Corpo docente

Abrahão Cavalcante Gomes de Sousa Carvalho

Linha de pesquisa:

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (2003), onde foi bolsista do Programa Especial de Treinamento (PET) durante sua graduação. Concluiu Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Batista Memorial de Fortaleza. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pelo Conselho Federal de Odontologia (2006). Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (2007). Mestre (2008) e Doutor(2011) em CTBMF pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Área de Concentração em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA) ? UNESP. Direciona sua atividade profissional na Odontologia nas especialidades de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais e Implantodontia. Atualmente é professor do Curso de Odontologia da FFOE-UFC, nas disciplinas de CTBMF e Clínica Integrada.

Danna Mota Moreira

Linha de pesquisa:

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Fortaleza (2002), especialização em Endodontia pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado e doutorado em Clinica Odontologica pela Universidade Estadual de Campinas (2005 – 2011). Realizou pós-doutorado na área de Biomateriais (Biomaterials) na The University of Texas – Health Science Center San Antonio (UTHSCSA), San Antonio – Texas. Trabalhou como professora substituta no ano de 2012 na Universidade Estadual Paulista Júio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Atuando principalmente nas seguintes áreas: microscopia de polarização (birrefringência) , propriedades biomecânicas da dentina , biomateriais e nanomateriais. Atualmente, colaborando com projetos da Divisão de Biomaterias da The University of Texas – Health Science Center San Antonio (UTHSCSA), principalmente na área de desenvolvimento de novos materias. Atuando como professora colaboradora dos cursos de especialização em Endodontia da Academia Cearense de Odontologia (ACO) e Escola Cearense de Odontologia (ECO). Professora do curso de Odontologia do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS).

Fabrício Bitu Sousa

Linha de pesquisa:

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1996), Especialização em Odontopediatria pela ABO/CE (1998), Doutorado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo (2002) e Pos-doutorado pela Dermatologia da FMUSP (2004). Atualmente é Professor Adjunto das disciplinas de Estomatologia Clínica e Patologia Bucal da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professor do Curso de Odontologia e Coordenador da Pós-graduação em Odontologia da UNICHRISTUS. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Patologia Bucal, atuando principalmente nos seguintes temas: Câncer oral; Efeitos adversos da terapia oncológica, Epidemiologia de lesões bucais; Pacientes com Necessidades Especiais, Estomatologia clínica e Odontologia Hospitalar. É Coordenador do Nucleo de Estudos em Pacientes Especiais da UFC, Coordenador do Programa Estadual de Diagnóstico e Tratamento do Câncer Bucal no estado do Ceará e Presidente das Comissões de Odontologia Hospitalar do CRO-CE. Foi Tutor do Pet-Saúde/UFC entre os anos de 2009 a 2011 e Coordenador Geral do PRO-PET-SAUDE/UFC 2012-2014.

Projeto de pesquisa

Análise etiopatogênica, diagnóstica e terapêutica das lesões do sistema estomatognático e saúde coletiva.

Francisco Cláudio Fernandes Alves e Silva

Linha de pesquisa:

Mestre e Doutor em Odontologia (área de concentração – Clínica Odontológica) pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Prótese Dentária pela Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO. Especialista em Implantodontia pela Academia Cearense de Odontologia – ACO. Ex-Professor substituto em Dentística Restauradora Laboratorial – UFC. Professor do Curso de Especialização em Dentística (ABO-CE). Professor do Curso de Aperfeiçoamento Estética (ABO-AP). Professor do Curso de Odontologia Unichristus.

George Taccio de Miranda Candeiro

Linha de pesquisa: Clínica odontológica

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (2004), Especialização em Endodontia (2006) e Mestrado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (2010) e Doutorado em Ciências Odontológicas, área de concentração: Endodontia, pela Universidade de São Paulo (2012). Realizou estágio de pós-doutorado em Endodontia na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, sob supervisão do prof. Dr. Giulio Gavini, entre 2015 e 2017. Possui experiência no ensino e pesquisa na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia e Radiologia. As áreas de atuação em pesquisa são: 1) Avaliação de Propriedades Biológicas e Físico-Químicas de Cimentos Endodônticos, em especial cimentos Biocerâmicos, 2) Descontaminação de Canais Radiculares, 3) Ensaios de Fadiga em Instrumentos Endodônticos Rotatórios e Reciprocantes e 4) Imaginologia aplicada à Endodontia. Atualmente é professor do curso de graduação em Odontologia, coordenador do curso de Especialização em Endodontia e faz parte do corpo permanente do Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas do Centro Universitário Christus (Unichristus), em Fortaleza, CE.

