Sobre o curso

O que é um Mestrado Profissional?

É uma modalidade de mestrado criada pela CAPES em 16 de dezembro de 1998, pela Portaria Nº 080, com a finalidade de atender às necessidades de profissionais que, estando atuando no mercado de trabalho, necessitam aprimorar sua qualificação profissional e buscar inovações em sua área. Além disso, a formação do discente do Mestrado Profissional pode ser feita em serviço, pois se espera que ele não se afaste de seu ambiente de trabalho durante o Curso. O Mestrado Profissional é semelhante ao Acadêmico em seus conceitos, porém o objetivo e a forma de condução do curso são orientados para o estudo e a solução de problemas reais do ambiente organizacional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao Acadêmico. O Mestrado Profissional confere idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência e responde a uma necessidade de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado Acadêmico.

Qual a importância deste Mestrado?

Este Mestrado, pioneiro no Brasil, é centrado em dois temas de suma importância da Medicina atual: simulação na área de saúde e tecnologia minimamente invasiva. A simulação clínica com o emprego dos simuladores é destacada na literatura como uma excelente estratégia que possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico, bem como o aumento da habilidade para a avaliação e decisão médica que será requerida na prática assistencial. A utilização da simulação constitui um processo em ascensão dentro da educação médica, com relevância cada vez maior no século da tecnologia, da inovação e da informação, nas faculdades de Medicina, tanto no ensino e aprendizado, quanto para treinamento em extensão de educação continuada, além de pesquisa, para testar novas técnicas de uso potencial, contribuindo para a evolução da cirurgia. O aprendizado e o treinamento por meio da simulação transfere a absorção dos conceitos psicomotores de habilidades adquiridas para a prática clínica e para a sala de operação. Ela replica aspectos reais e essenciais da prática médica garantindo um ambiente seguro para a realização e o aprimoramento das intervenções.

A tecnologia minimamente invasiva está presente em várias especialidades médicas; é um grande avanço da Medicina intervencionista e está evoluindo de maneira constante. Ela é sinônimo de menor resposta inflamatória ao trauma, com os benefícios associados de menos dor pós-operatória, de menor sangramento, de menor tempo de internação, de menores riscos de infecção, de hérnias e aderências. Apresenta recuperação mais rápida, retorno precoce ao trabalho e às atividades físicas, além do benefício estético, com cicatrizes mínimas. Podemos citar como exemplos, procedimentos de menor complexidade como a remoção do apêndice e da vesícula, avançado para gastroplastias, transplantes de órgãos, correção de aneurisma cerebral, de doenças cardíacas, por meio de videocirurgia e da robótica minimamente invasiva.

Como funciona o Mestrado?

As aulas acontecem em módulos nos finais de semana, programadas para minimizar o sacrifício e o conflito de horários dos mestrandos com o trabalho, o emprego, o plantão, o ambulatório e o consultório.

Objetivos do Mestrado Profissional

O Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde tem por objetivos:

⋅ Formar e qualificar profissionais da área de Saúde que atuam na rede de saúde pública ou privada, para atuar o mercado de trabalho, capacitados por meio da utilização do método científico e da pesquisa para a agregação de valores a suas atividades;

⋅ Fomentar a produção e a circulação de conhecimentos sobre questões relacionadas ao desenvolvimento de produtos e procedimentos para melhorar a eficiência na Videocirurgia e na área de simulação em saúde.

⋅ Transferir conhecimento científico para o mercado, para empresas, para o setor público e para a sociedade como um todo, visando ao aumento da produtividade;

⋅ Formar profissionais capazes de desenvolver, pelo uso do método científico, por meio da simulação e do ensino, políticas que permitam a otimização da aplicação de recursos em cirurgias minimamente invasivas em prol do desenvolvimento científico, econômico e social na Saúde.

⋅ Contribuir para o conhecimento, produção técnico-científica e solução de problemas em vídeos e simuladores na área de Saúde.

⋅ Validar técnicas operatórias, materiais, instrumentais cirúrgicos, e modelos de ensino teórico-práticos em simulação de cirurgia minimamente invasiva, por meio da comprovação da metodologia científica.

⋅ Abrir caminho para que estes produtos, uma vez validados, cheguem ao consumidor final, com evidência de eficácia, segurança, confiança, conteúdo estrutural, aplicação e utilidade prática.

Público alvo

O programa receberá profissionais com curso de graduação nas áreas de (Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Bioquímica, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Biologia).

Após a conclusão, o mestrando terá seu diploma validado, comprovado e credenciado pelo MEC, podendo atuar na Área de Saúde e correlata a ela, na rede de Saúde pública ou privada, em empresas e parques industriais, com profissionais qualificados para o mercado de trabalho, capazes de utilizar a pesquisa para agregar valor a suas atividades, transferindo conhecimento científico para as empresas, para o setor público e para a sociedade civil, em especial a área da Saúde e do Ensino.

Corpo Docente

O corpo docente permanente é formado por professores doutores com reconhecida experiência no ensino e na pesquisa além de comprovada qualificação na área de concentração e linhas de pesquisa do programa, sendo, pois, multidisciplinar.

Critérios de Seleção

⋅ Prova de idioma;

⋅ Análise curricular;

⋅ Avaliação da Proposta de Estudo;

⋅ Avaliação Oral.

Vagas

São ofertadas 15 vagas por turma.

Proposta do Curso

Objetivos e Metas

O Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde tem por objetivos e metas:

⋅ Formar e qualificar profissionais da área de saúde que atuam na rede de saúde pública ou privada da região do nordeste para o mercado de trabalho, capazes de utilizar o método científico e a pesquisa para agregar valor a suas atividades;

⋅ Fomentar a produção e a circulação de conhecimentos sobre questões relacionadas ao desenvolvimento de produtos e procedimentos para melhorar a eficiência na área de vídeos e simuladores na área cirúrgica;

⋅ Transferir conhecimento científico ao mercado, para empresas, setor público e sociedade como um todo, visando ao aumento de produtividade;

⋅ Formar profissionais capazes de desenvolver, pelo uso do método científico, políticas que permitam a otimização da aplicação de recursos em cirurgias minimamente invasivas e na simulação como método de ensino na área cirúrgica em prol do desenvolvimento científico, econômico e social na saúde;

⋅ Contribuir para o conhecimento, produção técnico científica e solução de problemas em vídeos e simuladores na área de saúde.

