Pesquisa de Vanguarda do MESTED: Impacto Pós-Pandemia e Visibilidade Científica Global

Postado em 29/07/2025

O Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais (MESTED) da Unichristus consolidou-se no quadriênio 2021-2024 como um centro de excelência em pesquisa, com uma notável produção científica que não apenas respondeu aos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, mas também alcançou reconhecimento e visibilidade internacional. O corpo docente do MESTED publicou 307 artigos no período, sendo 57 em coautoria com mestrandos em periódicos de alto impacto, com Qualis variando de A1 a B4.

A capacidade de adaptação do programa às novas realidades do ensino e da saúde, especialmente durante e após a pandemia, é evidenciada pela produção de artigos que investigaram temas cruciais como a “Fadiga Zoom” e a “Escopofobia” em estudantes de medicina. O artigo “Active methodologies association with online learning fatigue among medical students”, publicado pelo Prof. Danilo Lopes e sua aluna Juliana Barros de Oliveira Kubrusly Sobral na BMC Medical Education (Qualis A2) , com mais de 6000 acessos e 70 citações, demonstra a relevância internacional do tema. De forma complementar, o artigo “Depression among Brazilian medical students exposed to remote learning and the role of scopophobia” , do mestrando Mateus Sudário Alencar e seu orientador Prof. Hermano Rocha, publicado na prestigiada Medical Teacher (Qualis A1) , ressalta o impacto psicológico do ensino remoto e a necessidade de adaptações pedagógicas.

Além disso, a produção do MESTED abrangeu a investigação do uso da tecnologia no ensino em saúde, com destaque para o artigo “Uso da tecnologia no ensino em saúde – perspectivas e aplicabilidades” , publicado pelo Prof. Kristopherson Lustosa e seu aluno Francisco Theogenes Macêdo Silva na RECIIS (Qualis A3). A Prof.ª Karla Angélica Silva do Nascimento e seus alunos também exploraram a virtualização do ensino em saúde durante a pandemia, com artigos publicados na Reflexão e Ação (Qualis A3) e na Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação.

A robustez da pesquisa do programa se estende à criação de produtos tecnológicos validados, como o aplicativo Hemodinâmica e Fluidos, desenvolvido pelo discente Orivaldo Alves Barbosa e seu orientador Prof. Hermano Alexandre Rocha, com publicação na

BMC Medical Informatics and Decision Making (Qualis A2) , que impacta diretamente o manejo de pacientes em choque. Outro exemplo é o aplicativo “PedQuiz”, desenvolvido por Caio César Otôni Espíndola Rocha e a Profa. Raquel Autran Coelho Peixoto, com foco na aprendizagem ativa em pediatria e registro no INPI.

A interdisciplinaridade é um pilar da produção do MESTED, como ilustra o livro “Novos Paradigmas e Ações na Atenção à Saúde da Criança nas Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPIs) da Atenção Primária à Saúde em tempos de COVID”, da Profa. Jocileide Sales Campos e seu aluno Théo Marcílio Pompeu, em parceria com o UNICEF.

A expressiva quantidade de artigos, livros e capítulos de livros, aliada à participação ativa de mestrandos, demonstra o vigor da pesquisa no MESTED e seu papel fundamental na geração e disseminação de conhecimento de ponta, com impacto direto na formação de profissionais de saúde e nas práticas assistenciais no Brasil e no mundo. A visibilidade alcançada através de publicações em periódicos de renome nacional e internacional sublinha o compromisso do programa com a excelência acadêmica e a relevância social de suas produções.

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