Alunos de Engenharia Civil destacam-se em defesas de TCC no Semestre 2023.2

Postado em 08/10/2023

No semestre 2023.2, os alunos do curso de Engenharia Civil demonstraram excelência acadêmica ao apresentarem seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), abordando temas relevantes e desafiadores em suas respectivas áreas de pesquisa.

Carlos Eduardo de Sousa Pinto se destacou com a análise estatística de métodos semiempíricos de previsão de capacidade de carga aplicados a estacas hélice contínua monitorada no município de Fortaleza, sob a orientação do Professor Fernando Feitosa Monteiro.

Caio Augusto Mota de Macedo apresentou uma análise de metodologias semiempíricas de capacidade de carga aplicadas a estacas escavadas equipadas com a tecnologia Expander Body, também orientado pelo Professor Fernando Feitosa Monteiro.

A pesquisa de Sabrina Moura Sena abordou a ozonização associada a processos de eletroxidação, eletroflotação e eletrocoagulação aplicados ao tratamento de águas urbanas, com orientação do Professor Eliezer Fares Abdala Neto.

Vanessa Araujo de Sousa conduziu um estudo comparativo da aplicação do concreto autoadensável e do concreto superfluido no sistema parede de concreto, orientada pela Professora Rafaela Fujita Lima.

Evilene Sinésio Silva focou na utilização do levantamento visual contínuo para análise de soluções de manutenção no pavimento de um segmento da rodovia estadual CE-085, orientada pelo Professor Jardel Andrade de Oliveira.

Filipe Monte Moraes realizou uma análise comparativa entre duas obras na concepção da filosofia Lean Construction, destacando-se como um estudo de caso orientado pelo Professor Ricardo Leandro Santos Araújo.

João Victor Costa Araújo investigou o comportamento à tração de estacas do tipo hélice contínua em solo areno-argiloso, orientado pelo Professor Fernando Feitosa Monteiro.

Robert Jonathan Rocha Mascarenhas desenvolveu um trabalho de dimensionamento e otimização de pilares metálicos via algoritmo de vaga-lume, sob a orientação do Professor Eduardo Alcino de Farias Marques.

Essas defesas de TCCs refletem o comprometimento dos alunos em contribuir para o avanço do conhecimento na Engenharia Civil, enquanto os professores orientadores desempenham um papel fundamental no sucesso acadêmico e profissional de seus orientados. A instituição parabeniza todos os envolvidos por suas conquistas excepcionais.