Estrutura dos Encontros

As atividades didáticas do mestrado são presenciais, acontecendo nos turnos da noite às 6ª. feiras, manhã e tarde aos sábados e domingos, de acordo com a oferta das disciplinas, em calendário a ser divulgado no início de cada semestre.

As atividades do trabalho de conclusão são realizadas nos diversos laboratórios e centros descritos durante os dias da semana de acordo com a forma da produção científico tecnológica.

Duração: O programa tem duração mínima de 12 (doze) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses. Em caráter excepcional, e condicionado à aprovação do Conselho de Pós-Graduação, haverá trancamento da matrícula por um período de 6 (seis) meses, não renovável.

Formato de Seleção de Alunos

Característica da demanda a ser atendida: O programa receberá profissionais com curso de graduação completo (médicos, veterinários, odontólogos, engenheiros, biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas, biólogos, administradores, bioquímicos, psicólogos, entre outros), comprovado por meio de diploma credenciado pelo MEC, que atuam na área de saúde ou correlata a ela, na rede de saúde pública ou privada, ou que atuam em empresas e parque industrial, preferencialmente da região Norte e Nordeste, com o objetivo formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, capazes de utilizar a pesquisa para agregar valor a suas atividades, transferindo conhecimento científico para o mercado, para as empresas, para o setor público e para a sociedade como um todo.

Documentos para inscrição: Para a inscrição para seleção o candidato deverá apresentar à Secretaria de Pós-graduação da UNICHRISTUS os seguintes documentos:

⋅ Ficha de inscrição preenchida;

⋅ Cópia dos documentos de identificação (RG e CPF);

⋅ Cópia do curriculum Lattes (modelo CNPq), com comprovantes;

⋅ Comprovante de quitação com a obrigação eleitoral;

⋅ Comprovante de quitação com o serviço militar;

⋅ Comprovante de recolhimento da taxa estipulada;

⋅ Pré-projeto de pesquisa a ser desenvolvido no decorrer do curso, em formato resumido, com a assinatura do candidato e do provável orientador caso já o tenha, credenciado no Programa;

⋅ Diploma de conclusão de curso de graduação em instituição credenciada pelo MEC.

Etapas e critérios de seleção: A Comissão para seleção de candidatos ao Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde será composta pelo coordenador do curso e por pelo menos 6 (seis) docentes permanentes. Serão considerados os seguintes critérios, para a seleção de alunos: (a) ter graduação concluída e (b) atuar na rede de saúde pública ou privada, na Secretaria de Saúde Municipal ou órgão equivalente em outras esferas da União,  em empresas ou parque industrial.

A seleção será realizada em duas fases. Na primeira, a comissão analisará e pontuará os curriculuns Lattes dos candidatos e os projetos de pesquisa enviados. A segunda fase constará da apresentação dos projetos pelos candidatos e entrevista. Serão analisadas a versão impressa e a apresentação oral do projeto de pesquisa a ser desenvolvido. Cada candidato será entrevistado individualmente, com a presença da comissão de seleção.

Estrutura básica do programa: Serão observados princípios gerais de flexibilidade curricular, a fim de atender à diversidade de tendências e conhecimentos, oferecendo amplas possibilidades de aprimoramento científico. As disciplinas a serem ministradas no Programa serão agrupadas sob forma de aulas expositivas, seminários, discussões em grupo, trabalhos práticos e outros procedimentos didáticos. Cada disciplina constará de horas/aula, correspondendo a 1 (um) crédito para cada 15 horas/aula. A matriz curricular será formada por disciplinas obrigatórias e eletivas. Os alunos deverão cursar todas as disciplinas obrigatórias, e escolher, entre as eletivas, as que forem afins à linha de pesquisa de seu projeto de pesquisa, de forma a cumprir o mínimo de 30 (trinta) créditos em disciplinas.

Processo Seletivo

PROCESSOS EM ANDAMENTO


22/03/2022: RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO.

18/02/2022: PRORROGAÇÃO DO EDITAL 11/2021.

17/11/2021: EDITAL 11/2021 (INSCRIÇÕES PARA O PERÍODO LETIVO DE 2022).

17/11/2021: CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE !!.


PROCESSOS ENCERRADOS


05/11/2021: RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES APÓS RECURSOS.

03/11/2021: RESULTADO DA SELEÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES.

28/10/2021: INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS PARA O CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES.

22/10/2021: CHAMADA DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES.

15/12/2020: EDITAL Nº 14/2020-PG PARA INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA MINIMAMENTE INVASIVA E SIMULAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE (Período Letivo 2021)

23/02/2021: PRORROGAÇÃO DO EDITAL Nº 14/2020-PG PARA INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA MINIMAMENTE INVASIVA E SIMULAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE (Período Letivo 2021)

09/03/2021: RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO – EDITAL Nº 14/2020-PG PARA INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA MINIMAMENTE INVASIVA E SIMULAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE (Período Letivo 2021)


Resumo do Processo de Seleção para Ingresso no Curso:

O ingresso se dá por meio de processo seletivo anual constituído de cinco etapas: Homologação das Inscrições; Prova de Proficiência em Língua Inglesa; Avaliação Curricular; Avaliação da Proposta de Estudo e Avaliação Oral.

Inscrição

A inscrição no processo seletivo de candidatos (as) ao curso de Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde, para o ano letivo de 2021, deverá ser efetuada pelo interessado no endereço eletrônico, e a documentação disposta nos itens 8.1 8.3 entregue pessoalmente ou por procurador devidamente instituído na sede da Unichristus, situada na Rua João Adolfo Gurgel, 133, Secretaria de Alunos – Térreo , Cocó, Fortaleza-CE.

