Corpo docente

O Corpo Docente do curso de mestrado em direito da Unichristus é formado hoje pela soma do talento e da capacidade dos seguintes colaboradores:

Fayga Silveira Bedê

Linha de pesquisa: Direito a Acesso à Justiça

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2010), Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1995). Editora-Chefe pela Revista Opinião Jurídica (A-2 Qualis) da UNICHRISTUS. Professora do Mestrado em Direito e do Curso de Direito da UNICHRISTUS. Professora de Pós-Graduação lato sensu pela ESMEC – Escola Superior da Magistratura do Ceará. Professora-Pesquisadora da Especialização em Gestão Pública por EAD pela UECE/UAB. Ex-Consultora Ad Hoc da CAPES. Membro integrante do Conselho Editorial da Revista Interagir (Unichristus). Membro integrante do rol de avaliadores do CONPEDI – Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito e avaliadora da Revista Sequência da UFSC. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria da Constituição, Filosofia do Direito e Ética. Nos últimos anos, passou a se dedicar mais ao estudo da Metodologia da pesquisa em Direito. Na área de Sociologia, seus estudos se focam no Indivíduo na Pós-Modernidade e nos processos de subjetivação, a partir da escrita de si na era digital.

Carlos Marden Cabral Coutinho

Linha de pesquisa: Direito e Acesso à Justiça

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2000), Especialização em Direito (Processo Civil) pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Direito (Ordem Jurídica Constitucional) pela Universidade Federal do Ceará (2007), Doutorado (Direito Processual) pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (2014) e Pós Doutorado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018).

Gerardo Clésio Maia Arruda

Linha de pesquisa: Direito, Estado e Acesso ao Desenvolvimento

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1985), especialização em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2003). Possui experiência profissional no desenvolvimento de atividades de elaboração e coordenação de projetos e políticas públicas na área de geração de trabalho e renda, pesquisa de emprego e desemprego e impactos de política públicas, sociólogo sênior e consultor; e experiência na área de ensino como professor universitário. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: política, políticas públicas, direitos humanos, direitos sociais, desenvolvimento, instituições, trabalho e violência.

Juraci Mourão Lopes Filho

Linha de pesquisa: Direito e Acesso à Justiça

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2000). Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Ceará (2002). Mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (2005). Doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2012). Professor (Graduação e Pós-graduação) do Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS. Coordenador do Programa de Mestrado Acadêmico em Direito do Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS. Procurador do Município de Fortaleza e advogado. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, Direito Processual Civil e Teoria do Direito.

Denise Almeida de Andrade

Linha de pesquisa: Direito e Acesso à Justiça

Pós doutorado em andamento na Universidade Presbiteriana Mackenzie 2016/2019 (PNPD-CAPES). Doutora (PROSUP-PRODAD) e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2016). Professora do Mestrado Acadêmico e da graduação em Direito do Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS. Professora da Fundação Getúlio Vargas – FGVLaw São Paulo. Desenvolve atividades acadêmicas concentradas na seara do Direito Constitucional, com ênfase em Acesso à Justiça e Gestão de Conflitos, Direitos Humanos, Justiça de Gênero e Planejamento Familiar.

Daniel Mota Gutiérrez

Linha de pesquisa: Direito e Acesso à Justiça

Possui mestrado em Programa de Pós-Graduação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: direito constitucional processual, processo coletivo e transação.

Hugo de Brito Machado Segundo

Linha de pesquisa: Direito e Acesso à Justiça

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2000). Mestre em Direito (área de concentração: ordem jurídica constitucional) pela Universidade Federal do Ceará (2004). Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (2009). Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Grupo de Pesquisas sobre “Democracia e Finanças Públicas”, junto à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (2012-2016). Professor do Curso de Mestrado em Direito do Centro Universitário Christus (Unichristus). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário – IBDT e do Instituto Cearense de Estudos Tributários – ICET. Visiting Research Scholar na Wirtschaftsuniversität, Viena, Áustria (2012-2013, 2015-2016 e 2018).

Andre Studart Leitão

Linha de pesquisa: Direito, Estado e Acesso ao Desenvolvimento

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestre (2006) e Doutor (2011) em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorando em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-doutorando em Direito pela Universidade de Fortaleza. Procurador Federal desde 2003.Tem experiência na área de Direito com ênfase em Direito Previdenciário e em Direito ao Desenvolvimento. Professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Unichristus e do Centro Universitário Farias Brito (FBUni). Autor de diversos livros e artigos. Sócio Fundador do Instituto Intellegens.

Carlos César Sousa Cintra

Linha de pesquisa: Direito, Estado e Acesso ao Desenvolvimento

Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará e sócio – Cintra Mourão Advogados Associados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, atuando principalmente nos seguintes temas: tributos federais, direito tributário, tributos estaduais, princípios tributários e processo administrativo tributário.

Alexandre Antônio Bruno da Silva

Linha de pesquisa: Direito, Estado e Acesso ao Desenvolvimento

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2001). Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (1998). Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1988). Atualmente é professor do Programa de Mestrado do Centro Universitário Christus, Professor adjunto da Universidade Estadual. Coordenador da pós-graduação em direito do trabalho do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), Auditor-Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, professor titular da Faculdade Farias Brito (FB). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia política contemporânea, teoria geral do direito, direitos fundamentais sociais, direito do trabalho, responsabilidade social empresarial e filosofia do direito.

Alexander Perazo Nunes de Carvalho

Linha de pesquisa: Direito, Estado e Acesso ao Desenvolvimento

Possui Doutorado (2013) e Mestrado (2004) em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, com área de concentração em Direito Privado. Graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1998). Professor Titular do Programa de Mestrado Acadêmico da Unichristus. Professor da Graduação do Centro Universitário Christus (Unichristus) e Professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Assessor Jurídico-Chefe da Procuradoria de Justiça Militar da União, em Fortaleza/CE e Especialista em Direito Militar. Árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada – CAMES Brasil. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Direito do Consumidor, atuando principalmente nos seguintes temas: Civil – parte geral; obrigações; contratos; posse, propriedade privada, função socioambiental da propriedade, ecopropriedade e constitucionalização do direito privado.

Renata Albuquerque Lima

Linha de pesquisa: Direito, Estado e Acesso ao Desenvolvimento

Pós-Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2001), graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é Professora do Mestrado em Direito e da Graduação em Direito da UNICHRISTUS. É Professora Adjunta do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, ministrando as disciplinas de Direito Empresarial (Falência), Hermenêutica Jurídica e Introdução à Ciência Política. É coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Luciano Feijão – FLF. Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-CE.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial, Direito Constitucional e Hermenêutica Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Falimentar, Direito Recuperacional, Direitos Fundamentais e Hermenêutica Constitucional. É líder do Grupo de Pesquisa: Direito, Regulação e Desenvolvimento. Faz parte como pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Relações Econômicas, Políticas e Jurídicas na América Latina – REPJAL.

Jânio Pereira da Cunha

Linha de pesquisa: Direito e Acesso à Justiça

Doutor e Mestre em Direito Constitucional. Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) do Centro Universitário Christus (Unichristus). Professor da Universidade de Fortaleza (Unifor). Ex-Assessor Jurídico de Desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE). Ex-Assessor Jurídico Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE). Advogado. Tem experiência na área de Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Constitucional, Jurisdição Constitucional, Democracia, Teoria do Estado, Ciência Política, Estado Democrático de Direito, Direito Parlamentar e Direito Eleitoral.

Excelência

Profissionais reconhecidos pelo mundo acadêmico