Destaques no Dia do Engenheiro Civil – 25/10/2023

Postado em 10/10/2023

No último 25 de outubro, alunos e professores do curso de Engenharia Civil participaram ativamente do Dia do Engenheiro Civil, um evento dedicado a reconhecer e celebrar a impactante contribuição dos engenheiros civis para a sociedade.

A programação começou com a Palestra “Me formei, e agora?! Trilha Sinduscon Jovem”, que contou com a presença de renomados profissionais do setor, incluindo Mário Henrique, Sócio Diretor na Correta Engenharia e Presidente do Sinduscon Jovem, Claudia Vidal, Gerente de Projetos na Moksa Engenharia, e Catarina Accioly Ary, Supervisora Geral de obras na Proteção Engenharia.

O Workshop “Como resolver problemas de Engenharia Civil?” ministrado pelo Prof. Nelson Quesado proporcionou aos participantes uma abordagem prática para enfrentar desafios comuns na profissão, estimulando o pensamento analítico e a importância do método científico na prática profissional.

A sessão de Apresentação de Trabalhos Científicos destacou pesquisas relevantes dos e alunos professores curso, como a avaliação da capacidade de carga de estacas do tipo raiz, o uso de simulação na linguagem Python para análise de movimento balístico, além de estudos sobre a produção técnica de aglomerantes e a avaliação da atividade pozolânica das cinzas do resíduo da indústria do café.

Encerrando o dia, a Palestra “Inovação na construção civil: Painel monolítico” com John Herbert Ferreira da Silva, engenheiro civil egresso do curso, proporcionou insights sobre as últimas tendências e inovações na indústria da construção civil.

O Dia do Engenheiro Civil foi mais do que uma celebração; foi um catalisador para o avanço contínuo da engenharia civil e a promoção da excelência na área. A participação ativa dos alunos e professores destaca o comprometimento da instituição em proporcionar experiências educacionais enriquecedoras, preparando os futuros engenheiros civis para os desafios dinâmicos do mercado.