Período: de 18/12/2020 a 23/02/2021

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde, Sede Parque Ecológico da Unichristus, situada na Rua João Adolfo Gurgel, 133, Secretaria de Alunos – Térreo, Cocó, Fortaleza-CE. Telefone: (85) 3265.8100 (ramal 8126) ou 3265-8130. Horário: 8h às 12h e 13h30min às 16h.

inscricao270x80

Documentos

a) Requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado pelo candidato (a), disponível no endereço eletrônico: www.unichristus.edu.br; b) Uma fotografia 3×4 recente; c) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$200,00 (duzentos reais), em boleto impresso, no ato da inscrição; d) Fotocópia autenticada ou simples mediante apresentação dos documentos originais dos seguintes documentos:

  1. Cédula de Identidade (frente e verso);
  2. CPF;
  3. Título de eleitor com comprovação da última votação;
  4. Comprovante de quitação do Serviço Militar para os brasileiros do sexo masculino;
  5. Comprovantes de residência (dos últimos três meses);
  6. Passaporte e visto de permanência para candidatos estrangeiros;
  7. Diploma de graduação cujo curso seja reconhecido pelo MEC, ou comprovante de conclusão do curso de graduação; ou
  8. Diploma de graduação plena em instituição estrangeira, devidamente convalidado por instituição de ensino superior brasileira, reconhecida pelo MEC de acordo com as normas legais.

e) Histórico escolar do curso de graduação emitido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC. f) Currículo Lattes atualizado preenchido na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (www.cnpq.br), encadernado e com cópia dos respectivos comprovantes do lattes dos últimos 5 (cinco) anos. g) Proposta de estudo contendo: título do estudo, nome do candidato, linha de pesquisa, tema a ser desenvolvido no mestrado como estudo dissertativo, justificativa, objetivos a serem atingidos com o estudo, sugestão de um produto de impacto, exequibilidade da proposta. (Formato conforme modelo apresentado no ANEXO A deste Edital). h) Tabela de pontuação preenchida pelo candidato segundo o Formulário de Currículo Padronizado (ANEXO B) deste Edital;

Cronograma do Processo Seletivo

Descrição Data / Horário
Inscrições de 18/12/2020 a 23/02/2021
Entrega da documentação na Secretaria de 18/12/2020 a 23/02/2021
Análise do Curriculum Vitae de 24/02/2021 a 25/02/2021
Prova de Proficiência em Língua Inglesa 02/03/2021
Divulgação dos horários individuais de entrevista / Avaliação Oral 02/03/2021
Entrevista – Avaliação Oral (3º andar) 03/03/2021 e 04/03/2021
Resultado final (site e secretaria de alunos) 08/03/2021
Matrícula dos aprovados (Secretaria de alunos – Térreo) de 10/03/2021 a 18/03/2021
Início do Curso 16/04/2021

 

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

O programa receberá profissionais com curso de graduação nas áreas de (Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Enfermagem, Biomedicina, Bioquímica, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Biologia).

Após a conclusão, o mestrando terá seu diploma validado, comprovado e credenciado pelo MEC, podendo atuar na Área de Saúde e correlata a ela, na rede de Saúde pública ou privada, em empresas e parques industriais, com profissionais qualificados para o mercado de trabalho, capazes de utilizar a pesquisa para agregar valor a suas atividades, transferindo conhecimento científico para as empresas, para o setor público e para a sociedade civil, em especial a área da Saúde e do Ensino.

Projetos de Pesquisa

Aquisição de habilidades técnicas em saúde com base em simulação.

Área de Concentração: SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ÁREA CIRÚRGICA

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE HABILIDADES NA ÁREA DE SAÚDE

Data de Início: 24/04/2015

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Aprimoramento de habilidades técnicas em saúde com base em simulação. Identificação de métodos e critérios de avaliação de habilidades para comparação inter-grupos e intra-grupos após treinamentos específicos. Transposição de metodologias testadas para o ensino de graduação e pós-graduação, com vistas à facilitação do aprendizado.

 

Desenvolvimento de simulador virtual de ventilação mecânica

Área de Concentração: SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ÁREA CIRÚRGICA

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES E APLICATIVOS PARA A ÁREA DA SAÚDE

Data de Início: 24/04/2015

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Desenvolvimento e comercialização do simulador virtual de ventilação mecânica (xlung). Projeto envolvendo pesquisa, desenvolvimento e inovação desenvolvido na Empresa Pulmocenter. Trata-se de uma Plataforma baseada na web e centrada no ensino e treinamento de profissionais e estudantes da área da saúde que lidam diretamente com ventilação mecânica.

 

Desenvolvimento de software para gestão de não conformidades em administração de medicações em ambiente hospitalar.

Área de Concentração: SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ÁREA CIRÚRGICA

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES E APLICATIVOS PARA A ÁREA DA SAÚDE

Data de Início: 02/05/2016

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Planejamento, elaboração, programação e verificação da usabilidade de software para monitorização e análise de não conformidades na dispensação ou na administração de fármacos em ambiente hospitalar, com objetivo de aprimorar a gestão e reduzir estas ocorrências, aumentando a segurança dos pacientes.

 

Estratégias de aprimoramento em técnicas cirúrgicas com base em inovação.

Área de Concentração: SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ÁREA CIRÚRGICA

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO, APERFEIÇOAMENTO E INOVAÇÃO DE SIMULADORES E INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS PARA CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

Data de Início: 24/04/2015

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Elaboração de modelos de simulação e aplicativos para utilização em procedimentos cirúrgicos. Desenvolvimento de softwares e protocolos de padronização de planejamento de intervenções cirúrgicas, visando maior eficiência dos procedimentos, bem como diminuição de custos e de riscos operatórios.

 

Inovação em recursos tecnológicos para cirurgias minimamente invasivas

Área de Concentração: SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ÁREA CIRÚRGICA

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO, APERFEIÇOAMENTO E INOVAÇÃO DE SIMULADORES E INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS PARA CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

Data de Início: 24/04/2015

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Desenvolvimento e aprimoramento de simulador realístico para cirurgias minimamente invasivas. Utilização de recursos tecnológicos como a imagem tridimensional e a robótica para treinamento em procedimentos cirúrgicos. Elaboração de novos instrumentais a serem utilizados em videocirurgia e cirurgia minimamente invasiva, empregando testes de utilização em simulador.

