Como os profissionais de sucesso se preparam para competir no mercado de trabalho

Postado em 27/12/2018

“Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum” – Jim Rohn (Retirado https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/08/60-frases-motivacionais-para-levar-voce-mais-longe.html acesso em 19/12 /2018

É importante compreendermos que o mercado de trabalho tem exigências que vão além do que aprendemos nos bancos das escolas e das universidades. As experiências pessoais e profissionais nos favorecem amadurecimento necessário para enfrentarmos os desafios inesperados próprios do ambiente laboral. Diante disse, preparamos algumas dicas relevantes para um profissional perfil competitivo.

1º. Mantenha-se atualizado e aprimore seus conhecimentos gerais

Conhecimentos gerais, muitas vezes, são rechaçados pelas pessoas que não compreendem a influência da história passada e atual no desfecho do futuro. Por isso, é muito importante que você invista tempo em leituras que promovam e elevem o nível dos seus conhecimentos gerais.

Leia revistas, acesse sites, jornais, verifique a veracidade das informações, procure em várias fontes para estar certo de que seus conhecimentos têm fundamento.

2° . Aprimore seus conhecimentos técnicos

Busque fazer cursos técnicos que favoreçam a aplicação dos conhecimentos teóricos, estude muito sobre sua profissão para estar bem fundamentado nas suas escolhas e na hora de atuar no mercado de trabalho. Na faculdade, estude para tirar boas notas. Participe de jornadas científicas, visitas técnicas, monitorias, etc.

3º. Obtenha experiência de trabalho

Para obter experiência de trabalho, você pode engajar-se em vários grupos voluntários, sejam eles religiosos, ONGs, políticos ou escolares. Para isso, busque, nas redes sociais, grupos de trabalhos voluntários e se inscreva, ajude e colabore para ter as próprias experiências pessoais e de trabalho.

4º. Desenvolva competências

Não é apenas o conhecimento técnico e as experiências profissionais que formam um profissional de destaque no mercado. Aspectos como caráter, ética, habilidades sociais e de relacionamento interpessoal, liderança, visão sistêmica, foco, capacidade para tomada de decisão e outros são fundamentais para uma atuação profissional diferenciada. Por esse motivo, é importante investir no desenvolvimento de competências comportamentais, pedindo feedback, participando de cursos e buscando conhecer suas potencialidades.

5º. “Conhece-te a ti mesmo” (Sócrates)

O autoconhecimento é fundamental para que tenha ciência dos seus pontos forte e fracos, o que precisa melhorar e “como fazer”.

Procure orientação profissional e vocacional, observe seus talentos, busque feedback, observe como as pessoas lidam com você, procure o serviço de orientação da faculdade, não deixe de buscar o autoconhecimento, pois isso será importante para seu sucesso profissional.

6º. Faça uma lista das empresas que o atraem profissionalmente

Elabore uma lista de empresas que o atraem profissionalmente, procure conhecê-las, demonstre proatividade, interesse e conhecimento sobre a área de atuação, a missão e a visão de futuro dessas organizações. Envie seu currículo bem elaborado e prepare-se para contato com todas as empresas que o procurarem. É importante que você também escolha a empresa para qual prestará seus serviços.

7º. Estabeleça  rede de relacionamento – Networking

Hoje as relações interpessoais lideram o ranking das indicações para excelentes empregos. Mantenha sua rede de relacionamento atualizada, procure ajudar, fazer favores, disponibilizar-se, participe de associações, circule por diferentes lugares e conheça pessoas interessantes. Assim, terá muitas opções de pessoas para indicá-lo às vagas.

8º. Seja o melhor no seu trabalho

Busque destacar-se em todos os trabalhos, esforce-se para ser o melhor ou estar entre os melhores. As informações que você passar e que puderem ser comprovadas irão construindo sua trajetória profissional.

Cuide bem da sua profissão, você é o seu melhor divulgador. Esteja atento na busca constante das melhores vagas, procure auxílio e esteja preparado para o SUCESSO!

Profª. Ms. Fabiana Sousa

Central de Estágios e Empregos Unichristus