A Editora do Centro Universitário Christus (EdUnichristus) foi criada em 04 de fevereiro de 2005 através da Resolução CONSU Nº. 05/2005. Ao longo dos anos, a EdUnichristus tem buscado condensar, por meio de suas publicações , a produção intelectual da comunidade acadêmica, de forma a buscar o alcance do público em geral.
Somos o órgão responsável pelo recebimento, editoração impressa e/ou digital e disponibilização de livros acadêmicos da Unichristus. Embasada pelos seus princípios éticos e políticas editoriais, a EdUnichristus ratifica seu compromisso em trazer conhecimento ao público através da divulgação da produção científica, didática, técnica, literária e artística.
É objetivo da editora a publicação ou republicação de obras de cunho didático, científico, ou quaisquer obras de reconhecido valor cultural. Vale ressaltar que as publicações de caráter didático têm espaço preferencial na programação da editora, principalmente quando suprem as carências bibliográficas específicas de determinadas áreas de ensino.
Atua como órgão consultivo e deliberativo, sendo integrado por professores da instituição com notória produção acadêmica, podendo também contar com a participação de pessoas qualificadas que não pertencem ao quadro de pessoal da Unichristus, quando indicados pelo Diretor Executivo e aprovados pelo Reitor. Atualmente, o Conselho Editorial é composto pelos seguintes docentes:
É o órgão de execução da Política Editorial e das atividades de domínio conexo. O Diretor Executivo é um membro nomeado pela reitoria da Unichristus e os ocupantes dos setores administrativos são colaboradores da instituição com comprovada competência indicados pelo Diretor Executivo e aprovados pela reitoria. Atualmente, a Diretoria Executiva é composta pelos seguintes nomes:
Para apoiar a rotina editorial a EdUnichritus conta com um grupo de especialistas em diferentes áreas:
A EdUnichristus preza pela disponibilização do conhecimento científico e defende que o acesso mais abrangente aos resultados de pesquisas científicas contribui decisivamente para o desenvolvimento social, econômico e cultural. Além disso, a ciência de modo geral progride mais rápida e eficazmente com o acesso livre e irrestrito aos resultados da pesquisa científica.
Uma das inovações mais importantes originada na publicação pela Web foi o movimento de acesso aberto, que considera o conhecimento científico registrado nas publicações científicas como um bem público e preconiza que os trabalhos científicos sejam publicados na Web e tenham acesso universal e aberto.
Nesse sentido, com o objetivo de contribuir para ampliar e fortalecer a visibilidade da pesquisa brasileira e aumentar o seu impacto, a EdUnichristus estabelece que as obras científicas originadas de pesquisas e projetos financiados pela Unichristus, parcial ou totalmente, sejam disponibilizados via Internet, salvo em ocasiões em que haja contrato específico entre o(s) autor(es) e a editora que limitem tal acesso.