 

Inovação em reparo ósseo.

Área de Concentração: SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ÁREA CIRÚRGICA

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO, APERFEIÇOAMENTO E INOVAÇÃO DE SIMULADORES E INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS PARA CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

Data de Início: 24/04/2015

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Efeito do laser de baixa intensidade no reparo de enxerto ósseo autógeno particulado e análise da viabilidade celular e da neoformação óssea de enxertos autógenos particulados através de motor piezo elétrico. Estudo dos efeitos de ambas as intervenções, laser e motor piezoelétrico, em modelo animal (ratos), com elevado potencial de utilização como inovação em áreas que envolvam reparo ósseo, como odontologia e ortopedia.

 

Inovação em tecnologia para cirurgia geral e digestiva.

Área de Concentração: SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ÁREA CIRÚRGICA

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO, APERFEIÇOAMENTO E INOVAÇÃO DE SIMULADORES E INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS PARA CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

Data de Início: 24/04/2015

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Desenvolvimento de equipamentos ou aplicativos que facilitem a abordagem ou a avaliação de pacientes que necessitem de intervenção cirúrgica hepática, gastro-intestinal ou torácica. Elaboração de instrumentais cirúrgicos inovadores ou de softwares para avaliação global de pacientes cirúrgicos.

 

Inovação em tecnologias utilizadas em cirurgia torácica.

Área de Concentração: SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ÁREA CIRÚRGICA

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO, APERFEIÇOAMENTO E INOVAÇÃO DE SIMULADORES E INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS PARA CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

Data de Início: 24/04/2015

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Desenvolvimento de equipamentos ou aplicativos que facilitem a abordagem ou a avaliação de pacientes que necessitem de intervenção em cirurgia torácica. Elaboração de projetos e desenvolvimento de instrumentais cirúrgicos inovadores e de softwares para avaliação global de pacientes cirúrgicos no contexto da cirurgia cardiovascular e torácica. Teste dos novos instrumentais em modelos animais.

 

Inovação em tecnologias utilizadas em cirurgia vascular.

Área de Concentração: SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ÁREA CIRÚRGICA

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO, APERFEIÇOAMENTO E INOVAÇÃO DE SIMULADORES E INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS PARA CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

Data de Início: 02/05/2016

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Desenvolvimento de equipamentos ou aplicativos que facilitem a abordagem ou a avaliação de pacientes que necessitem de procedimentos em cirurgia vascular. Elaboração de instrumentais cirúrgicos inovadores ou de softwares para avaliação global de pacientes com doenças vasculares. Desenvolvimento de técnicas que aumentem a eficácia e a eficiência de procedimentos em cirurgia vascular.

 

Inovação em tecnologias utilizadas em procedimentos oftalmológicos.

Área de Concentração: SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ÁREA CIRÚRGICA

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO, APERFEIÇOAMENTO E INOVAÇÃO DE SIMULADORES E INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS PARA CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

Data de Início: 02/05/2016

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Desenvolvimento de equipamentos ou aplicativos que facilitem a abordagem ou a avaliação de pacientes que necessitem de procedimentos oftalmológicos. Elaboração de instrumentais cirúrgicos inovadores ou de softwares para avaliação global de pacientes com doenças oftalmológicas. Desenvolvimento de técnicas que aumentem a eficácia e a eficiência de procedimentos oftalmológicos.

 

Integração entre simulação realística e virtual na aquisição de competências nas profissões da área de saúde.

Área de Concentração: SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ÁREA CIRÚRGICA

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES E APLICATIVOS PARA A ÁREA DA SAÚDE

Data de Início: 24/04/2015

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Desenvolvimento de estratégias de treinamento de profissionais da área de saúde com base em elementos de simulação virtual associados a ambientes realísticos. Elaboração de softwares aplicáveis em ambientes reais de hospitais e clínicas com finalidade de treinamento. Avaliação da usabilidade de ferramentas didáticas baseadas em simulação. Desenvolvimento de metodologias ativas com elementos de aprendizagem baseada em jogos (Game Based Learning).

 

Uso de um simulador virtual para ensino da ventilação mecânica

Área de Concentração: SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ÁREA CIRÚRGICA

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE HABILIDADES NA ÁREA DE SAÚDE

Data de Início: 01/01/2017

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Pesquisa que visa analisar o efeito do ensino aprendizagem através do uso de uma plataforma online, para ensino da ventilação mecânica com base em simulação virtual na web, comparado ao ensino tradicional (aulas expositivas). Espera-se que o uso de ferramentas inovadoras possibilite aos alunos e profissionais aprender, desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades na área. Linha de atuação científico-tecnológica: Desenvolvimento de metodologias de simulação no ensino de habilidades na área de saúde.

 

Utilização de terapias minimamente invasivas com fins antimicrobianos.

Área de Concentração: SIMULAÇÃO NO ENSINO DA ÁREA CIRÚRGICA

Natureza do Projeto: PESQUISA

Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO, APERFEIÇOAMENTO E INOVAÇÃO DE SIMULADORES E INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS PARA CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

Data de Início: 24/04/2015

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Descrição: Elaboração de protocolos para emprego de tecnologias inovadoras como a terapia fotodinâmica com uso de nanopartículas de prata associada a eritrosina em biofilmes, com fins de aplicação em terapia antimicrobiana em odontologia. Realização de testes in vitro das técnicas propostas. Avaliação da aplicação prática das novas tecnologias de modo translacional.

Infraestrutura

Laboratórios

As instalações do Centro Universitário Christus (Unichristus), especificamente aquelas utilizadas pelo Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde, atendem as atividades que envolvem o curso. A infraestrutura com equipamentos, material permanente e de consumo e serviços possibilitam o pleno desenvolvimento das atividades previstas na proposta e a adequada convivência acadêmica de alunos, professores e pessoal técnico administrativo.

