Para discentes
Quais os documentos que preciso apresentar para realização da matrícula?
Após a divulgação do resultado final, o candidato aprovado receberá instruções via e-mail para efetuar a matrícula. Para isso, deverá verificar o e-mail cadastrado no ato da inscrição e seguir rigorosamente as orientações enviadas.
Qual o procedimento para mudança de linha de pesquisa?
Só poderá ser realizada mediante requerimento à coordenação do Curso, que apreciará os motivos e conveniência da mudança.
Qual o procedimento para mudança de orientador?
A mudança de orientador deverá ser feita através de requerimento que será enviado para análise e despacho da Coordenação do Curso.
Qual o prazo máximo para realização do exame de qualificação?
O Exame de Qualificação deverá ser realizado no máximo 90 (noventa) dias antes da data prevista para a defesa do trabalho de conclusão. Para outro prazo deverá ser feito requerimento para análise da Coordenação do Curso.
Após aprovação na banca de qualificação quais os critérios para a realização da banca de defesa?
A solicitação formal de agendamento deverá ser apresentada pelo mestrando em até 15 dias de antecedência da data pretendida, mediante o preenchimento do formulário de agendamento de banca, disponível no seguinte link: https://bit.ly/banca-direito
O formulário deverá ser preenchido com todos os dados solicitados, tanto do aluno como dos membros da banca. Após o preenchimento, enviar a via digital do trabalho à Secretaria de Cursos e aos professores participantes da banca.
Quanto tempo pode ser utilizado, para apresentação da qualificação e defesa?
Por ocasião da banca, o mestrando terá até 20 (vinte) minutos para apresentar seu trabalho, prorrogável por mais 5 (cinco) minutos. Caso seja necessário recurso de mídia, deverá informar à secretária de curso, no terceiro andar, com 24 horas de antecedência. Cada examinador terá até 20 (vinte) minutos para fazer suas considerações, prorrogável por mais 10 (dez) minutos.
Quais os procedimentos que devem ser tomados após a defesa?
Após a sessão de defesa do trabalho de conclusão, o (a) mestrando (a) deverá, em um prazo de 30 (trinta) dias, enviar, por meio de formulário disponibilizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa no endereço https://mestrado.unichristus.edu.br/entrega-final-dissertacao/, os seguintes documentos:
1. Termo de Autorização para Disponibilização de Documentos Digitais no Repositório Digital do Centro Universitário Christus (indicando se a divulgação do material será total ou parcial), cujo modelo está disponível em https://mestrado.unichristus.edu.br/entrega-final-dissertacao/;
2. Termo de Autorização de Entrega da Versão Final (assinada pelo orientador), cujo modelo está disponível em https://mestrado.unichristus.edu.br/entrega-final-dissertacao/ ; e
3. Versão completa do trabalho (contendo ficha catalográfica).
Para docentes
Quanto tempo antes da defesa deve ser realizado a qualificação?
O Exame de Qualificação deverá ser realizado no máximo 90 (noventa) dias antes da data prevista para a defesa do trabalho de conclusão.
Como funciona o sistema de aprovação?
Será considerado aprovado o aluno que obtiver aprovação da maioria dos examinadores.
Como funciona o sistema de reprovação de qualificação?
No caso de reprovação, o aluno terá direito a apenas uma nova defesa de qualificação no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados a partir da reprovação.
Em caso de reprovação de defesa o aluno terá direito a uma nova defesa de trabalho?
Não. Em caso de reprovação, o aluno não terá direito a uma nova defesa.
Quem faz parte da banca examinadora do trabalho de conclusão?
A Comissão Examinadora do Trabalho de Conclusão do Curso (dissertação) será constituída por, no mínimo, 3 (três) examinadores e um membro suplente, todos com título de doutor, sendo um o orientador do candidato, que presidirá o exame.
Na falta do orientador quem deve ser o substituto na banca examinadora?
Na falta ou impedimento do orientador, este poderá ser substituído por um coorientador do aluno.
Deverá ter algum membro externo na banca de examinadora de defesa?
Sim. Na composição da Comissão Examinadora, 1 (um) dos 3 (três) membros doutores, no mínimo, deverá ser externo à Instituição.
Perdi o prazo de defesa e agora?
O não-cumprimento dos prazos de defesa, quando imputável ao candidato, resultará na perda do direito de defesa.
Fui aprovado na defesa qual o próximo passo?
Após a sessão de defesa do trabalho de conclusão, o aluno deverá, em um prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, entregar, na secretaria, uma via impressa e encadernada e uma via eletrônica de seu trabalho de conclusão, aprovada pelo orientador, incluindo eventuais modificações sugeridas pela comissão examinadora na sessão de defesa.
