Nosso muito obrigado!

Postado em 15/10/2020

Dia do Professor

Estimados professores e professoras,

Em um ano tão adverso, como está sendo 2020, passamos por muitos desafios que nos submeteram a testar nossas competências adquiridas ao longo da jornada profissional. Mais que isso, tivemos que nos reinventar, aprendendo novas formas pedagógicas que as condições sanitárias nos impuseram. Nesse aspecto, ressaltem-se a resiliência e o trabalho em equipe dos professores e das professoras que, em pouco tempo, absorveram conhecimentos técnicos na área da informática, possibilitando a continuidade do processo educacional de forma remota.

Sim, tivemos meses difíceis, com as consequências da Covid 19 assolando nossa carga emocional, exigindo um esforço ainda maior para nos concentrarmos nas atividades acadêmicas. Impossível não reconhecer a importância do corpo docente nesses momentos atribulados para todos, principalmente, para os alunos.

Assim, embora sem a presença física, constata-se que o papel pedagógico do professor tem forte influência no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Entre tantas aprendizagens durante essa pandemia, ficou claro que há a necessidade de uma pessoa com determinadas características e conhecimentos para conduzir uma turma de alunos ávidos por uma formação que os leve a exercer uma profissão com dignidade, respeito e competência. Em outras palavras, a presença do professor, física ou remota, é um marco para a formação dos alunos. Essa referência é insubstituível, pois a máquina não se envolve, não se emociona e é indiferente ao sucesso do aluno com quem se convive.

Agradecemos e parabenizamos aos professores e às professoras que souberam enfrentar e vencer um tempo tão adverso, permanecendo com o vínculo humano entre seus educandos.

Reitoria.