O Campus Parque Ecológico do Centro Universitário Christus (Unichristus), situado à Rua João Adolfo Gurgel, 133, Cocó, CEP 60.190-060, está localizado em uma área nobre na cidade de Fortaleza, em um terreno com 12.890,71 m². É composto de 4 blocos: Bloco A: Administração; Bloco B: Anatomia, Biotério, Laboratório de habilidades II e Unidade didática; Bloco C: Laboratórios multidisciplinares, Laboratório de habilidades I e Clínica Escola de Medicina e Fisioterapia; e Bloco D: Auditório para 350 pessoas, biblioteca em dois andares, Núcleo de comunicação, Núcleo de habilidades e atitudes, onde os alunos da saúde aprendem o comportamento clínico, desde a anamnese até os procedimentos interventivos com atores e cenários de casos.

Neste núcleo existem várias salas de simulação, com bonecos e simuladores computadorizados. Nele estão presentes uma sala para treinamento de procedimentos de urgência e emergência, uma UTI e uma área de técnica operatória.

Dentre as várias instalações desse Campus, destacam-se os seguintes laboratórios utilizados pelos Mestrandos:

  1. Laboratório de Anatomia Humana – destinado ao estudo da anatomia humana. Área (m2): 426,11.
  2. Laboratório de Cito-Histo-Embriologia e Patologia – Área (m2): 115,98.
  3. Laboratório de Microbiologia, Imunologia, Parasitologia – Área (m2): 90,94.
  4. Laboratório de Bioquímica/Farmacologia – Área (m2): 90,94.
  5. Laboratório de Fisiologia e Biofísica – Área (m2): 90,94.
  6. Laboratório de Técnicas Cirúrgicas e Cirurgia Experimental – Área (m2): 90,94.
  7. Laboratório Morfofuncional – Área (m2): 142,98.
  8. Laboratório de Técnicas Cirúrgicas em Videolaparoscopia (Laboratório de Habilidades Cirúrgicas) Área: 82,45m2. Este laboratório tem capacidade para 15 alunos e é específico para as atividades do MP. Tem como finalidade dar aos alunos a oportunidade de desenvolver inovações, aperfeiçoar suas habilidades e gerar novos conhecimentos científico-tecnológicos sobre os procedimentos, equipamentos e instrumentos necessários para a realização de cirurgias por videolaparoscopia e técnicas minimamente invasivas. Materiais e equipamentos/quantidades: Simuladores de cavidade abdominal (endosuture trainer box) para videocirurgia -3unidades; Televisores 20 – 5 unidades.; Bandeja para sutura 3un.; Kits de laparoscopia- 3un.; Cada kit contém: tesoura de laparoscopia, pinça de Maryland laparoscópica, pinça de apreensão (endoclinch), porta agulha laparoscópica, contra porta agulha laparoscópica.; Foco de luz 1un.; Mesa para cirurgia 1un.; Carrinho para curativo- 1un.; Mesa de Mayo em inox- 1un.; Cuba redonda- 10un.; Cuba rim- 9un.; Kit de pressão invasiva- 1un.; Laringoscópio- 3un.; Máscara com reservatório- 3un.; Máscara de venturi- 3un.; Máscara nasal- 2un.; Máscara para Inalação- 1un.; Máscara Performax grande- 1un.; Máscara RCP Poket 2un.; Máscara RCP Poket- 1un.; Óculos de segurança- 3un.; Sonda nasogástrica- 2un.; Suporte para soro- 3un. Laboratório de Informática em Saúde – Área: m2 144,78.
  9. Laboratório de Informática em Saúde – Área: m2 144,78.
  10. Laboratórios de Habilidades I e II – Área: m2 144,78.
  11. Clínica Escola de Medicina – Consultórios – 10.

Considerando a necessidade de propiciar um ambiente seguro, a Unichristus possui como política institucional o planejamento e desenvolvimento de ações direcionadas a manutenção da segurança aos colaboradores em toda a sua infraestrutura. Ao longo do ano, são desenvolvidos cursos, capacitações, eventos e outros com a finalidade de divulgar e habilitar seus funcionários, docentes e discentes quanto aos procedimentos adequados de prevenção. Concomitantemente, equipes responsáveis pela segurança atuam para eliminar condições inseguras do ambiente e implementar práticas preventivas. Os laboratórios possuem equipamentos de proteção coletiva (EPC) como capela de exaustão para práticas com produtos voláteis e tóxicos, lava-olhos, extintor de incêndio, chuveiros de emergência, boa iluminação e ventilação. Equipamentos de proteção coletiva. Ministério do trabalho e Emprego. Portaria Nº485, 11/11/2005 NR-32.3.7.1.3 (Segurança e Saúde no Trabalho). Atendem também aos princípios de limpeza e higienização. Todos os ambientes funcionam com a observância da legislação vigente. Assim, esses laboratórios apresentam espaço físico adequado para o número de estudantes, boa acústica, iluminação e ventilação adequadas, climatizados, com mobiliário ergonômico. Os laboratórios contam com sistema de segurança acoplado: chuveiro de emergência e lava-olhos, padronizada pela NR-90, portaria 3214 do Ministério do Trabalho. O uso destes espaços conta sempre com rigor da biossegurança de práticas em laboratório.

Além dos laboratórios descritos acima, já existentes no início de 2016, durante o ano de 2016 foram construídos ou reformados os seguintes novos laboratórios na Unichristus:

  • Laboratório de Patologia equipado com histotécnico, micrótomo, banho histológico e central de inclusão.
  • Laboratório de Biomateriais com máquina de ensaio universal (EMIC).
  • Laboratório de Análises Clínicas equipado para hematologia, bioquímica, microbiologia, parasitologia e uranálise.
  • Ampliação do biotério com 4 salas para comportamento animal, 2 salas de cirurgia e sala de quarentena.
  • Ginásio de pediatria

Além disto, foi ampliado o laboratório de comunicação, com 10 novos consultórios simulados.

Toda esta estrutura fica à disposição e é utilizada nos projetos de pesquisa realizados no âmbito do TEMIS.

