Depoimento sobre a visita técnica à ETE do Iguatemi

Postado em 11/06/2019

A visita técnica realizada à Estação de Tratamento de Esgoto do shopping Iguatemi levou aos alunos uma percepção da realidade de aplicações das técnicas de tratamento de esgoto estudadas em sala de aula. O interesse demonstrado no assunto abordado e, principalmente, o roteiro realizado foram exitosos. Inicialmente, o grupo foi direcionado ao tratamento preliminar (caixa de areia, caixa de gordura e calha parshall). O entusiasmo do grupo de estudantes foi aparente, os discentes atentamente acompanharam as explicações dadas pelo técnico da Estação que, após o tratamento preliminar, mostrou a jusante, o tratamento primário, operando também como tanque de equalização de vazão. As situações vivenciadas no âmbito das técnicas e dos conceitos agregam ao curso maior significância e, consequentemente, o fazem mais atraente aos acadêmicos de engenharia. Na ocasião, foi possível sentir o grau de envolvimento dessa turma em adquirir novos conhecimentos. Essas ações resgatam o interesse e a atenção da turma, contribuem para a construção do repertório de conhecimentos de uma forma muito mais eficiente. Essa visita técnica foi acompanhada pelo Prof. Eliezer Abdala.