Mestrado de Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação em Saúde da Unichristus lançam disciplina inovadora de Tecnologia da Informação em Saúde.

Postado em 03/12/2021

Sempre atento às necessidades em inovações tecnológicas na área da saúde, o Mestrado de Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação em Saúde (TEMIS) da Unichristus inova mais uma vez na grade curricular lançando a disciplina Tecnologia de Informação em Saúde. O objetivo é formar profissionais hábeis à criação e produção de tecnologias disruptivas.

Ofertada pela primeira vez na Unichristus, a disciplina realizada de 19 a 21 de novembro, foi ministrada no formato on-line e síncrono para 24 alunos do Mestrado da Unichristus e 14 da Universidade Federal do Ceará (UFC), que puderam desenvolver as habilidades e competências que vão desde a compreensão do design de serviços no setor de saúde, auxiliando na produção do produto mínimo viável (MVP), até o uso de ferramentas para a inovação de modelo de negócios visando o lançamento do produto no mercado.

Durante a aula foi apresentado o Capacete de Respiração Assistida Elmo – inovação fruto de parceria público-privada responsável pelo tratamento de milhares de pacientes contra a COVID-19. A explanação foi realizada pelo prof. Dr. Marcelo Alcantara, idealizador do dispositivo e, também, idealizador e coordenador da disciplina em conjunto com a profa. Dra. Ingrid Correia.

Os discentes tiveram a oportunidade de interagir com renomados gestores da área de Saúde, Ciência e Tecnologia do estado do Ceará que representam também a Unichristus, além de várias instituições governamentais e privadas como a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a CriarCE (aceleradora com foco em Soluções de Hardware da Secitece), o Instituto Federal do Ceará (IFCE), o Instituto Atlântico, Neurobots e a Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). “A realização dessa disciplina promoveu a integração dos discentes com os diversos atores do ecossistema de inovação do estado, favorecendo colaborações efetivas no tocante da tecnologia em saúde, objetivando o desenvolvimento de soluções inovadoras com grande impacto social e incentivando o empreendedorismo” explica a profa. Dra. Ingrid Correia.

Ao fim, Ulysses Cabral, Médico Cardiologista e discente do TEMIS, apresentou seu aplicativo para monitoramento remoto de pacientes com Insuficiência Cardíaca que será desenvolvido no Laboratório de Inovações Tecnológicas da Unichristus.

A abertura contou com a participação do Reitor da Unichristus, Dr. José Rocha, Prof. Dr. Marcelo Alcantara (Superintendente da ESP/CE), Profa. Dra. Ingrid Correia (Docente Unichristus), Profa. Dra. Alice Pequeno (Coordenadora do NIT da ESP/CE), Prof. Dr. Wally Menezes (Reitor do IFCE) e pelo Prof. Dr. Samuel Façanha (Cientista Chefe de Inovação do Governo do Estado).

Vale ressaltar que o apoio da Unichristus representado pelo Dr. José Rocha (Reitor), Dr. Marcos Kubrusly (Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa), Dr. João Crispim e Dra. Ramile Lima, Dra. Ingrid Correia (Coordenação TEMIS), Dr. Marcelo Alcantara (Unichristus, ESP/CE), Eymard Serra (Unichristus), e da Profa. Alice Pequeno (ESP/CE) foram fundamentais para o desenvolvimento dessa disciplina inédita, inovadora e disruptiva.