Recursos de Informática

Há disponibilidade de rede de internet sem fio, de alta velocidade, em todo o campus Parque Ecológico da Unichristus, sede onde funciona o TEMIS, para todos os alunos e professores do curso. Há ainda laboratório de informática abrigado na biblioteca central com computadores com acesso à internet, disponíveis para o uso dos mestrandos em seus trabalhos de pesquisa.

Todas as salas de aulas da Unichristus são equipadas com projetor, computador e com acesso à internet, além de equipamentos de sonorização.

A Unichristus possui, em suas instalações no Campus Parque Ecológico, dois laboratórios de informática, com 36 computadores em um laboratório e 42 computadores no outro laboratório, com configuração adequada às atividades de ensino e pesquisa (Processador Dual Core, 2 Gb de Memória RAM, HD = 320 Gb e 500 Gb).

A Unichristus conta com curso de graduação em Sistemas de Informação, avaliado com conceito 5 pelo MEC (nota máxima). A existência deste curso, da estrutura associada e a integração com os profissionais envolvidos colaboram com o Programa proporcionando o suporte necessário em recursos de informática para o seu adequado funcionamento.

Em 2016, foi desenvolvido e instalado o Laboratório de Inovação Tecnológica (LIT), que pesquisa os temas: Mobile Medical Education, Mobile Learning, Mobile Health, Internet od Things (IoT) for Health e aplicações da impressora 3D na área da saúde. Este laboratório, coordenado pelo Prof. Dr. Edgar Marçal, conta com impressora 3D, microssensores e microcontroladores, contando com o trabalho de programadores, cientistas da computação na área da saúde e designers de animação e modelagem 3D. Este laboratório está envolvido diretamente em diversos trabalhos de pesquisa e inovação de mestrandos do TEMIS.

Biblioteca

Como órgão suplementar, a Biblioteca está vinculada à Diretoria Geral do Centro Universitário Christus (Unichristus), mantendo relacionamento sistêmico com os demais setores, e constituindo-se em ferramenta de apoio às atividades fins de ensino, pesquisa e extensão da Instituição. A Biblioteca do Campus Parque Ecológico possui um acervo total de aproximadamente 15.838 exemplares de Livro, além de grande quantidade de Fitas de vídeo, DVDs, CDs, Periódicos e Trabalhos monográficos. Em sendo responsável pela prestação de serviços de informação à comunidade acadêmica, possui um aparato tecnológico sempre em evolução objetivando o acesso e a recuperação da informação em tempo hábil.

A Biblioteca, específica para os cursos da área de saúde oferecidos pela Unichristus, está localizada nos andares 4 e 5 da sede Parque Ecológico. Acessível aos alunos, professores e funcionários da Unichristus, tem uma área total de 1.493,35 m². A quantidade de volumes e exemplares de livros, no acervo da Biblioteca, apresenta livros atualizados e expandidos, que atendem os programas das disciplinas dos programas de pós-graduação stricto sensu.

Na composição do acervo, que guarda coerência com o projeto do TEMIS, pois é seu suporte bibliográfico, imprescindível à atividade acadêmica de aquisição de conhecimentos, destacam-se: Livros 1.857 (Volumes: 15.883) Periódicos Nacionais 107; Periódicos Estrangeiros 40; CD-ROMs 23; Fitas de vídeo 95; DVDs 60; Periódicos Online 92; Analíticos de Periódicos 155.908.

No website da Unichristus é possível ter acesso a periódicos com texto completo, de acordo com a seguinte lista: Acta Biológica Paranaense, Acta Cirúrgica Brasileira, Acta Fisiátrica, Acta Scientiarum, Biological Sciences, Anais Brasileiros de Dermatologia, Anais da Academia Brasileira de Ciências, Annual Review of Biomedical Sciences, Applied Cancer Research, Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, Arquivos de Neuro-psiquiatria, Archives of Oral Research (Revista de Clínica e Pesquisa Odontológica), Brazilian Journal of Biology, Brazilian Journal of Infectious Diseases, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Brazilian Journal of Microbiology, Brazilian Journal of Otorhinolaringology, Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, Cadernos de Saúde Pública, Epidemiologia e Serviços de Saúde, Espaço para a Saúde Família, Saúde e Desenvolvimento, Genetics and Molecular Biology, International Archives of Otorhinolaryngology, Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, Jornal de Pediatria, Journal of Health & Biological Sciences – JHBS, Journal of the Brazilian Society of Ecotoxicology – JBSE, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Mudanças Psicologia da Saúde, Pediatria Moderna, Pediatria (São Paulo), Pesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio ambiente, Revista Baiana de Saúde Pública, Revista Bioética, Revista Brasileira de Anestesiologia, Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Revista Brasileira de Cancerologia, Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Revista Brasileira de Ciências da Saúde, Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, Revista Brasileira de Clínica e Terapêutica, Revista Brasileira de Educação Médica, Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia RBGO, Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Revista Brasileira de Mastologia, Revista Brasileira de Medicina, Revista Brasileira de Medicina de Família e Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Revista Brasileira de Oftalmologia, Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Revista Brasileira de Psicanálise, Revista Brasileira de Psiquiatria, Revista Brasileira de Reumatologia, Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Revista Científica UNOPAR de Ciências Biológicas e da Saúde, Revista da Associação Médica Brasileira, Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Revista de Biologia Neotropical, Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, Revista de Ciências Médicas e Biológicas, Revista de Criminologia e Ciências Penitenciárias, Revista de Nutrição / Brazilian Journal of Nutrition, Revista de Patologia Tropical, Revista de Psiquiatria Clínica, Revista de Saúde Pública (USP), Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e Revista Eletrônica de Farmácia.

Outros periódicos que servem como base para o curso Mestrado Profissional TEMIS são: Revista Brasileira De Enfermagem. ISSN 0034-7167. Acta Cirúrgica Brasileira. São Paulo. Bimestral. ISSN 0102-8650. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. ISSN 0100-6991. American Journal of Medical Quality. ISSN 1062-8606. Revista da Associação Médica Brasileira. ISSN 0104-4230. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia ISSN 0100-7203. Revista da Imagem. ISSN 0100-9699. Surgical and Radiologic Anatomy. ISSN 0930-1038. Journal of Applied Biomechanics – JAB. ISSN 1065-8483. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy. ISSN 0190-6011. Revista Brasileira de Biomecânica: ISSN 1518-8191. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. ISSN 0101-3289. Revista Brasileira de Anestesiologia. ISSN 0034-7094. Surgical Oncology. ISSN 0960-7404.

