Coloque a teoria em prática no Núcleo de Práticas Tecnológicas – NPT da Unichristus, que conta com 7 laboratórios específicos para a Engenharia, e torne-se um engenheiro criativo com ampla capacidade interpretativa e resolutiva.

O Curso de Engenharia Civil da Unichristus conquista o 1° lugar entre os Centro Universitários do Ceará e prepara você para conceber e executar projetos de diferentes dimensões, desde manutenções simples em prédios a construções inovadoras de barragens, pontes, ilhas artificiais e prédios com mais de 1km de altura. Você, também, aprenderá a analisar, criticamente, as situações, levando em consideração as necessidades de infraestrutura urbanas e humanas.

Conheça mais o curso de Engenharia Civil da Unichristus, assistindo ao vídeo abaixo:

Por que estudar Engenharia Civil na Unichristus?

Prática desde os primeiros semestres

Professores atuantes no mercado

Núcleo com 7 laboratórios específicos para a área

Programas de intercâmbio

Programa de Dupla titulação

Na Unichristus, desde os primeiros semestres, você terá a oportunidade de vivenciar a Engenharia Civil na prática, desenvolvendo, além dos conhecimentos técnicos, habilidades importantes para seu sucesso profissional, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos.

O nosso ensino de excelência, com professores mestres e doutores, atuantes nas diversas áreas da Engenharia Civil, incluindo órgãos e empresas públicas e na Academia Cearense de Engenharia, será um grande diferencial em seu currículo. As experiências de nosso corpo docente serão compartilhadas na triangulação de nossa proposta pedagógica que une teoria, prática e extensão. Toda aula de campo, visitas técnicas a edifícios em construção, a indústrias de asfalto e a barragens, por exemplo, são acompanhadas por professores especializados que abordarão o tema em profundidade para que você se torne um profissional que já vivenciou o dia a dia da profissão.

Nossos laboratórios possuem diversos equipamentos pensados para permitir que você melhor compreenda e pratique os conceitos vistos em sala de aula. São 7 laboratórios específicos para o Curso, nos quais você aprenderá, por exemplo, como a água se comporta ao se deslocar nas tubulações e em canais. Nos laboratórios de apoio, aprenderá o uso de softwares que ajudarão na elaboração de projetos e controle orçamentário. Além disso, utilizamos diversas metodologias ativas que lhe desafiam a pensar criticamente e propor soluções para situações-problema semelhantes às que encontrará em sua vida profissional.

Você também poderá participar de programas de intercâmbio em países de todos os continentes, desenvolvendo suas habilidades e competências profissionais e, enquanto cidadãos globais, poderá trabalhar com equipes multiculturais por meio da mobilidade acadêmica e de programas virtuais.

O programa de dupla titulação em cooperação com o Instituto Politécnico de Bragança- IPB, localizado em Portugal, oferece aos alunos participantes a possibilidade de obter o diploma europeu de “Mestrado em Engenharia da Construção”. Esse diploma permitirá a você exercer a profissão de Engenheiro Civil em qualquer país da União Europeia. Com o mestrado do IPB, você poderá, também, candidatar-se a programas de doutorado na Europa.



certificação

Bacharelado

duração

10 semestres

campus

turno



Inscreva-se

Conheça nossos alunos

Nara Araújo


Gerente de Qualidade na empresa BTB Engenharia

“Recebi todo suporte que precisei: apoio da coordenação e dos professores, as melhores metodologias de ensino, práticas laboratoriais, cursos e palestras. Chego a me emocionar quando lembro dos 6 anos que passei lá, vejo que tudo valeu a pena: as abdicações, as correrias da obra para a faculdade e vice-versa… Faria tudo de novo! A sensação é de dever cumprido. Estou colhendo os frutos das sementinhas plantadas há anos atrás.”

O que você vai aprender?