Autores: Deodato Narciso de Oliveira Castro Neto e Karla Angélica Silva do Nascimento
Categoria: Metodologia Científica
Área Temática: Metodologia
Disponível em: Formato Digital
Este guia, fruto da dissertação de Mestrado, fornece perspectivas sobre o ensino médico, o método ativo e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em casos complexos sobre fraturas expostas, trabalhados na disciplina de Ortopedia e Traumatologia de um curso de medicina. Esse guia se destina aos docentes da área da saúde, já que concede uma sequência didática para elaboração e aplicação de um PBL, que é um método de ensino que pode ser incluído às estratégicas pedagógicas na prática docente, junto com outros métodos. O PBL é diferente da abordagem tradicional, visto que começa com exemplos individuais ou apresenta cenários de problemas que estimulam o(a) discente ao trabalho colaborativo. Ao fazer isso, os(as) estudantes chegam aos princípios e conceitos gerais e específicos que migram para outras situações de aprendizagem: reflexão, tomada de decisões, resolução do problema de maneira individual e coletiva. Isso porque o PBL auxilia a aquisição de competências, incentiva uma abordagem profunda da aprendizagem e propicia, aos(às) estudantes a autonomia. No entanto, os(as) discentes podem não conseguir desenvolver uma estrutura organizada para seu conhecimento. Para isso, é necessário que o(a) docente tenha conhecimento da elaboração e de como aplicar um PBL, ou seja, conhecer uma sequência didática para realização desse método com uma determinada turma de alunos(as). Assim, é fundamental compreender o cenário do problema que se quer trabalhar, pois ele deve despertar o interesse dos(as) estudantes. Diante disso, esse guia mostra que o(a) docente pode-se utilizar de várias mídias para a elaboração de um PBL: áudio, vídeo, podcast, aplicativos educativos, quiz, e outras ferramentas que promovem o compartilhamento de informações, bem como de produção colaborativa. Além disso, outros recursos de aprendizagem adicionais podem ser disponibilizados aos estudantes, incluindo e-books, links interessantes etc. A elaboração do PBL envolve uma combinação habilidosa de estratégias educacionais projetadas para ajudar os(as) estudantes a alcançar os resultados em seu processo de aprendizagem. O PBL pode dar uma contribuição valiosa para essa combinação, mas é preciso prestar atenção em como ela é implementada. O guia está dividido em duas seções: a primeira trata sobre a abordagem PBL em casos complexos; a segunda, sobre a elaboração para entrega do conteúdo pelos(as) docentes, incluindo a avaliação de conhecimentos. Salientamos, ainda, que, apesar de os exemplos apresentarem o tema fraturas expostas, as estratégias de elaboração são consideradas para qualquer tema desenvolvido em um curso de medicina. Isso acontece, porque esse trabalho considera as medidas que podem ser necessárias para garantir o desenvolvimento do PBL como método em qualquer currículo médico. Boa leitura!
Ano: 2022
ISBN (Digital): 978-65-89839-20-0
Número de páginas: 58
Disponível para Download: Sim
O interessado em publicar através da EdUnichristus deverá submeter o manuscrito para apreciação de acordo com as instruções definidas no Regimento da EdUnichristus. Após aprovação de viabilidade pela Diretoria Executiva, o pedido será levado à apreciação do Conselho Editorial, ocasião em que, caso aceito, será direcionado para as etapas de revisão técnica, linguística e de normalização (nesta sequência).
Após as etapas de aprovação e revisão, será iniciado o processo de editoração propriamente dito. A EdUnichristus entrará em contato com o(s) autor(es) para definição conjunta do projeto editorial (capa, fonte, estilos, cores, etc.) e, logo em seguida, será fornecida a primeira versão de prova para aprovação pelo(s) autor(es).
Vale ressaltar que não serão aceitas para análise obras em formato e linguagem de tese ou dissertação. O autor deve ajustar o texto ao formato de livro antes de submetê-lo à EdUnichristus.
Caso tenha interesse em publicar por meio da EdUnichristus, siga as instruções disponibilizadas no tópico ao final desta página sobre Submissão de Manuscrito.
Acesse aqui o Regimento da EdUnichristus.
Para otimizar o processo de produção da obra e facilitar a comunicação entre os autores envolvidos e a equipe editorial, devem ser atendidas algumas normas em relação ao formato dos arquivos e à adequação do texto apresentado. O processo de produção somente se iniciará após o envio de todas as partes da obra em conformidade com as orientações apresentadas a seguir:
Esteja ciente de que o material submetido à apreciação da EdUnichristus passará por diferentes etapas até chegar à editoração propriamente dita. O processo de revisão do manuscrito ocorrerá da seguinte forma:
Para conhecer em detalhes o funcionamento desse fluxo, clique AQUI para acessar o diagrama de fluxo editoral da EdUnichristus.
Utilize o formulário abaixo para submeter o manuscrito da obra para qual deseja publicação. Após o envio dos dados básicos, incluindo o arquivo do material em formato Word, você receberá o contato da nossa equipe editorial, com o objetivo de coletar informações mais detalhadas.
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