Atualmente a Unichristus possui assinatura das seguintes bases de dados: Proquest, Nursing &Allied Health Source, Medical Evidence Matters, UpToDate e disponibiliza o acesso das demais listadas abaixo: Proquest; Nursing & Allied Health Source Medical Evidence Matters UpToDate; SciELO; LILACS; ADOLEC – Saúde na Adolescência; ADSAUDE – Administração de Serviços de Saúde (incorporada à LILACS); BBO, entre outras. Em 2016 foi feita assinatura da base de dados da ELSEVIER.

Fale Conosco


    certificação

    Mestrado profissional

    duração

    4 semestres



    Inscreva-se

    Últimas Notícias

    Matriz Curricular
    Corpo Acadêmico
    Produção Acadêmica
    Acesso Rápido

    Matriz Curricular

    CATEGORIA DISCIPLINA CH
    Obrigatória Método Científico 60h
    Obrigatória Bioética 30h
    Obrigatória Análise Crítica dos Trabalhos Científicos 90h
    Obrigatória Epidemologia Geral 60h
    Obrigatória Bioestatística 60h
    Optativa Informática e Simulação Virtual 30h
    Optativa Informática em Ciência e Tecnologia 45h
    Optativa Métodos de Investigação em Pesquisa Clínica e Laboratorial 75h
    Optativa Bioengenharia Aplicada a Simuladores 30h
    Optativa Inovação Tecnológica 45h
    Optativa Patentes, Normas e Legislação 30h
    Optativa Instrumentação e Manejo em Simuladores 45h
    Optativa Inovação de modelos de Treinamento em Simuladores 30h
    Optativa Aquisição de Imagens em Simuladores 30h
    Optativa Modelos de Ensinos em Simuladores, Videoendoscopia e Robótica 30h

    Corpo Acadêmico

    Internacionalização

    Cooperação Nacional

    A Unichristus possui convênios com a Secretaria do Estado da Saúde do Ceará e com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o que tem possibilitado a integração plena com o SUS. Por meio desses acordos, o Mestrado Profissional tem foco no desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e estratégicas em relação a técnicas, procedimentos e processos que contribuam com a sociedade, auxiliando na tomada de decisão e no uso de produtos científicos tecnológicos que tenham uma avaliação positiva em relação ao seu impacto na economia, aspecto social, ético e ambiental.

    A Unichristus tem convênio com o HGCC Hospital Geral Dr Cesar Cals. O Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira, criado há mais 80 anos, dedica-se ao ensino e assistência à saúde, sendo a unidade mais antiga da rede estadual de saúde. O HGCC é um hospital terciário de alta complexidade e de ensino, reconhecido pelo MEC/MS, de referência no Ceará, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia. O HGCC executa procedimentos videocirúrgicos de elevada complexidade em várias áreas de atuação (cirurgia digestiva, torácica, ginecológica, urológica e bariátrica). As cirurgias laparoscópicas, entre outras, serão otimizadas por meio deste convênio com o curso de Mestrado, contribuindo para o desenvolvimento de protocolos e tecnologia para as atividades do hospital. O Hospital César Cals possui um Laboratório de Habilidades Cirúrgicas, um ambiente de ensino, pesquisa e extensão na educação continuada que se encontra equipado com simuladores de cavidade abdominal, para desenvolvimento de habilidades videolaparoscópicas específicas e focadas nas linhas de pesquisa do TEMIS.

    Destaca-se ainda o convênio com o Centro Medico Cirúrgico de Atendimento ao Obeso do Ceará Ltda. (Núcleo do Obeso do Ceará), que é um centro de referência no tratamento cirúrgico da obesidade e síndrome metabólica, com equipe interdisciplinar capacitada e titulada junto a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica de Metabólica (SBCBM), para treinamento e assistência técnica na área da saúde. Com mais de 3.000 (três mil) procedimentos bariátricos e outros procedimentos complexos do aparelho digestivo através da via de acesso videolaparoscópico, o Mestrado Profissional TEMIS contribuirá na formação dos novos profissionais que atuarão nesse Centro para o desenvolvimento de protocolos, processos e produtos científico tecnológicos. Por outro lado, a experiência acumulada no Núcleo do Obeso serve às disciplinas ministradas no curso e ao apoio à execução de diversos projetos de pesquisa.

    Registra-se ainda um convênio com  Regis Luiz Sabia de Moura ME CNPJ 17978927/0001-01, Rua Manoel Carolino, 75 Itaitinga CE, CEP 61880-000, empresa responsável pelo desenvolvimento e fabricação de simuladores de cavidade abdominal e materiais videolaparoscópico e que está integrada aos projetos científico tecnológicos desenvolvidos nesse Mestrado, com foco em patentes, com potencial de desenvolver simuladores projetados pelos docentes e discentes do TEMIS.

    A Unichristus firmou um importante convênio de cooperação com a empresa BHIOSUPPLY. A empresa investe no processo de ensino-aprendizagem deste Mestrado, através da doação de equipamentos que possam melhorar o aprendizado dos alunos. A demanda por instrumentais de videocirurgia convergiu naturalmente para a visão estratégica da empresa, consolidando a dedicação no desenvolvimento e inovação deste setor específico. Seus produtos obedecem aos mais exigentes padrões de qualidade e são certificados pela    Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). São mais de 6.500 registros de dispositivos médicos catalogados.

    O convênio firmado com a empresa XLUNG PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE LTDA, com sede em Fortaleza, Ceará, que tem como atividade o desenvolvimento de simuladores de ventilação e respiração mecânica, bem como a elaboração de protocolos de ensino com base nestes simuladores, proporcionará uma parceria científica e de suporte técnico entre a empresa e o Programa. Destaca-se que o desenvolvimento de simuladores pela Xlung já se faz constar do objeto de dois projetos de mestrandos da primeira turma do TEMIS.