Projeto de pesquisa

Avaliação de materiais, tecnologias e técnicas aplicadas na terapia endodôntica.

Jiovanne Rabelo Neri

Linha de pesquisa: Biomateriais odontológicos

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Fortaleza (2002), especialização em Dentística pela Academia Cearense de Odontologia (2006), mestrado em Odontologia (Clínica Odontológica) pela Universidade Federal do Ceará (2011) e doutorado em Odontologia (Clínica Odontológica) pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é professor dos cursos de graduação em Odontologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e no Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), professor orientador do programa de mestrado acadêmico em Ciências Odontológicas do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), professor do curso de aperfeiçoamento em Estética Orofacial na Associação Brasileira de Odontologia – Ceará (ABO/CE) e professor do curso de aperfeiçoamento em Odontologia Estética na Associação Brasileira de Odontologia – Ceará (ABO/CE). Tem experiência nas áreas de Odontologia, com ênfase em Materiais Odontológicos e Dentística. Tem como linhas de pesquisa: Sistemas Adesivos Odontológicos, Avaliação Mecânica de Interfaces de União, Biomodificação Dentinária e Desenvolvimento de Biomaterias em Odontologia.

Projeto de pesquisa

Avaliação de propriedades físicas, químicas e biológicas de biomateriais e sua associação com uso clínico e efeitos adversos.

Juliana Paiva Marques Lima

Linha de pesquisa: Biomateriais odontológicos

Professora do Centro Universitário Christus – Unichristus. Doutora em Odontologia, área – Clínica Odontológica e sub-área Cariologia/ Dentística, pelo programa de pós graduação de Odontologia da Universidade Federal do Ceará – 2012. Mestre em Odontologia pelo programa de pós-graduação de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, com área de concentração em Clínica Odontológica e sub-área de concentração em Dentística/Cariologia – 2009. Especialista em Dentística restauradora pela Associação Brasileira de Odontologia – secção Ceará (ABO-CE) – 2005. Aperfeiçoamento em Prótese Fixa pela Universidade Camilo Castelo Branco – 2003. Aperfeiçoamento em Saúde da Fmília pela Universidade Federal do Ceará – 2005. Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade de Fortaleza- 2003. Professora convidada dos cursos de Prótese na Academia Cearense de Odontologia e Instituto Cearense de Especialidades Odontológicas (ICEO) (2011-2012). Foi professora da disciplina de Embriologia e Histologia Oral do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Tecnologia Intensiva (FATECI) – 2010. Experiência nas áreas de Microbiologia, Biologia Celular e Molecular. Experiência clínica em Clínica Geral, Dentística, Prótese e Odontopediatria. Membro efetivo da International Association for Dental Research e revisora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Juliana Ximenes Damasceno

Linha de pesquisa: Clínica odontológica

Graduada no curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia. Mestre em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará.Participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial, PET- Odontologia. Trabalhou no Programa de Saúde da Família do município de Maranguape e de Aquiraz, concluiu o curso de aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor e Estomatologia da UNICASTELO. Atualmente trabalha na Unidade de Pronto Atendimento e integra a equipe de professores do curso de Odontologia da Unichristus como professora da disciplina de Clínica Infantil, coordenadora adjunta do curso de Odontologia e coordenadora do curso de Especialização em Odontopediatria.

Projeto de pesquisa

Cuidado Integral às Crianças Afetadas por Sífilis Congênita

Marcelo Ramos Barbosa

Linha de pesquisa:

Possui graduação em ODONTOLOGIA pela Universidade Federal do Ceará (1997). Tem especialização pela Universidade Federal do Ceará em Prótese Dentária (2001-2002) e aperfeiçoamento em Periodontia (APCD- Bauru 2006), Prótese Fixa (Camilo Castelo-2004), Prótese sobre implantes(2005-2008) e Implantodontia (IEO-2008 e APCD-2011). Realizou seu Mestrado e Doutorado em Reabilitação Oral pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (2007-2013). Tem experiência na área de prótese e implantes dentários. Possui em seu currículo publicações em revistas nacionais e internacionais. Atualmente, atua como professor vinculado ao curso de odontologia da UNICHRISTUS fazendo parte também do programa de pós-graduação stricto senso (nível: mestrado acadêmico) do curso de odontologia. Coordena o curso de especialização em prótese dentária na Academia Cearence de Odontologia orientando alguns alunos em trabalhos de conclusão de curso.

