Unichristus e Assembleia Legislativa do Ceará lançam Manual de Doenças Infecciosas Brasil-África.

Postado em 28/02/2024

Em colaboração com a Escola Nacional de Saúde (ENS) em Bissau, na África, o Centro Universitário Christus desenvolveu o livro “Manual de Doenças Infecciosas Brasil – África”, que aborda a proliferação de doenças infecciosas emergentes e reemergentes e as alterações sofridas pelo tempo por cada uma dessas doenças em países vulneráveis.

No lançamento, realizado na última quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024, no Centro Universitário Christus – Unichristus, estiveram presentes: a professora de Infectologia da Unichristus, profa. dra. Melissa Medeiros, organizadora da obra e responsável pela cerimônia, e o estudante e pesquisador do curso de Medicina, José de Ribamar Barroso, além do Pró-Reitor Administrativo da Unichristus, Dr. Estevão de Carvalho Rocha, do Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, e do Diretor Executivo do Inesp, o prof. dr. João Milton Cunha de Miranda.

Segundo a profa. dra. Melissa, : “O lançamento desta obra pela Unichristus é de grande importância para a comunidade científica, destacando-se em várias vertentes como a parceria com a ALECE (Assembleia Legislativa do Estado do Ceará) e sua editora evidencia o reconhecimento do poder legislativo à necessidade de ultrapassar limites físicos, promovendo intercâmbio com países como Guiné Bissau, compartilhando experiências sobre doenças infecciosas em populações vulneráveis.”

É notável a importância do manual também devido ao seu impacto social, pois a obra aborda de forma clara e acessível o diagnóstico e  a conduta frente a doenças infecciosas: “O envolvimento de professores e alunos na elaboração do manual ressalta a capacidade da instituição em unir esforços para um bem maior causando um impacto social que reside na orientação e disseminação do conhecimento para profissionais de saúde que lidam com doenças infecciosas tanto no Brasil quanto na Guiné Bissau.” Destacou a pesquisadora.

É válido ressaltar que o desenvolvimento de uma obra como esta traz um grande diferencial na vivência dos alunos que auxiliaram em sua organização e, verdadeiramente, possibilita experiências únicas de aprendizado unificado à um impacto social positivo. Segundo o estudante de Medicina José de Ribamar Barroso: “É um sentimento de orgulho e realização estar da organização desta obra em que os 15 capítulos vão impactar o enfrentamento às doenças de ambos os países.”

Tal contribuição para a comunidade científica possui um valor inestimável e a Unichristus parabeniza todos os envolvidos neste projeto enchendo-se de orgulho por contribuir para o avanço dos estudos em saúde.