    Além dos convênios com as instituições já citadas, cabe destacar a integração com Sociedades de especialidades na área da Saúde. Assim, destaca-se que a Sociedade Cearense de Neurologia e Neurocirurgia (SOCENNE), que tem como diretor o Professor do TEMIS Dr. Carlos Eduardo Barros Jucá, além de apoiar cientificamente as iniciativas do Mestrado, realiza dentro da Unichristus suas reuniões periódicas para discussão de temas científicos, com participação voluntária de alunos e professores do Mestrado, além de alunos de graduação. A integração com a Cooperativa de Trabalho dos Cirurgiões Gerais do Ceará (COOCIRURGE), entidade que congrega a maior parte dos cirurgiões do Estado e presidida pelo professor do Programa, Dr. Gleydson César de Oliveira Borges, é fonte de alunos de mestrado para o TEMIS e colabora com as atividades do programa por meio da experiência de seus profissionais. Como contrapartida, as inovações e avanços na área de tecnologia minimamente invasiva e simulação serão utilizadas pelos profissionais da COOCIRURGE tanto em atividades de treinamento quanto na prática de suas rotinas profissionais.

    Cooperação Internacional

    A Unichristus possui um convênio de cooperação e intercâmbio com a Universidade do Porto que estabelece um programa de mobilidade entre alunos da graduação e docentes, extensivo ao quadro de docentes e discentes da pós-graduação. Para o TEMIS esse convênio poderá possibilitará integração em pesquisas científico tecnológicas com a Universidade do Porto na área de tecnologias minimamente invasivas e inovação.

    O convênio de intercâmbio realizado com a Faculdade de Medicina da Universidade de Sherbrooke no Canadá, desde o ano de 2007, em que são realizadas visitas de docentes para treinamento de tutores, conferências e, principalmente, para troca de experiências em relação ao modelo pedagógico dos cursos de medicina, trouxe inúmeros benefícios para a Unichristus. Em 2010, os professores Eve-Reine Gagné e Eric Deland visitaram as instalações atualmente utilizadas no programa do Mestrado, como o Núcleo de Videocirurgia Experimental, o biotério e os laboratórios, e participaram de uma reunião sobre o projeto pedagógico do curso.

    A Unichristus também possui intercâmbio com a Universidade de Amiens (França). Em 2015, de 1º a 6 de setembro, a Unichristus recebeu a visita dos Professores Gabriel Choukroun e Jean-Pierre Marolleau, da Universidade de Amiens (França), para proferir palestra sobre “Ensino de Medicina na França”, além de reuniões com discentes. Cabe destacar os convênios da Unichristus já existentes com a Universidade Nova Lisboa (Portugal) e Universidade de Miami, que possibilitarão desenvolver base para iniciativas de internacionalização do Programa.

    Foi ainda criado em 2016 uma Coordenação de Mobilidade e Assuntos Internacionais, sob a coordenação de Jan Krimphove, com o objetivo de estimular intercâmbios e parcerias com instituições de ensino e pesquisa no exterior.

     

    Autoavaliação

    O programa manteve e consolidou em 2019 os seus pontos fortes: apoio institucional, infraestrutura, corpo docente, multidisciplinaridade e foco na inovação e impacto prático dos trabalhos dos mestrandos. Apoio institucional: Um dos principais pontos fortes do programa é o apoio institucional. De fato, a evolução e a consolidação do TEMIS, que entrou em seu quinto ano de atividades no ano de 2019, são prioridades da Unichristus, expressas de maneira clara por seu corpo diretivo e pela Reitoria. Aspectos da gestão do programa são tratados diretamente entre a coordenação, a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e a Reitoria, de modo a conferir agilidade e resolutividade às demandas da gestão, do corpo docente e dos alunos, seja do ponto de vista organizacional ou material. Infraestrutura: O programa de Mestrado Profissional beneficia-se de toda a estrutura do curso de Medicina, que foi avaliada com conceito máximo pelo MEC. Além de todas as facilidades advindas desta estrutura já existente, há ainda ambientes e laboratórios de uso específico do Programa, como o complexo administrativo de secretaria e coordenação e o laboratório de vídeo-cirurgia. Há ainda ambientes específicos para o núcleo de apoio à pesquisa e para o apoio estatístico, à disposição dos mestrandos. Nota-se, portanto, que esta estrutura não se restringe ao aspecto físico, mas é aproveitada ao máximo com recursos humanos direcionados ao adequado desenvolvimento dos projetos por parte dos alunos. Corpo docente: Os docentes são profissionais em sua totalidade com vínculo e identificação consolidadas com a instituição, com participação também na graduação e, simultaneamente, reconhecidos como profissionais líderes em suas áreas de atuação, sendo referências e tendo inserção de destaque no mercado de trabalho da região. O corpo docente foi mantido, com alterações mínimas, de 2018 para 2019, demonstrando estabilidade e maturidade do programa. Multidisciplinaridade: Percebe-se ambiente de multidisciplinaridade em que convivem diferentes especialidades médicas e diversas áreas da saúde. Este cenário enriquece o programa com a possibilidade de diversificação dos pontos de vista e das trocas de experiência, e estimula a atração de ainda mais áreas da saúde nos próximos processos seletivos. Foco na inovação: Desde a primeira turma, os projetos privilegiam a inovação nos vários campos de atividade profissional e de estudo. Nesse contexto, destacam-se a elaboração de softwares, instrumentais e protocolos originais e inéditos que visam a responder a problemas e demandas objetivas encontradas no seio do mercado e na rotina dos profissionais envolvidos. Estas inovações já estão sendo objeto de publicações e pedidos de registro no INPI, contando com o apoio do núcleo de inovação tecnológica (NIT). Impacto prático dos trabalhos dos mestrandos: todos os trabalhos concluídos até o momento geraram produtos ou inovações com impacto prático objetivo no meio profissional dos mestrandos. Reflexo disto são os pedidos de registro de aplicativos no INPI, bem como os programas de treinamento em habilidades cirúrgicas desenvolvidos.