Para candidatos
Qual o público-alvo do curso?
O Mestrado Acadêmico em Direito da Unichristus destina-se aos profissionais graduados em Direito, com comprovação no ato da matrícula. Vale destacar que casos omissos poderão ser analisados pela coordenação, considerando a adequação do profissional à proposta do curso.
Quantas vagas são destinadas anualmente para ingresso de novos alunos?
São abertas anualmente 30 vagas distribuídas igualmente entre as duas linhas de pesquisa do curso. O edital é lançado sempre em meados de outubro e novembro e as aulas iniciam-se no mês de fevereiro. Eventualmente, quando as vagas anuais não são preenchidas na seleção tradicional, pode haver o lançamento de edital complementar para início em agosto.
Como é feito o processo de inscrição no mestrado?
A inscrição é feita pelo interessado por meio do endereço eletrônico www.unichristus.edu.br, local onde é possível emitir o boleto relativo à taxa de inscrição. Após o pagamento, a documentação do candidato deve ser entregue, pessoalmente, ou por procurador devidamente instituído, na sede da Unichristus, situada na Rua João Adolfo Gurgel, 133, secretaria de alunos do mestrado, andar térreo, Cocó, Fortaleza-CE.
Quais são os documentos necessários para inscrição no mestrado?
O aluno deverá entregar na secretaria da Unichristus os seguintes documentos:
〉Uma fotografia 3×4 recente;
〉Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, em boleto impresso, no ato da inscrição;
〉 Fotocópia autenticada ou simples da Cédula de Identidade (frente e verso);
〉Comprovante de residência;
〉Carta de compromisso conforme modelo anexo ao edital.
Esses documentos não são devolvidos aos inscritos. Além disso, é de responsabilidade dos candidatos a veracidade de todas as informações prestadas. Em caso de inexatidão, ser-lhe-ão atribuídas todas as penalidades jurídicas pertinentes.
Quem são os responsáveis pela avaliação das inscrições?
É constituída uma comissão de avaliação para conduzir o processo. Essa equipe é composta por dois docentes da Unichristus, sendo o primeiro deles o presidente e por um terceiro membro externo à instituição. Além disso, faz parte da comissão um quarto membro suplente que pode ser acionado em caso de necessidades.
Quais são as etapas do processo de seleção?
A seleção é composta por quatro etapas a saber:
Primeira Etapa – Homologação das Inscrições
A Comissão de Seleção determinará a homologação da inscrição do candidato após a análise da documentação apresentada.
Segunda Etapa – Avaliação Curricular (35 pontos)
A Avaliação Curricular deverá ser feita de acordo com a tabela de pontuação preenchida pelo candidato, segundo o Formulário de Currículo Padronizado.
Terceira Etapa – Avaliação do Pré-Projeto de Pesquisa (35 pontos)
A Avaliação do Pré-projeto de Pesquisa deverá ser realizada conforme as orientações constantes no Edital.
Quarta Etapa – Avaliação Oral e Defesa do Pré-Projeto de Pesquisa (30 pontos)
A avaliação oral levará em consideração os seguintes itens:
〉domínio e conhecimento sobre os elementos do pré-projeto de pesquisa apresentado pelo candidato;
〉expressão oral de ideias e articulação de raciocínio,
〉coerência e capacidade de sustentação, de argumentação e clareza de objetivos da proposta de estudo.
〉exequibilidade da proposta de pesquisa,
〉interesse na realização de atividades de pesquisa aplicada e pós-graduação.
Como é calculada a nota final para o processo seletivo?
A nota final do processo seletivo será composta do somatório da pontuação nas etapas, sendo divulgada de acordo com a ordem classificatória, em um único momento, obtida pelo somatório das pontuações da avaliação do currículo lattes, da avaliação da prova dissertativa, da avaliação da pré-projeto de pesquisa e da avaliação oral e defesa do pré-projeto.
Como saber se o candidato foi aprovado ou eliminado do processo?
Serão considerados aprovados e classificados, com direito a ingresso no curso, os candidatos que obtiverem, no somatório das etapas, as maiores notas, cuja classificação atenda ao quantitativo de 15 (quinze) vagas para cada linha de pesquisa para os primeiros colocados, em um total de 30 (vagas). No mesmo sentido, serão considerados eliminados os candidatos que obtiverem nota final inferior a 40 pontos.
Onde poderei verificar o resultado final do processo e de suas respectivas fases?
