Mercado de Ações: riscos, mitos e verdades

Postado em 04/06/2019

Diante de possibilidades de mudanças microeconômicas voltadas para incentivar o mercado de capitais, o Curso de Ciências Ciências Contábeis da Unichristus busca manter os seus alunos sempre atualizados em relação às tendências de mercado e à evolução nos seus conhecimentos que agreguem a sua vida profissional.

Nessa perspectiva, foi realizado um treinamento com o tema “Mercado de Ações”, além da riqueza de todo o conteúdo ministrado, o que mais se destacou foi o palestrante, o aluno do 4º semestre, Igor Monte Evangelista, conforme segue entrevista mostrando os highlights da temática.

Entrevistador: O que motivou você a fazer Ciências Contábeis?

Igor Monte: Primeiro foi a minha vontade de aprender sobre a gestão de patrimônio, do dinheiro, do tempo e das pessoas. Eu entrei no curso, fui evoluindo e fiz a disciplina de Matemática Financeira e […]. Mesmo já tendo experiência em outra instituição no Curso de Matemática, foi por meio dos estudos de matemática financeira que eu percebi que era o que realmente eu queria […].

Entrevistador: O que foi que despertou em você esse desejo mais profundo pela área financeira?

Igor Monte: Foi uma atividade complementar ofertada pelo curso com o tema “Finanças Pessoais”, que me incentivou a seguir os estudos dessa área específica da matemática. Então, comecei a investir, desde junho de 2018, em renda fixa. A partir de um dado momento, veio a eleição de 2018, período de muita volatilidade na bolsa, isso fez que eu entrasse de vez na bolsa de valores. Inseri-me nesse setor meio perdido, sem saber muito bem do que se tratava. Tive alguns prejuízos, o que gerou a minha vontade de aprender mais profundamente sobre o assunto e, depois dessa experiência, repassar o conhecimento adiante para que pessoas, como eu, não cometessem os mesmos erros.

Entrevistador: Antes de entrar na bolsa, quais eram os seus principais medos?

Igor Monte: Medo comum nas pessoas. O de perder todo o meu dinheiro. Por exemplo, fazer o investimento em um dia e, no outro, perder 70 % a 80 % do que eu havia disponibilizado. Isso fez que, no início, eu me tornasse um pouco mais cauteloso. Mas não desisti, fui me aprofundando mais no assunto e vendo que a cotação das ações das empresas na bolsa, o quanto elas valiam, é em decorrência do lucro. Isso despertou para que eu iniciasse a análise das informações contábeis das empresas para que, assim, eu decidisse em que eu iria investir.

Entrevistador: Quais as principais fontes de pesquisa?

Igor Monte: Inicialmente, busquei os professores do meu curso para que eles me orientassem. Além disso, a disciplina de Produtos Financeiros está me auxiliando. Complementarmente, faço o uso da internet e dos sites de relação com investidores das empresas e da B3-Bolsa Brasil Balcão.

Entrevistador: Quando você entrou no mercado de ações, qual o percentual do seu patrimônio disponibilizado?

Igor Monte: Quando eu entrei na bolsa, eu investi por volta de 10% a 15% do meu patrimônio. Hoje eu tenho por volta de 70% do meu patrimônio em renda variável. Eu consigo conviver com esse perfil de risco mais elevado, pelo meu perfil de investidor. Mas, para quem está iniciando, eu não recomendo, é bom iniciar com 5% ou 10%.

Entrevistador: Quais são os principais indicadores para avaliar uma empresa no mercado de ações?

Igor Monte: Retorno sobre o Investimento (ROI), Margem Líquida, Patrimônio Líquido, Receita Líquida e a Dívida Líquida. Vale destacar que, se a empresa tiver dívida líquida, pode ser um bom indicativo, pois ela pode utilizar esse recurso para financiar um parque industrial ou a compra de um novo equipamento que vai gerar receita, principalmente na área do setor elétrico, pois ele é caracterizado por ter muitas concessões de 20 a 30 anos e utilizar essa conquista para construir uma linha de transmissão de energia ou para abrir uma hidroelétrica.

Entrevistador: Por que um contador precisa saber sobre o mercado de ações?

