Alunos do Curso de Engenharia Civil da Unichristus visitaram a execução das fundações do Edifício Villa Gaudí no Parque Del Sol.

Postado em 23/10/2018

Os alunos do Curso de Engenharia Civil puderam acompanhar, por meio de uma visita técnica, a execução das fundações do Edifício Villa Gaudí, no Parque Del Sol. Na ocasião, foram abordados temas discutidos na disciplina de Fundações e Contenções de Edifício, fazendo o uso dos conhecimentos adquiridos em Mecânica dos Solos 1 e 2. A visita Técnica foi extremamente interessante, pois os alunos vivenciaram a execução de fundações em solução tipo Hélice Contínua. Previamente houve uma abordagem proveitosa sobre a análise dos parâmetros que culminaram com a solução adotada. Dessa forma, também foi possível ver o sistema de rebaixamento do lençol freático da obra. Durante a execução, os alunos perceberam os problemas recorrentes em obra: a máquina de hélice contínua quebrou e não foi possível terminar a estaca. Com isso, todo o concreto foi devolvido. Essa decisão foi acompanhada pelos alunos, que puderam ver a atuação dos engenheiros no sentido de resolver questões do dia a dia de uma obra. A visita foi acompanhada pela Profa. Ivelise Strozberg.