A escolha de uma boa formação

Postado em 24/02/2022

Escolher a profissão e iniciar os estudos em uma Instituição de Ensino Superior (IES) é o caminho da maioria dos estudantes que concluem o ensino médio. Ofuscados, talvez por causa da ansiedade de visar ao curso e não à instituição, muitos iniciam seus estudos, acreditando estarem sendo preparados para, futuramente, exercerem a profissão com competência e segurança.

Contudo, por falta de experiência, devido à pouca idade e à baixa compreensão das exigências profissionais da carreira pretendida, vários estudantes pautam a decisão pela conveniência financeira ou por acreditar que, ao ser autorizada pelo MEC, qualquer IES assumirá o papel de bem formar o estudante para uma carreira exemplar. 

Com efeito, esta deveria ser a lógica do modelo educacional de ensino superior proposto pelo MEC. Infelizmente, isso não acontece. Cada instituição tem autonomia acadêmica para atuar pedagogicamente, de acordo com suas propostas educacionais e condições estruturais para conceber a formação do estudante. Preocupar-se com a aprendizagem efetiva do início ao fim do curso se torna um diferencial…

Leia o artigo completo do educador Estevão Rocha no OPOVO+