TUDO NOVO NO MUNDO DO TRABALHO

Postado em 28/10/2021

Por Fabiana Sousa – Coordenadora da Central de Estágios e Empregos Unichristus (27/10/2021)

Nesse processo atual de trabalho, em que se tenta adaptar novos hábitos e comportamentos de evitação e cuidados com COVID-19 com o retorno programado ao ambiente laboral, muitos processos estão sendo reescritos, e outros, reinventados.

A área de recrutamento e seleção das empresas, assim como as demais áreas, foi afetada diretamente, pois as formas de contratação conhecidas e usualmente praticadas, priorizando a relação presencial e o contato pessoal individual e em grupo, tiveram de ser substituídas urgentemente por ferramentas de trabalho on-line e a distância. Com isso, muitos dos recursos usados pelos profissionais de RH, no momento da seleção, foram perdidos, sendo substituídos por outros, por vezes, desconhecidos ou de pouco uso.

Dessa forma, faz-se necessário acompanhar as tendências mundiais desse processo que alavanca o desempenho das empresas ao ser assertivo na contratação dos novos funcionários na retomada da economia em todas as áreas. Notadamente, a área de RH deve estruturar-se para atrair os melhores profissionais do mercado, retendo-os com boas políticas organizacionais internas capazes de conter o impulso do profissional pela busca de melhorias no trabalho e na renda e a concorrência de empresas que sabem atrair e reter como forma de estabilidade e retenção do conhecimento na empresa.

Apresentamos a seguir exemplos de recrutamento na China, informações retiradas do artigo de Stefanie Ferracciu | Gupy

O impacto da crise fez com que os países agilizassem ainda mais o uso da tecnologia no r&s. É o caso da China que lançou uma série de iniciativas de recrutamento on-line  recentemente e em todo o país para quando o distanciamento social fosse abrandado. Algumas delas são: O ministério da educação lançou um projeto de recrutamento de recém-formados on-line chamado 24365 (que significa 24 horas por dia, 365 dias por ano). Nesse projeto, foram apresentadas mais de dois milhões de vagas em diversos sites de contratação, atraindo mais de 250 mil novos usuários no total; O Ministério de Recursos Humanos e Seguridade Social também lançou um grande projeto de recrutamento on-line em âmbito nacional para divulgar posições em diversos tipos de plataforma que vão além das especializadas no recrutamento e na seleção — tudo para potencializar a postagem de 10 milhões de novas vagas até junho; A Alipay, plataforma de pagamento móvel, lançou uma feira virtual de empregos com cerca de 60.000 empregadores em março. Os candidatos podem acessá-la, saber mais sobre cada empresa e oportunidades e enviar seus currículos de forma remota. Resultado: cerca de 1,64 milhão de pessoas encontraram oportunidades de emprego flexíveis desde o surgimento da Covid-19;As principais plataformas de recrutamento do país estão acelerando o desenvolvimento de novas funções, como entrevistas em vídeo em grupo e streaming ao vivo, para combinar candidatos qualificados com empregadores adequados sob condições de contratação mais restritas.

A preparação para o novo contexto do mercado de trabalho deve ser uma prática constante de todos os atores envolvidos: indivíduos, empresas, sociedade e governos.