A jornada educacional do nosso curso foi pensada, cuidadosamente, com o objetivo de desenvolver nos alunos as habilidades e competências necessárias para a formação de um engenheiro civil de sucesso. Veja alguns dos atributos que serão trabalhados durante a sua graduação:

Concepção e execução de projetos e obras

Durante o curso, você receberá o conhecimento teórico e prático que o capacita a desenvolver as competências necessárias para conceber e executar projetos de pequeno e grande porte, além de permitir que você compreenda como estruturas complexas e fascinantes são projetadas e construídas. Você será desafiado, constantemente, a solucionar problemas para treinar o senso analítico, crítico e criativo para propor ideias de construções viáveis. Você poderá participar da Empresa Júnior e adquirir ampla visão de todas as etapas de uma construção e vivenciar, na prática, os processos exigidos em uma obra.  Com a disciplina de Desenho e Perspectiva, saberá interpretar e compreender o desenho técnico, ter visão espacial e imaginar o antes e o depois da construção.

Manuseio de softwares referência no mercado

Além de adquirir as habilidades essenciais para lidar com os desafios da profissão, você vai aprender a manusear softwares necessários à execução dos projetos como o AutoCAD para a elaboração e compreensão de projetos elétricos, hidrossanitários e estruturais e o REVIT, que possibilita a quantificação de material necessário e o orçamento de uma obra.  Assim, você poderá exercitar a construção do ponto zero ao resultado final, prevendo imprevistos, contrapondo projetos elétricos e hidráulicos e evitando retrabalhos.

Conhecimento aprofundado em Estrutura e Materiais

Conhecer os materiais é parte fundamental da engenharia. Entender as características e propriedades dos materiais possibilita a compreensão de onde usá-los, quando usá-los e se são os materiais mais apropriados para a finalidade desejada, e, isso, você aprenderá na disciplina de Materiais da Construção Civil. A parte estrutural é importante por lhe dar o conhecimento necessário para dimensionar pilares, vigas e lajes; assim, você terá a capacidade de projetar prédios. Em Estruturas de Concreto I e II, você, além de aprender sobre estrutura, discutirá sobre alicerces para fundamentar as construções propostas.

Desenvolvimento de habilidades interpessoais

Você vai desenvolver habilidades de como se comunicar bem, liderar equipes, negociar valores e prazos, que complementam a técnica, as quais farão de você um profissional completo. Além disso, será treinado, por meio de atividades rotineiras, a enfrentar desafios, trabalhar sob pressão, assumir riscos e até a agir com persistência mesmo em situações complexas. Tudo com auxílio de professores que o guiarão e ensinarão o melhor caminho.

Baixar grade currícular

Áreas de atuação

Construção Civil

Estruturas

Geotecnia

Hidráulica e Saneamento

Transportes

Coordenação

Francelino Franco Leite de Matos Sousa

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará com mobilidade acadêmica na Universidade de Coimbra – Portugal, possui mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes, área na qual possui ampla experiência acadêmica e profissional, atuando em projetos de âmbito local e nacional. Além de atuar na coordenação e ser docente do curso de Engenharia Civil participa ainda como Representante Docente da Comissão Própria de Avaliação.

Fale com a coordenação

Por que a Unichristus é única?

Melhor Centro Universitário do Brasil

De acordo com o ranking da Times Higher Education (THE)

Estrutura completa

Espaços construídos com foco no aprendizado e nas necessidades de cada curso

Currículo valorizado pelo mercado

Formação de qualidade que gera profissionais reconhecidos no mercado

Cursos com Notas Máximas pelo MEC

Avaliações de destaque pelo Ministério da Educação

Internacionalização

Oportunidades de intercâmbios em mais de 40 países e troca culturais online

Professores de Excelência

Corpo docente qualificado com experiência prática e acadêmica

Pesquisa e Inovação

Dedicação a ciência e a busca de soluções por problemas reais da sociedade

Central de Estágio e carreiras

Orientação de carreira e divulgação de oportunidades em empresas