Curso de Ciências Contábeis premeia o melhor Trabalho de Conclusão de Curso

Postado em 04/06/2019

Com o objetivo de sempre aproximar a academia do mercado e agregar valor para a vida profissional dos seus alunos, o Curso de Ciências Contábeis da Unichristus promove suas pesquisas que envolvem projetos de iniciação científica, grupos de estudos, monitoria e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltados tanto para a realidade empresarial quanto acadêmica.

Como resultado de muita dedicação e competência, o TCC da aluna Fernanda Luana Pereira de Mesquita, sob orientação da professora Mestra Lorena Costa de Oliveira Mello, foi contemplado como o 3º melhor trabalho acadêmico do Brasil na 8ª Edição do Prêmio Transparência Universitário 2018 promovido pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil que reconhece as melhores pesquisas nas áreas de Contabilidade e Auditoria Independente no Brasil. O trabalho se intitulava como o “Impacto do Novo Relatório dos Auditores Independentes nos honorários dos auditores do Brasil”, que teve como objetivo analisar o impacto da adoção do novo relatório de auditoria tendo como variável dependente os Honorários de Auditoria e as variáveis independentes: tamanho da empresa, tipo de relatório de auditoria e setor econômico.

A professora orientadora, Lorena Costa, relatou os fatores críticos que levaram a pesquisa à conquista do prêmio: “O primeiro fator foi a temática escolhida, que tem como característica o ineditismo, a relevância para a academia e que o mercado compreende como uma questão crítica voltada para os acionistas, os auditores e todos aqueles que se interessam pelo tema. Além disso, outros pontos foram a quantidade de empresas utilizadas na pesquisa, que foi de 100 empresas, a estatística utilizada para compreender o impacto do Novo Relatório dos Auditores Independentes nos honorários dos auditores do Brasil e, por fim, a dedicação e o comprometimento da aluna em todas as etapas da pesquisa”.

Para a aluna Fernanda Luana, a experiência do TCC aconteceu dessa forma: “No início, eu ficava achando que não era capaz ,mas, depois dessa pesquisa, pude perceber que estou preparada para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, pois, com dedicação e esforço, é possível conseguir o que eu almejar com mais autoconfiança”.

O resultado da pesquisa constatou que, no ano do período analisado, a adoção do novo relatório de auditoria não influenciou significativamente os honorários dos auditores independentes no Brasil. Constatou-se, ainda, que as demais variáveis, como tamanho da empresa, tipo de firma, tipo de relatório de auditoria e setor econômico, demonstraram ter uma relação estatisticamente significante com a variável dependente, os honorários de auditorias. Por fim, a variável comitê de auditoria não apresentou relação significante com os honorários de auditoria.

Dessa forma, ressalta-se que os trabalhos de pesquisa do Curso de Ciências Contábeis estão voltados para contribuir com toda a sociedade. Então, venha visitar a Biblioteca do nosso Campus do Dionísio Torres e conhecer mais dos nossos trabalhos.