Alunos de Engenharia Civil Participam de Palestras e Workshop Inovadores no Semestre 2023.2

Postado em 14/10/2023

O semestre 2023.2 foi marcado por enriquecedoras palestras e workshops que proporcionaram aos alunos do curso de Engenharia Civil uma visão abrangente e prática de diversos temas relevantes para a área.

Em 04/09/23, a Palestra “Priorização da Mobilidade Ativa” com Priscila Diniz, Coordenadora de gestão cicloviária de Fortaleza, destacou iniciativas específicas implementadas na cidade para priorizar a mobilidade ativa, especialmente o deslocamento por bicicleta. A palestra não apenas informou os participantes sobre essas ações, mas também inspirou-os a adotar práticas que facilitam o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade.

No dia 10/10/23, Paulo Portela da SH Formas, Escoramentos e Andaimes, compartilhou insights valiosos na palestra “Industrialização de Obras de Construção Civil”. O gerente e engenheiro civil, com longa experiência de mercado, abordou a importância da industrialização nas obras, explorando formas recicláveis e escoramentos metálicos duráveis, otimizando processos construtivos, reduzindo custos e minimizando impactos ambientais.

Já em 30/11/23, o Dr. Daniel Cid conduziu o workshop “Seca em Jogo: uma ferramenta lúdica aplicada ao planejamento de secas”. Doutor e Mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos), o pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos apresentou um jogo sério desenvolvido para facilitar o aprendizado sobre estratégias proativas de convivência com a seca no estado do Ceará. O workshop não apenas proporcionou uma experiência ativa de aprendizagem, mas também estimulou a empatia e debates sobre o uso sustentável dos recursos hídricos.

Essas atividades proporcionaram aos alunos uma oportunidade única de complementar seus conhecimentos teóricos com insights práticos e inovadores, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e conscientes das diversas facetas da Engenharia Civil. A instituição parabeniza os palestrantes e organizadores por proporcionarem eventos tão enriquecedores.

Industrialização de Obras de Construção Civil

Priorização da Mobilidade Ativa