Os resultados de cada etapa, incluindo o resultado final serão divulgados por meio de listagem, após a realização de todas as etapas de avaliação, e estará disponível no endereço eletrônico www.unichristus.edu.br e na secretaria do programa.
Quais os critérios aplicados nos casos de empates após o resultado final?
Nos casos de empate entre os candidatos, a classificação será decidida com base nos seguintes critérios:
〉Maior pontuação no Currículo Lattes;
〉Maior pontuação na Avaliação oral;
〉Maior pontuação no pré-projeto de pesquisa;
〉Maior idade do candidato, em caso de persistência do empate.
O que ocorre quando há desistências do processo durante a seleção?
Quando há, antes da realização da matrícula, desistência formal do direito de ingresso do candidato classificado, poderá a Comissão de Seleção chamar o candidato classificado em posição imediatamente posterior ao trigésimo classificado, para a realização da matrícula.
O que acontece quando o candidato não comparece a alguma das fases do processo de seleção?
É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação dos resultados de todas as fases do processo seletivo. A falta em qualquer uma das fases elimina o candidato da fase subsequente.
O candidato ao curso deve possuir proficiência em língua estrangeira para inscrever-se no processo de seleção?
Não, mas até o final do curso, o aluno deverá ser aprovado em prova de proficiência em instituição a ser indicada por ato próprio da coordenação do programa de mestrado acadêmico em Direito, nos idiomas inglês, alemão, francês ou italiano, sob pena de não poder defender a dissertação de mestrado e, se for o caso ser jubilado.
Após a aprovação, como são os trâmites para a matrícula na instituição?
Após a divulgação do resultado final, o candidato aprovado deverá realizar matrícula no período estabelecido no cronograma e se dirigir à secretaria de alunos. Para isso, deverá obedecer aos seguintes passos:
〉verificar o dia e o horário da matrícula e solicitar, na referida secretaria, a emissão do boleto para o pagamento da primeira parcela das 30 (trinta) necessárias para a finalização do curso;
〉preencher e assinar o Contrato Financeiro e a Ficha de Compromisso de Dedicação ao Mestrado;
〉apresentar comprovante de pagamento da primeira parcela do Curso de Mestrado.
O que acontece quando o candidato aprovado não realiza a matrícula no prazo estipulado pela coordenação do curso?
Em caso de não cumprimento dos prazos estabelecidos no edital pelo candidato aprovado, ele será considerado desistente. Obedecendo à ordem de classificação, o candidato imediatamente seguinte será chamado para a realização da matrícula. Essa sistemática será adotada até que sejam preenchidas as 30 (trinta) vagas disponibilizadas. Dessa forma, poderão realizar a matrícula os candidatos aprovados e os candidatos classificados que poderão ser convocados na ocorrência de candidatos aprovados desistentes.
Qual o valor do investimento para o curso de mestrado acadêmico em Direito?
Os valores das mensalidades do curso são divulgados no edital de seleção.
Há reajustes nos valores das mensalidades?
Sim, as mensalidades serão reajustadas anualmente.
Há bolsas disponíveis aos alunos aprovados para o curso?
Sim, será concedida bolsa de estudos ao primeiro colocado na seleção, consistindo no abatimento de 50% (cinquenta por cento) do valor das mensalidades do curso, sendo vedada a cumulação com qualquer outra espécie de bolsa, incentivo ou abatimento de mensalidade. Ou seja, não é permitida a cumulação das bolsas disciplinadas neste edital com qualquer outra bolsa, incentivo ou abatimento. Tal benefício é disponibilizado pela Unichristus através de edital específico. Além da bolsa institucional, o curso possui bolsas Funcap e CAPES para distribuição entre os discentes. Os critérios para seleção dos alunos contemplados com as referidas bolsas são tratados em editais específicos divulgados anualmente.
Quais as obrigações do aluno bolsista?
O aluno bolsista deverá observar todas as disposições do regulamento do Mestrado Acadêmico em Direito, o Regimento Interno do Centro Universitário Christus e as seguintes disposições:
〉não ser reprovado em nenhuma disciplina;
〉realizar com êxito a defesa da dissertação no prazo máximo de 24 meses;
〉apresentar relatórios semestrais de atividade realizadas no programa, especialmente com seu orientador;
〉publicação, até a data de defesa, de pelo menos um artigo em revista com estrato B1 (ou superior) com um professor do programa.
〉participação (com apresentação) em pelo menos um CONPEDI nos primeiros 12 meses no programa.
Em não cumprindo qualquer de seus deveres, o mestrando perderá a bolsa, não sendo ela transferida a qualquer outro mestrando do programa.
Confira aqui o regimento do curso.