Phillipe Nogueira Barbosa Alencar

Linha de pesquisa: Estomatologia e Patologia Oral

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Fortaleza (2009), Mestrado e Doutorado em Radiologia Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (2013 e 2016). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Christus e professor dos cursos de especialização do ICEO e ABO-CE.

Projeto de pesquisa

Avaliação do Perfil Estomatológico e Possíveis Malformações em Tecidos Moles, Ósseos e/ou Dentários, em Pacientes com Zika Vírus Congênito

Rafael Linard Avelar

Linha de pesquisa: Clínica odontológica

Possui Graduação em odontologia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Ex-Residente e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Universidade de Pernambuco)(2006-2008). Doutor e Mestre em Cirurgia Bucomaxilofacial pela PUC/RS, realizou um estágio pela AO Foundation no Medizinische Hoschschule Hannover na Alemanha. Atualmente é Cirurgião Bucomaxilofacial do Hospital de emerência do Instituto Doutor José Frota. Professor da Unichristus- Odontologia. É Membro do Colégio brasileiro de cirurgia e traumatologia buco-maxilo facial e da International Association of Oral and Maxillofacial Surgeons (IAOMS). Têm atuação na aréa de Cirurgia ortognática, Implantes osseointegrados e Trauma de face.

Projeto de pesquisa

Análise etiopatogênica, diagnóstica e terapêutica das lesões do sistema estomatognático e saúde coletiva

Ramille Araújo Lima

Linha de pesquisa: Clínica odontológica

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (2006) aonde foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET – Odontologia). É mestre em Odontologia (área de concentração: clínica odontológica;odontopediatria) pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutora em Odontologia (clínica odontológica; cariologia) pela Universidade Federal do Ceará (2014), tendo realizado estágio doutorado-sanduíche na New York University (College of Dentistry). Possui pós-doutorado em odontologia (cariologia/microbiologia), realizado na Universidade Federal do Ceará. Atualmente, professora do curso de graduação em odontologia do Centro Universitário Christus (Fortaleza-Ceará); professora e orientadora do Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na área de saúde (Centro Universitário Christus); professora e orientadora do Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas (Centro Universitário Christus).

Projeto de pesquisa

Ação da terapia fotodinâmica antimicrobiana com complexos de rutênio em biofilmes de Streptococcus mutans: análise da viabilidade bacteriana in vitro e análise de toxicidade in vivo

Tácio Pinheiro Bezerra

Linha de pesquisa: Clínica odontológica

Possui graduação com distinção acadêmica “Magna Cun Laude” em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (2001). Fez Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF) no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco em Recife/PE no período de 2004 a 2007. Foi aprovado na prova para obtenção do título de especialista em CTBMF realizada pelo Colégio Brasileiro de CTBMF em junho de 2007. É especialista em Odontologia Legal pela Associação Brasileira de Odontologia – Ceará (2009). É Mestre e Doutor em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará com área de atuação em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (2007 – 2012). É perito legista-odontologia da Perícia Forense do Estado do Ceará – Fortaleza/CE. É cirurgião buco-maxilo-facial do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcantara. Atualmente, é professor do curso de odontologia do Centro Universitário Unichristus (Fortaleza-Ceará) Realiza atividades profissionais nas áreas de CTBMF, Odontologia Legal, Implantodontia e Anatomia Humana.

Projeto de pesquisa

Análise etiopatogênica, diagnóstica e terapêutica das lesões do sistema estomatognático e saúde coletiva

Tereza de Jesus Pinheiro Gomes Bandeira

Linha de pesquisa: Clínica odontológica

Médica formada pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1975), Mestre em Saúde Pública pela UFC (2002), Especialista em Patologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica – SBPC (2004) e Doutora em Microbiologia pela UFC (2011). Atualmente é Professora e membro do Nucleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus – UNICRISTUS e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará – UFC. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Microbiologia Clínica e Infecção Hospitalar.

Projeto de pesquisa

Estudo de Pacientes com Necessidades Especiais e pacientes em ambiente Hospitalar – Avaliação de condições clínicas, necessidades orais e tratamento interdisciplinar

Excelência

Profissionais reconhecidos pelo mundo acadêmico