Igor Monte: Primeiro, ele precisa saber, por exemplo, se ele for trabalhar com auditoria para analisar os dados, ele precisa compreender como se encontra o mercado com informações, como a principal empresa do setor, quais áreas de atuação, quais as principais atividades fontes de geradoras de receita, qual a sua participação no mercado e os seus concorrentes. O segundo ponto é relacionado ao impacto da transparência das informações contábeis na sua governança corporativa e à sua captação de investimentos e valor para a empresa.

Entrevistador: Quais são as principais habilidades e os conhecimentos para se destacar no mercado de ações?

Igor Monte: Ele precisa ter um estudo aprofundado sobre análise de balanço patrimonial, Demonstração do Valor Adicionado (DVA), sabendo que todas as Demonstrações Financeiras são importantes do ponto de vista fundamentalista, ou seja, para quem estuda indicadores. Mas, para quem está voltado para a especulação, esses conhecimentos ficam mais no segundo plano. Além desses conhecimentos, o investidor precisa ter o mínimo de investimento em economia, que é outro ponto importante, pois se analisa o macroambiente em que as empresas estão inseridas. Um exemplo, que aconteceu no ano de 2018, é a empresa no setor de bebidas que teve seus resultados influenciados por causa da crise na Argentina.

Entrevistador: Fale um pouco mais sobre a sua palestra.

Igor Monte: Na minha palestra, o foco foi mercado de ações da teoria à prática, desde os indicadores econômicos até os setores e a análise das empresas.

Entrevistador: Qual foi o aprendizado que essa experiência de palestrante proporcionou?

Igor Monte: Foi, principalmente, a gestão do tempo, tínhamos quatro horas para apresentar todo o conteúdo em comparação à aula que o tempo é mais reduzido, mas eu consegui adaptar o tema às horas disponíveis. Inicialmente, consegui disponibilizar conhecimentos para envolver os participantes no tema. Posteriormente, apresentei os indicadores e os termos técnicos relacionados à economia, o famoso “economês” que precisavam ser compreendidos, para que os alunos pudessem analisar as empresas.

Entrevistador: Quais foram as atividades que você fez antes do dia da palestra?

Igor Monte: Eu construí todo o conteúdo em slides, depois planejei o tempo para cada tema,  como indicadores, riscos e análise de empresas. Além disso, ocorreu até um apagão de energia na hora do curso, mas, mesmo assim, aproximei-me mais do público e continuei com o conteúdo. Não fiquei dependendo dos slides.

Entrevistador: Como você enxergar seu futuro profissional nessa área?

Igor Monte: Estou planejando para este ano obter a certificação básica para quem trabalha no mercado financeiro e depois ir evoluindo, mas eu me vejo mais como um educador. Repassar os meus conhecimentos sobre bolsa de valores é mais importante do que vender produtos financeiros e fazer assessoria de investimentos. Eu prefiro focar na área de educação, até porque minha família é de educadores, e “está na veia o ensinar”. Nesse caso, ensinar as pessoas a investir melhor a ter conhecimento e acesso a esses estudos.

Entrevistador: Quais seriam as três dicas para os alunos da Unichristus para começar no mercado de ações?

Igor Monte: Primeiro muito estudo e conhecimento são extremamente importantes para saber como funciona esse mercado, pois é um mercado de risco. Segundo é necessário ter calma, pois, desde as eleições, estamos vivendo um momento de grande euforia em que os preços das ações se elevam, e “todo mundo” acredita que sai ganhando dinheiro na bolsa, porém não é bem assim. Esse mercado é cíclico, e essa alta pode acabar e entrar no ciclo de baixa como aconteceu há uns 3 anos, o que é normal. A bolsa é positiva, mas ela sofre alguns percalços no seu caminho até o resultado ser positivo. Terceiro é necessária a perseverança de continuar na bolsa e não tomar um prejuízo e sair.  É continuar e ter recorrência e aporte de investimentos a longo prazo. Mês a mês, você separa para investir uma parte na renda fixa e outra na renda variável.

O aluno Igor Monte proferiu uma palestra com o tema “Mercado de Ações”, que contemplou as terminologias técnicas utilizadas na área, os riscos, os mitos, as verdades, a dinâmica de funcionamento do mercado e a realização da análise de uma companhia. Os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Unichristus participaram ativamente desse momento de compartilhamento de conhecimentos e experiência da área de finanças.