Unichristus investe em práticas multidisciplinares no enfrentamento à COVID-19

Postado em 14/06/2021

Do mesmo modo que os profissionais de saúde estão se capacitando para uso e manejo clínico do capacete Elmo, aparelho de respiração assistida em pacientes enfermos com a COVID-19, os alunos do curso de Fisioterapia e Enfermagem do Centro Universitário Christus (Unichristus) estão participando de aulas teóricas de técnicas de terapia com uso do equipamento.

O professor do curso de Fisioterapia, Marcus César Silva de Morais, explica que o tratamento com o uso dessa ferramenta inicia pela avaliação de indicação do uso da terapia, depois é feita a instalação, o acompanhamento e a retirada da terapia. “Todo esse procedimento, desde a instalação até a retirada, é realizado por pelo menos dois profissionais da saúde capacitados, por exemplo, um fisioterapeuta e um enfermeiro. Por isso a importância de abordar o tema no dia a dia da academia na preparação dos nossos alunos para o mercado de trabalho”, afirma Morais.

Além das aulas e palestras, o curso de Enfermagem da IES, em parceria com a Coordenadoria de Educação em Saúde, Ensino, Pesquisa e Programas Especiais (COEPP) da Prefeitura de Fortaleza, elaborou um vídeo tutorial para o “Curso de manejo clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde para técnicos de Enfermagem”. O intuito dessa ação é capacitar, de forma remota, técnicos de Enfermagem e profissionais de saúde do serviço público para um atendimento mais assertivo nas condutas dos pacientes com COVID-19 na Atenção Primária. A professora do Curso de Enfermagem da Unichristus, Deborah Pedrosa Moreira, falou à TV O Otimista sobre a capacitação feita em conjunto com a PMF, sobre o manejo de Covid na Atenção Primária. A professora Deborah lembra que os alunos do Estágio Supervisionado I e os professores da mesma disciplina participaram da vacinação de idosos contra o novo Coronavírus, no município do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, reforçando o compromisso e responsabilidade social com a comunidade.

Assista na íntegra: