Simulador para vídeo-cirurgia minimamente invasiva é desenvolvido e validado através do programa de Mestrado Profissional do Centro Universitário Unichristus

Postado em 10/05/2021

Um simulador realístico para vídeo-cirurgia torácica minimamente invasiva foi desenvolvido e validado através do programa de Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde (TEMIS) do Centro Universitário Unichristus. O equipamento foi submetido a testes no Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica em Belo Horizonte com grande aceitação. O cirurgião torácico e Mestre pela Unichristus, Francisco Martins Neto, desenvolvedor do projeto, afirma que trata-se de um equipamento original e que apresentará um custo de produção muito inferior a produtos importados com o mesmo propósito. O professor Dr. Acrisio Valente, orientador da pesquisa, declarou que o equipamento será importante no treinamento de novos cirurgiões na técnica minimamente invasiva e que um dispositivo semelhante será incorporado ao Laboratório Especializado da Unichristus. O registro de patente já foi solicitado ao INPI e o estudo aceito para publicação periódico científico especializado.