através da Pós-Graduação em Cientista de Dados na própria Unichristus.

Um ambiente que proporciona uma ampla gama de experiências com certeza é o diferencial que proporciona ao aluno não ter receio de encarar o novo. Não tenho dúvidas que a Unichristus faz a diferença.

Bruno Rosendo


Pós-graduação - Especialização em ciências de dados e inteligência de negócios (BIG DATA E BI).

É com grande alegria que retorno à nossa querida instituição de ensino, a Unichristus, onde comecei minha jornada acadêmica e hoje,depois de concluir a graduação, estou de volta para dar continuidade aos meus estudos na pós-graduação.

Minha jornada aqui durante a graduação foi incrível, e graças aos excelentes professores, ao ambiente acolhedor, e ao suporte contínuo da equipe, obtive uma base sólida em minha área de estudo. Agora, estou ansioso para mergulhar ainda mais fundo no conhecimento e desenvolver minhas habilidades ainda mais na pós-graduação.

Agradeço a Unichristus por me proporcionar uma oportunidade de crescimento acadêmico e profissional. Tenho orgulho de ser parte desta comunidade educacional excepcional e estou empolgado para esta nova fase de aprendizado e crescimento. Mal posso esperar para aproveitar ao máximo esta jornada na pós-graduação e continuar a contribuir para a nossa comunidade acadêmica.

Muito obrigado, Unichristus, por fazer parte da minha trajetória educacional e profissional.

O que você vai aprender?

A jornada educacional do nosso curso foi pensada, cuidadosamente, com o objetivo de desenvolver nos alunos as habilidades e competências necessárias para a formação de um engenheiro de produção de sucesso. Veja alguns dos atributos que serão trabalhados durante a sua graduação:

Visão aprofundada sobre os processos, produtos e serviços

O curso possui uma matriz curricular extensa, que colocará você em contato com diferentes disciplinas para permitir uma imersão em diversas áreas. Assim, você treinará o olhar sobre os processos, os produtos e os serviços desde os níveis operacionais, táticos e até estratégicos, de modo a conseguir avaliar, criticamente, cada etapa processual e propor melhorias com foco no ganho de produtividade e na redução de desperdícios. Em disciplinas, como a de Planejamento, Programação e Controle de Produção I e II, você saberá como funciona uma empresa, desde o levantamento de quantidade de matéria prima, passando pelos insumos necessários para a fabricação de algum bem, pelas pessoas envolvidas em cada etapa do processo até o prazo de entrega ao cliente, o que lhe dá “visão 360°” do negócio e possibilidade de atuação de forma segura quanto à implementação de processos novos ou ajustes nos existentes.

Desenvolvimento de habilidades de Gestão

Na Unichristus, você desenvolverá habilidades e competências necessárias para atuar em diferentes níveis hierárquicos, desde o chão de fábrica, avaliando linha de produção, examinando controle de qualidade, entendendo estoque e matéria-prima, até a alta gestão de indústrias, hospitais, empresas etc. Também, adquirirá conhecimentos sobre gestão de tempo, buscando melhoria do clima organizacional, evitando retrabalhos, gestão processual, analisando e eliminando processos desnecessários e obtendo assertividade nas realizações de tarefas e gestão financeira, ao estudar valores de aquisição, valor agregado, usabilidade, estética e composição de custos. Além disso, você aprenderá habilidades como comunicação, trabalho e liderança de equipes e negociação.

Desenvolvimento e acompanhamento de projetos com uso de ferramentas e softwares

Um profissional completo precisa compreender e fazer uso de ferramentas que ajudam na análise e no entendimento dos processos e dos dados expostos a cada projeto. O conhecimento sobre metodologias e softwares são importantes para desenhar a situação-problema e explorar todas as alternativas possíveis de solução. Os softwares, por meio de sua linguagem de programação, usam a tecnologia da informação para auxiliar na compilação de dados, permitindo análises sobre cenários, sobre detalhamentos da linha de produção e indicando melhor aproveitamento de matéria-prima, favorecendo, assim, a solução de problemas. O profissional pode, também, simular sistemas produtivos por meio de softwares especializados, incluindo, ainda, em sua simulação, máquinas, equipamentos e trabalhadores.

As ferramentas da qualidade e as estratégias de gestão

O profissional precisa saber aplicar as diversas ferramentas da qualidade para melhoria de projetos, produtos, sistemas e processos, além de, ainda, saber identificar possíveis problemas que possam ocorrer, trabalhando sempre de forma preventiva. De forma geral, essas ferramentas buscam priorizar ações, listar causas e efeitos, fornecendo sempre uma forma mais eficaz de analisar os problemas identificados. Ferramentas como PDCA e DMAIC buscam identificar o contexto, propor cenários e analisar oportunidades de melhoria de projetos, produtos, sistemas e processos.

Baixar grade currícular

Áreas de atuação

Controle de Qualidade

Desenvolvimento organizacional

Finanças empresariais

Engenharia do trabalho

Planejamento e controle de produção

Produção industrial

Prestação de serviços

Logística e Cadeia de Suprimentos

Coordenação

César Bündchen

Possui graduação em Engenharia Ambiental (2007) pela Universidade Tiradentes, mestrado (2010) e doutorado (2014) em Engenharia de Processos pela mesma instituição. Possui ainda graduação em Engenharia de Produção (2022) pelo Centro Universitário Internacional e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2013) pela Faculdade Pio Décimo. Foi professor na Faculdade Pio Décimo (Aracaju, Sergipe) de 2012 a 2013; Foi professor do Centro Universitário Tiradentes (Maceió, Alagoas) e coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção em 2014; Atuou como coordenador de laboratórios da área de tecnologia no Centro Universitário Christus de 2015 a 2016; Foi Coordenador de Estágios dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção pela Unichristus de 2017 a 2022. Tem experiência nas áreas de: licenciamento ambiental, engenharia de segurança do trabalho, fenômenos de transporte e reologia de petróleos e suas emulsões. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador Geral do curso de Graduação em Engenharia de Produção da Unichristus.

Fale com a coordenação

Por que a Unichristus é única?

Melhor Centro Universitário do Brasil

De acordo com o ranking da Times Higher Education (THE)

Estrutura completa

Espaços construídos com foco no aprendizado e nas necessidades de cada curso

Currículo valorizado pelo mercado

Formação de qualidade que gera profissionais reconhecidos no mercado

Cursos com Notas Máximas pelo MEC

Avaliações de destaque pelo Ministério da Educação

Internacionalização

Oportunidades de intercâmbios em mais de 40 países e troca culturais online

Professores de Excelência

Corpo docente qualificado com experiência prática e acadêmica

Pesquisa e Inovação

Dedicação a ciência e a busca de soluções por problemas reais da sociedade

Central de Estágio e carreiras

Orientação de carreira e divulgação de oportunidades em empresas