II Simpósio Internacional de Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais reúne acadêmicos para discussão e análise de trabalhos

Postado em 03/03/2022

Simpósios são eventos acadêmicos que reúnem especialistas para a discussão e análise de trabalhos em um determinado tema. Para mestrandos são experiências essenciais na construção de conhecimento e acesso a avanços e novidades no ensino.

Na Unichristus, o II Simpósio Internacional de Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais foi um evento organizado por professores e coordenação do MESTED bem como da coordenação da área de assuntos internacionais, e foi composto por painéis baseados em experiências locais, nacionais e internacionais. Com a presença de parceiros de universidades parceiras, foram discutidas experiências relacionadas à cooperação Japão e Brasil na formação de acadêmicos (Tokai University, Japão); novas estratégias no ensino de Medicina de Família na graduação (Universidade de Algarve, Portugal); como ensinar educação em saúde aos estudantes de Medicina (Universidade Finis Terrae, Chile) e educação na formação do médico de família e comunidade (Unichristus, Brasil).

Também foram discutidos os benefícios dos mestrados profissionais para a sociedade, temas como pesquisa e tecnologia em saúde para tomada de decisão – experiência do Ceará, e a importância da produção científica nos mestrados profissionais – vivências da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Houve também a discussão e análise de trabalhos de mestrandos, os quais sobre temas como produção de aplicativos móveis, educação digital em pedagogia, prescrição nas Unidades Básicas de Saúde; avaliação MINICEX na oferta de “feedback” e outras especificidades relativas à formação continuada de profissionais egressos da área de saúde, particularmente.

A atividade final contou com a participação de representante da Fiocruz – CE, que apresentou e discutiu sobre “Saúde da família no ensino e na pesquisa na pós-graduação”.

Os simpósios oferecidos na Unichristus têm o objetivo de possibilitar o compartilhamento de novas experiências em educação, em pesquisa e uso apropriado dos seus resultados. Assim, é possível obter um melhor desempenho de profissionais egressos de universidades, que amplie as possibilidades de ações benéficas além da promoção de saúde como: cidadania, equidade social e avanços na adoção de comportamentos justos e saudáveis.