USO DAS MÍDIAS NO PROCESSO SELETIVO

Postado em 23/10/2019

Sabemos que cada vez mais a tecnologia tem se inserido nas nossas vidas, tanto na esfera pessoal quanto na esfera profissional. Nesse sentido, observamos o uso das mídias sociais e instrumentos ou ferramentas digitais sendo incluídas nos processos seletivos, promovendo celeridade e objetividade.

Seleções com uso de skype, whatsapp para realização de entrevistas online, investigação nas redes sociais como facebook, instagram, twitter, dentre outros, são práticas reais e vivenciadas pelos selecionadores atualmente.

Abordaremos hoje as seleções que utilizam como ferramenta para entrevista o skype , whatsapp ou vídeo conferência. É importante observarmos que estes instrumentos não excluem os cuidados conhecidos para a preparação de um candidato à entrevista, por exemplo, o tipo de roupa, o setting da entrevista, os elementos que orbitam ao redor do entrevistado, a capacidade tecnológica, como sinal de internet, wi-fi, etc.

Acompanhe as dicas para uma submissão à entrevista seletiva por meio do skype ou whatsapp:

Que roupa usar diante da câmera na entrevista de seleção?

O modo como nos apresentamos na esfera profissional é determinante para muitas conclusões acerca da nossa personalidade e do modo de encarar a vida profissional. Tenha em mente que o entrevistador estará lhe observando da mesma forma como se estivessem em um ambiente profissional face to face. Portanto, fique atento para uma boa apresentação pessoal quanto à vestimenta, à maquiagem e ao cabelo. Prepare-se como se estivesse fisicamente em frente do seu entrevistador.

Como preparar o ambiente (setting) para iniciar a conversa online?

A organização é competência importante no perfil de todo profissional, sendo observada em vários aspectos das nossas vidas, tais como: forma de vestir, pentear o cabelo, arrumar uma mesa, manter a limpeza, etc. Portanto, organize o ambiente da entrevista, promovendo uma visão neutra sem fotografias, quadros, imagens, roupas penduradas nas paredes e outros.

Escolha um local/ambiente organizado, livre de espelhos/vidros que possam refletir o ambiente como um todo, cuidado com crianças que possam invadir o seu local da entrevista, interferindo na transmissão e causando constrangimento. Do mesmo modo, observe animais como gatos e cachorros que podem miar ou latir inadequadamente. Atente também para as  conversas de pessoas da casa, além de barulhos de músicas, vizinhanças, sons diversos.

Qual o melhor local para iniciar uma conversa considerando o sinal de internet?

Tenha cuidado com a capacidade da sua internet, pois um sinal fraco pode interferir negativamente na sua entrevista, limitando as conversas com cortes nas falas e pausas constantes no período da transcorrência.

No mais, mantenha-se tranquilo e observando o entrevistador com boa escuta e atenção.

Estamos à disposição na Central de Estágios e Empregos!

Fabiana Sousa
Coordenadora da Central de Estágios e Empregos