Professor Yuri Borges Morais assume como imortal uma cadeira na Academia Brasileira de Ciências Radiológicas

Postado em 06/12/2023

O Radiologista Yuri Borges Morais, Professor e Pesquisador do Centro Universitário Christus (Unichristus), tomou posse em caráter vitalício na Academia Brasileira de Ciências Radiológicas (ABCR) como membro titular imortal ocupante da cadeira de n° 49, que tem como patrono o físico britânico Joseph John Thomson, professor da Universidade de Cambridge e vencedor do Nobel de Física, sendo essa, a maior honraria na área da Radiologia do país.

A escolha do membro vitalício pela ABCR ocorreu de forma criteriosa para integrar o rol dos imortais em reconhecimento a sua excepcional experiência profissional, por seus prêmios, títulos, produção e formação acadêmica, além do grau de idoneidade, ética e moral. O título não só reconhece a contribuição marcante para a área, como também reforça a importância do compromisso educacional na evolução da Radiologia no Brasil.

O cientista Yuri Borges é um dos dois membros imortais escolhidos para representar o Ceará em nível nacional na ABCR. É o membro imortal mais novo dentre os demais, com apenas 28 anos de idade. É graduado em Radiologia, possui especialização, mestrado e doutorado em ciências fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), além de orientar as ligas acadêmicas do curso de medicina da Unichristus: Liga Acadêmica de Anatomia Clínica (LAAC), Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (LARDI) e Liga de Angiologia e Cirurgia Vascular (LACIV), juntamente com grandes nomes da medicina: Dr. Grijalva Otávio Ferreira da Costa, Dr. Randal Pompeu Ponte e Dr. Marcos Antônio Alves.

A homenagem e diplomação aconteceu em Brasília, Distrito Federal, no sábado 18 de novembro de 2023. A ABCR é um órgão que atua exclusivamente como sociedade científica honorífica, com o objetivo de promover, divulgar e valorizar atividades que contribuam para o desenvolvimento e estímulo aos conhecimentos filosóficos, científicos e tecnológicos da Radiologia.

A academia é composta principalmente por mestres e doutores com currículos de alta expressão, dotados de excepcional experiência profissional com relevância regional ou nacional, e autores de materiais acadêmico-científicos de notório reconhecimento da classe.