NIT Unichristus participa do Workshop sobre Redação de Patentes

Postado em 12/11/2018

No dia 9 de novembro de 2018, o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT da Unichristus participou do Workshop Redação de Patentes ocorrido na Universidade de Fortaleza – UNIFOR. O Workshop básico/intermediário teve 06 horas de duração e foi promovido pela Axonal com o apoio da Redenit-CE e de diversas instituições do ecossistema de inovação no Ceará. Entre as instituições participantes, podem-se destacar a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA).

 

 

O evento teve como objetivo capacitar os participantes a darem primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos.

O workshop foi conduzido pelo Prof. Henry Suzuki, sócio-diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, principal consultant da Innovalyst (US), consultor colaborador da Questel Consulting (FR), agente da Propriedade Industrial e especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas. Henry é graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; é agente do Questel Orbit no Brasil, titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil – Academia Nacional de Farmácia, empreendedor, inventor e membro fundador da Mentores do Brasil.

 

 

O encontro dividiu-se em dois momentos. No primeiro deles, foi realizada revisão acerca dos fundamentos sobre patentes e sua implicação no processo de redação e tramitação. Já no segundo, foram abordados temas mais práticos, como apresentação de Guias e Diretrizes para a redação e análise de patentes, estudo dos erros comuns em redação e tramitação de patentes e as estratégias de redação de descrições de invenções, reivindicações e relatórios descritivos.

Os assuntos debatidos propiciaram o esclarecimento de muitas dúvidas envolvidas nas particularidades do processo de redação de patentes. Os conhecimentos poderão ser aplicados por alunos e docentes que desenvolvam projetos que resultem em produtos, formulações e/ou aplicativos para celular.