Visita Técnica dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unichristus à foz do Rio Ceará

Postado em 25/02/2019

Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo visitaram a foz do rio Ceará como etapa da disciplina Projetos Especiais. Essa atividade curricular específica de referida disciplina também atraiu alunos de outros semestres. O local possui vasta riqueza ambiental, social, cultural e histórica. Em 1606, foi erguida a primeira fortificação da capital (Fortim São Tiago), por isso o bairro Barra do Ceará conta com uma escultura que define o Marco Zero de Fortaleza. Entre 1930 e 1940, funcionou o Hidroporto Condor, onde pousavam os primeiros aviões, uma vez que a cidade não contava com um aeroporto. Atualmente, esse local funciona como estaleiro para barcos. Durante a visita, foi realizado o famoso passeio de barco do Sr. Alberto, pioneiro nessa atividade. Os alunos puderam conhecer o mangue, as atividades dos pescadores e a bela paisagem. A disciplina da profa. Kelma Pinheiro sugere um terminal para os barcos que atuam no turismo e na travessia do rio, bem como uma proposta de urbanização do entorno.