Concurso Maratona de Programação 2018 do curso de Sistemas de Informação Unichritus

Postado em 07/08/2018

Prof. Ma. Thais Cristina Sampaio Machado (Pesquisadora e coordenadora adjunta do Curso de Sistemas de Informação da Unichristus)
Prof. Me. Adail Nunes da Silva (Pesquisador e Coordenador geral do Curso de Sistemas de Informação da Unichristus)

Anualmente, o curso de Sistemas de Informação (SI) da Unichristus oferece aos alunos um desafio: a Maratona de Programação.

Durante o primeiro semestre de 2018 foi realizada a IV Maratona de Programação. O concurso promove a criatividade, trabalho em equipe e inovação no processo de desenvolvimento de novos programas de software, através de requisições pré-determinadas pelo professor convidado. O evento desafia os alunos a testar sua capacidade de trabalhar uma atividade de qualidade sob pressão.

s alunos devem formar equipes e se inscrever previamente na atividade. Os inscritos precisam ter conhecimento em programação, pois as boas práticas de programação serão critérios considerados importantes para a classificação da equipe, visando garantir que os alunos trabalham com qualidade.

Os times devem ser compostos por três alunos que precisaram resolver durante 04 horas o maior número possível de problemas que serão entregues da competição. Estes alunos podem ter à sua disposição apenas um computador e mterial impresso (livros, listagens, manuais) pra vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Figura 1 Alunos trabalhando em Laboratório

Os competidores do time deverão colaborar para projetar os testes e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, enquanto outros exigem conhecimento de técnicas mais sofisticadas, até alguns problemas quem apresentem alto nível de dificuldade para solucionar. Isso significa que observam-se problemas de diferentes níveis de dificuldade, de forma que alunos de diversos semestres podem participar do evento:

Níveis menos complexos: Os problemas apresentam abordagens cujas soluções envolvam as estruturas básicas mostradas nas disciplinas de Algorítmos e Programação, Estrutura Pesquisa e ordenação de dados, Arquitetura de Computadores e Computação gráfica.

Níveis de maiores complexidades: Os problemas deste nível seguem a mesma linha dos que são solucionados nas Olimpídas brasileiras de Informática.

A competição ocorreu em dois dias de trabalho dos alunos, que se envolveram e se empenharam para conquistar os resultados. A quarta edição da Maratona de Programação do curso de Sistemas de Informação contou com a participação de 20 alunos, o maior número de inscritos desde seu lançamento. Todos os alunos inscritos receberam certificados de participação.

Figura 2 Alunos do curso de Sistemas de Informação recebendo certificados de participação

Além disso, as três primeiras equipes foram premiadas com medalhas que representavam suas respectivas classificações.

Figura 3 Terceiro lugar no desafio. Alunos: Thalys Melicio, Georgia Cavalcanti e Jonathan Matheus.

Figura 4 Segundo Lugar no desafio. Alunos: Willian Matheus e Kaliary Cisne.

A equipe que gerou os melhores resultados do evento, conquistando o primeiro lugar da classificação, foi premiada com Cartões “Vale Cultura” – créditos no valor de R$ 50,00 para serem consumidos na Livraria Cultura, ofertados pela Diretoria da Unichristus.

O time que ocupou o primeiro lugar da Maratona de Programação 2018 foi composta pelos alunos: Nathannael Morais, Erica Monteiro Laurentino e Luciana Soares Costa.

Figura 5 Primeiro Lugar do desafio. Alunos: Erica Monteiro Laurentino, Nathannael Morais e Luciana Soares Costa

Conclusão

A Maratona de Programação, atividade complementar ofertada pelo curso de Sistemas de Informação da Unichristus, reune e integra alunos do curso através de práticas de desafiadoras programação. O concurso contou com a participação de 20 alunos que foram submetidos a problemas a serem solucionados de diferentes níveis de exigência, o que permitiu diferentes conhecimentos trabalhados pelos times, visando praticar a qualidade de aprendizado dos alunos no ramo da programação de software. A quarta edição do evento premiou os alunos de melhor desempenho e apresentou uma excelente receptividade e feedback de aceitação dos alunos do curso.